2020 Poderia Ver o Fim do Stablecoin?

2020 Poderia Ver o Fim do Stablecoin?

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

As moedas fiduciária estáveis estão sob a mira, como o Conselho Internacional de Estabilidade Financeira aconselha os bancos centrais a proibi-las.

O FSB (Conselho de Estabilidade Financeira) foi criado para coordenar os esforços das autoridades financeiras nacionais em nível internacional, a fim de ajudar na implementação de políticas regulatórias e de supervisão no setor financeiro.

Um documento consultivo divulgado ontem, foi uma resposta a uma solicitação feita pelo G20 em junho de 2019 para que o FSB examine certas questões regulatórias que podem surgir através da introdução de ‘Global Stable Coins’ (GSC).

O abrangente documento de 67 páginas aborda muitos desafios percebidos que essas moedas digitais podem acarretar, incluindo sua adoção em várias jurisdições, riscos à estabilidade financeira, vulnerabilidades causadas por várias funções, regulamentação transfronteiriça, supervisão e supervisão.

Depois de descrever as ameaças que essas moedas centralizadas podem representar, o FSB esboçou 10 recomendações de alto nível destinadas a mitigar os riscos potenciais à estabilidade financeira e à integridade do mercado. Uma dessas recomendações era que os bancos centrais banissem completamente moedas estáveis. Outras propostas concentram-se em fechar as possíveis lacunas regulatórias que podem ser exploradas em um futuro próximo.

O conselho internacional também chama a atenção para outras questões que ainda não foram abordadas, como privacidade de dados, política de concorrência, tributação, política monetária, soberania monetária, substituição de moeda e outras preocupações macroeconômicas.

É provável que este documento seja usado, e alguns agora acham que pode ser a evidência de que os bancos centrais precisavam para contratar concorrentes diretos para a moeda fiduciária. Em dezembro do ano passado, Christine Lagarde expressou preocupação com os confusos casos de uso de moedas estáveis e os detalhes técnicos envolvidos. Na Conferência de Imprensa do Conselho do BCE – dezembro de 2019, ela declarou:

“Minha convicção pessoal é que, considerando os desenvolvimentos que estamos vendo, não tanto no segmento Bitcoin, mas nos projetos de moedas estáveis, é melhor estarmos à frente da curva.”

Outros aficionados por criptomoedas que acham que moedas estáveis roubaram a criptomoeda de sua filosofia principal de ‘descentralização’ sem dúvida se sentirão um pouco mais entusiasmados com esse desenvolvimento, o que pode afastar muitos investidores dos GSCs e do Bitcoin e outras altcoins.

A ação tomada na parte de trás das recomendações do FSB terá enormes ramificações em toda a esfera criptográfica e, embora possa impedir que certas moedas estáveis como Libra saiam do chão, criptomoedas bem estabelecidas podem ter seus preços disparados.