17.2% dos dApps já foram abandonados pelos desenvolvedores

17.2% dos dApps já foram abandonados pelos desenvolvedores

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Dados de uma pesquisa sugerem que 394 aplicações descentralizadas (dApps) construídas em plataformas com base na blockchain foram abandonadas pelos times de desenvolvimento. Isso é um total de 17.2% do ecossistema ativo no ano passado, cerca de 2,281 dApps.

Os dados foram publicados pelo State of the Dapps e segundo as informações, a maioria dessas aplicações são construídas nas plataformas de blockchain como o Ethereum (ETH), EOS, POA e Steem. Porém, apesar do número não ser tão pequeno, não há motivos para acreditar em um desinteresse nesse tipo de aplicativo, já que o número total de dApps cresce de forma constante, com cerca de 100 aplicativos por mês.

Os dados da pesquisa parecem não incluir outras redes populares para dApps, como a TRON, que faz cada vez mais barulho e conta com 60 dApps. O TronDice, um dApp de apostas na plataforma TRON, já pagou aos seus usuários mais de 5 milhões em TRX.

As informações também trazem dados interessantes sobre o número de usuários em cada rede. O EOS conta com 122 dApps e é o campeão de membros ativos, com cerca de 48 mil usuários diários e um total de 1.66 milhões de transações. Já o Ethereum é o campeão do número de dApps, com 2.254, porém, apenas 15 mil usuários ativos diariamente e cerca de 64 mil transações. O POA conta com apenas 19 usuários ativos por dia e o Steem aparentemente não tem nenhum, apesar de possuir 49 dApps.

Enquanto o EOS parece dominar de longe o número de usuários, alguns relatórios indicam que cerca de 200 mil contas podem ser dormentes e foram usadas para inflacionar os números da rede.

O uso dos dApps é uma boa métrica para determinar a usabilidade de uma rede e a sua “saúde”. Porém, nem todos acreditam no potencial dessas aplicações, com muitas pessoas dizendo que esses apps são um esquema de pirâmide e que a “descentralização é um mito”, o que é uma linha de pensamento comum entre ursos do criptomercado.

Veja também: OKEx também vai oferecer suporte ao Constantinople