15 réus se declaram culpados de fraude e técnicas de lavagem de dinheiro que usavam Bitcoin

15 réus se declaram culpados de fraude e técnicas de lavagem de dinheiro que usavam Bitcoin

By Harshini Nag - min. de leitura
Departamento de Justiça

Dois indivíduos romenos se declararam culpados pelas acusações, diz Departamento de Justiça dos EUA

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DoJ) anunciou através de um comunicado de imprensa ontem que 15 acusados ​​de um esquema internacional de fraude cibernética se declararam culpados. Os indivíduos estavam envolvidos em uma conspiração criminosa de usar leilões on-line fraudulentos para enganar bitcoins de vítimas, que foram lavadas usando uma troca de criptomoedas romena, CoinFlux. De acordo com o anúncio do DoJ, quatro das acusações de culpa foram feitas por nacionais romenos nas últimas três semanas, e duas das acusações de culpa nas últimas 24 horas.

De acordo com documentos judiciais, os réus se engajaram na criação de contas fictícias on-line para postar anúncios falsos em sites populares de leilão e vendas on-line – como o Craigslist e o eBay para itens que não existiam. Eles convenceram as vítimas a enviar dinheiro para os produtos anunciados e também entregaram faturas com marcas de empresas conceituadas para fazer a transação parecer legítima. Eles também criam call centers para suporte ao cliente para resolver qualquer dúvida sobre anúncios falsos.

Depois que as vítimas foram convencidas a enviar o pagamento, os conspiradores se engajaram em um esquema complicado de lavagem de dinheiro, em que “associados domésticos aceitavam fundos de vítimas, convertiam esses fundos em criptomoeda e transferiam os recursos na forma de criptomoeda para lavadores de dinheiro estrangeiros”. Leia-se no comunicado de imprensa. O golpe estava em vigor desde pelo menos dezembro de 2013.

Bogdan-Stefan Popescu e Liviu-Sorin Nedelcu apresentaram acusações de culpa por uma acusação de conspiração do RICO. Enquanto o primeiro foi acusado de obter conscientemente fraudulentamente o Bitcoin e distribuir ferramentas para fraudar vítimas, o segundo foi acusado de se envolver em um sofisticado esquema de lavagem de dinheiro para converter os pagamentos das vítimas em Bitcoin.

Vlad-Călin Nistor, fundador e operador Coinflux, a bolsa foi usada para lavar o dinheiro, se declarou culpado de uma acusação de conspiração do RICO em 19 de maio. O Departamento de Justiça afirmou que ele lavou os fundos com o conhecimento de que era ilegal. Documentos de apelo mostram que Nistor lavou cerca de US $1,8 milhão em Bitcoin.

“Os cibercriminosos modernos de hoje contam com técnicas cada vez mais sofisticadas para fraudar as vítimas, mascarando-se como negócios legítimos”, disse o procurador-geral assistente Brian A. Benczkowski, da Divisão Criminal do Departamento de Justiça.

“Essas acusações de culpa demonstram que os Estados Unidos manterão empresas criminais nacionais e estrangeiras responsáveis ​​e seus facilitadores, incluindo trocas de bitcoins tortas que enganam o público americano”, acrescentou.

Os 15 réus que se declararam culpados ainda não foram condenados. O julgamento de dois dos réus está programado para começar em setembro de 2020.