2 razões pelas quais Bitcoin e altcoins estão em liquidação em 2022

2 razões pelas quais Bitcoin e altcoins estão em liquidação em 2022

By Crispus Nyaga - min. de leitura

Os preços das criptomoedas estiveram em um período de inverno nos últimos meses. O Bitcoin, a maior moeda do mundo, viu seu preço cair de quase US$ 70.000 em novembro para cerca de US$ 42.000 hoje. Outras moedas como Ripple, Avalanche e Ethereum caíram. Aqui estão as três principais razões pelas quais as criptomoedas caíram acentuadamente ultimamente.

Federal Reserve

O Federal Reserve é o banco central mais importante do mundo devido à força da economia americana e ao fato de o dólar americano ser a moeda de reserva mundial.

Nos últimos três meses, as sedes do Fed mudaram seu tom sobre inflação e política monetária. Por muito tempo, o banco defendeu que a atual fase de crescimento da inflação era apenas transitória. Isso estava errado, pois os preços continuaram subindo nos últimos meses.

Os dados mais recentes mostraram que a inflação cheia nos EUA saltou para 7,5% em janeiro. Foi o mais alto em mais de 40 anos.

Ao mesmo tempo, o mercado de trabalho continuou a se fortalecer. Dados publicados este mês mostraram que a taxa de desemprego está em 4,0%, enquanto a economia adicionou cerca de 500 mil empregos em janeiro.

Portanto, o Fed deu a entender que entregará pelo menos três aumentos nas taxas de juros este ano. Algumas autoridades também sugeriram que os aumentos das taxas serão superiores aos 0,25% esperados.

Portanto, essa mudança de tom explica por que o Bitcoin e outras criptomoedas caíram acentuadamente este ano. Também explica por que o índice Nasdaq 100 mudou para uma zona de correção este ano.

Tensões na Ucrânia

Outra razão principal pela qual o preço do Bitcoin caiu drasticamente são as tensões geopolíticas. A crise começou quando a Rússia começou a posicionar suas tropas perto da fronteira ucraniana. Também colocou algumas tropas no mar Báltico.

Em várias declarações, a Rússia insistiu que seu objetivo não é invadir a Ucrânia. Em vez disso, argumenta que suas tropas estão apenas fazendo exercícios. E em um comunicado nesta semana, o Ministério da Defesa disse estar puxando algumas tropas de volta para suas bases.

No entanto, a Otan e os Estados Unidos apontaram para o fato de que o número de tropas perto da fronteira aumentou. E em um comunicado na quinta-feira, Joe Biden disse que a Rússia poderia invadir em curto prazo.

Essas tensões levaram mais investidores de ativos arriscados, como criptomoedas e ações, para refúgios seguros, como ouro e dólar americano.