3 motivos que indicam a aprovação da ETF do Bitcoin no próximo mês

3 motivos que indicam a aprovação da ETF do Bitcoin no próximo mês

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

O Bitcoin evoluiu bastante desde a última ETF proposta pelos irmão Winklevoss foi rejeitada em março do ano passado. Mas agora veremos as três maiores razões pelas quais a SEC pode dar um sinal verde no próximo mês.

Na ultima segunda-feira dia 09, nós informamos que a CBOE ( Chicago Board Options Exchange) entrou com uma proposta de alteração de regra para listar e negociar ações da Bitcoin ETF.

O documento foi publicado em 26 de junho e a página 51 diz:

No prazo de 45 dias a contar da data de publicação do presente documento no Federal Register ou dentro de um prazo mais longo (i), a Comissão pode designar até 90 dias de tal data se julgar apropriado esse período mais longo e publicar as razões do mesmo. encontrar […]

Em outras palavras, a possível data para a decisão da SEC é sexta-feira, 10 de agosto, mas pode haver uma prorrogação de 45 dias. Isso quer dizer que o prazo final para uma definitiva da SEC é até 24 de setembro.

Nomes conhecidos no mercado financeiro estão se mostrando favoráveis a uma ETF Bitcoin. Por exemplo, o presidente da LogicBox, Inc. Jeremy T. Goemaat disse:

Eu apóio fortemente a listagem e negociação de ações das Bitcoin SolidX… Este fundo busca atingir investidores de alto patrimônio, então não vejo risco para investidores de varejo. Pelo contrário, eu acho que uma ETF apoiado por bitcoins reais versus futuros, é muito mais saudável para o mercado e proporcionará mais estabilidade.

Travis Williams escreveu:

Sugiro que sejam tomadas medidas para começar a aprovar as ETFs, a inação parece ser mais prejudicial para os investidores.

Ryan Donohue escreve:

Pedimos veementemente que esta ETF seja aprovada para possibilitar mais empresas a se envolverem com mais regulamentação e provar que este mercado é seguro para todos que querem se envolver.

1. Bitcoin valorizou 

A maioria das pessoas no mercado de criptomoedas não acreditavam não aprovação quando a ETF proposta pelos gêmeos Winklevoss foi rejeitada em março de 2017. Com a rejeição houve uma queda no preço que estava em torno dos US $ 1.350 e caiu para menos de US $ 1.000 uma baita desvalorização para a época.

Atualmente o preço está na casa dos US $ 6200, isto é seis vezes maior, em dezembro de 2017 a valorização chegou a ser quase vinte vezes maior do que os preços eram no início de 2017. O valor da capitalização de mercado do Bitcoin é superior aos US $ 100 bilhões, tudo indica que os reguladores não podem ignorar esse ativo por mais tempo.

2. Serviços de custódia

Os investidores tradicionais não entraram de cabeça nas criptomoedas, em grande parte porque são investidores – e não “piratas” caçadores de tesouros.

Felizmente, o ano de 2018 mudou esse contexto e os serviços de custódia estão abrindo as portas e dando garantias para os investidores institucionais, a Coinbase e a Bolsa de Valores da Suíça são apenas alguns nomes que agora oferecem serviços de custódia para seus clientes.

3. Transparência na regulamentação

Um dos principais motivos que levavam os grandes investidores a recusar o Bitcoin e a consequente rejeição da ETF no ano passado foi que os mercados de Bitcoin eram “não regulamentados”.

“Com base no registro anterior, a Comissão acredita que os mercados significativos de bitcoin não são regulamentados”, explicou.

Quando foi lançado a negociação de contratos futuros no final de 2017, grandes bancos de investimento, como o Goldman Sachs e o JP Morgan, começaram aceitar e até elogiar as criptomoedas.

No mês passado, a própria SEC forneceu mais entendimento quando anunciou que o Bitcoin, Ether e outras criptomoedas descentralizadas não serão classificadas como títulos. O IRS, a receita federal dos EUA, “promoveu” uma caçada internacional para pegar sonegadores de impostos que usam criptomoedas.

Uma ETF diferente

Ao que tudo indica os bancos e o governo estão querendo um pedaço do bolo, e um fundo regulamentado negociado em bolsa certamente ajudaria nesse sentido.

O CEO Jan van Eck, da Van Eyck Investment, e a SolidX também destacaram que o “diferencial de segurança” da Bitcoin Trust ajudaria a proteger os investidores contra os riscos de “terceirização” e armazenamento de bitcoins.

Já, Andy Hoffman, da CryptoGoldCentral.com, acredita que a proposta da Cboe criou uma agitação, mesmo com a atual tendência de baixa das criptomoedas.

“Essa agitação parece sugerir que tem uma chance de ser aprovado”, escreveu Hoffman. “Considerando que os futuros do Bitcoin foram negociados com sucesso por mais de sete meses; com o valor de mercado da BTC teimosamente acima de US $ 100 bilhões desde novembro; Eu sinto que a aprovação da SEC é uma nítida possibilidade”.

Ele adiciona:

Se a ETF de ações Bitcoin SolidX for aprovada em 10 de agosto, provavelmente será o estopim para uma explosão forte no preço do Bitcoin – e, com ele, as criptomoedas em geral.

Fonte: bitcoinist