Como todas as criptomoedas disponíveis no mercado, o Monero (XMR) também teve seu auge em 2017, caiu drasticamente e, em 2018, vem se recuperando com algumas novas quedas ao longo do caminho.
Mesmo com os altos e baixos deste ano, o Monero teve valorização de 14,8% em doze meses (outubro 2017 a outubro 2018) e de 1.665% em 24 meses (outubro 2016 a outubro 2018) — crescimento 65% superior ao Bitcoin, que valorizou 1.048% nesse mesmo período de 24 meses.
Se você investe em criptomoedas, além de conhecer um pouco sobre esse mercado, é bom ficar de olho nas oportunidades, acompanhando a evolução de preço dos ativos. Aqui no Guia do Bitcoin nós colocamos à sua disposição os valores atualizados das principais criVeja o gráfico com a cotação de Monero ao vivoptomoedas, com tabelas, gráficos dinâmicos e um conversor automático.
Veja a seguir o gráfico com o valor de Monero atual. Você pode escolher o período de tempo que desejar: um dia, uma semana, um mês, três meses, um ano ou o período completo de existência da moeda.
O gráfico pode ser analisado na forma de linhas — mostra o comportamento da moeda em um determinado período de tempo — ou velas (candle), com informações mais detalhadas, como o preço de abertura, o valor mais alto e o mais baixo dentro do período de tempo, e a tendência de preço.
[inv-script name=”cryptocompare-graph” option1=”XMR” option2=”USD”]
Se você tem uma criptomoeda e quer trocar por outra, ou mesmo se quer escolher melhor em qual delas investir, acompanhe no nosso gráfico o desenvolvimento do Monero (XMR) em relação às principais criptomoedas: Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH), Litecoin (LTC) e Dash (DASH). Todos os valores são atualizados em tempo real.
[inv-script name=”cryptocompare-list” option1=”XMR” option2=”BTC,ETH,LTC,DASH”]
O dólar é a moeda oficial na hora de comparar as criptos, por isso é importante conhecer o valor de cada uma delas em USD. Com a nossa calculadora, isso é tarefa básica: basta colocar o valor de XMR para convertê-lo em USD, GBP, EUR e outras moedas na hora.
[inv-script name=”cryptocompare-converter” option1=”XMR” option2=”USD,EUR,CNY,BTC”]
O Monero não esteve em evidência durante quase dois anos após o seu lançamento, em abril de 2014. A moeda começou a ganhar popularidade em meados de 2016 e em 2017, quando apresentou um ótimo desempenho. O XMR, que estava em torno de 12 dólares em janeiro de 2017, atingiu o pico de 494 dólares em janeiro de 2018.
No entanto, como todas as outras criptomoedas, o preço do Monero caiu em 2018, chegou a 88 dólares em agosto e voltou a subir no segundo semestre do ano.
No gráfico a seguir você pode acompanhar a evolução histórica de Monero, com suas oscilações, dias de valorização e o volume de moeda trocada no mercado.
[inv-script name=”cryptocompare-historical-table” option1=”XMR” option2=”USD”]
O Market Cap das criptomoedas em geral cresceu de 19 bilhões de dólares em janeiro de 2017 para 795 bilhões de dólares em janeiro de 2018 — isso equivale a aumentar em mais de 4.000% o tamanho do mercado!
O Market Cap é importante no mercado das criptomoedas porque é esse índice que permite conhecer o tamanho do negócio. Sua fórmula é a seguinte: número de moedas em circulação, multiplicado pelo seu valor de mercado. O Monero (XMR) é um dos responsáveis pelo grande crescimento das criptos, pois está sempre entre os Top 10 no ranking do Market Cap.
Para sabermos o momento certo de investir em uma moeda, é importante entendermos os aspectos que influenciam a sua valorização ou desvalorização no mercado. E isso pode ser feito estudando o que aconteceu com essa moeda no passado. Vamos dar uma olhada em alguns fatores que provocaram mudanças importantes na cotação do Monero nos últimos anos.
A primeira grande valorização do XMR aconteceu no segundo semestre de 2016. O preço do Monero, que era inferior a um dólar no início de 2016, aumentou para cerca de 14 dólares em setembro de 2016 — uma valorização de quase 2.700%! Muitos acreditam que isso foi causado pela crescente popularidade do Monero no comércio ilegal, uma vez que a moeda mantém total privacidade de identidade e também nas transações.
Em agosto de 2017, o preço do Monero viu outro pico, embora o preço do Bitcoin estivesse caindo. Não há muita certeza sobre o motivo desse crescimento, mas acredita-se que foi devido a um anúncio do Bithumb, uma bolsa de criptomoeda baseada na Coréia, que abriu o trading para Monero justamente nesse período, facilitando o acesso de novos investidores ao XMR.
Outro grande salto aconteceu em dezembro de 2017, quando um grupo de cerca de 45 músicos muito conhecidos passou a aceitar Monero como forma de pagamento. Entre as celebridades estavam G-Eazy, Mariah Carey, Backstreet Boys, Sai e Fall Out Boy.
Como você pode ver, há uma ampla gama de fatores que influenciam o preço de Monero. Tanto o XMR como a maioria das demais criptomoedas são impactados por novos desenvolvimentos tecnológicos, notícias de mercado e propaganda da mídia. Por isso, o valor da moeda pode mudar de um dia para o outro.
Antes de comprar Monero no Brasil, estude os gráficos que colocamos à sua disposição. Eles podem ajudá-lo a entender melhor as movimentações do mercado e, dessa forma, você otimiza seus investimentos.
Saiba ao vivo todas as novidades que podem impactar o preço do Monero, e que vão lhe ajudar a compreender porque a cotação do XMR sobe e desce.
O Monero ainda não está disponível no Brasil, mas isso não significa que você não pode comprar essa moeda digital. O que você precisa fazer é primeiro comprar Bitcoins no Brasil e depois trocá-los por Monero nas exchanges online.
Tenha em mente que é sempre importante variar o seu portfólio para não ficar refém de um único ativo. A nossa equipe fez uma review da eToro, corretora regulamentada que atua há 12 anos no Brasil e onde você pode adquirir as 12 maiores criptomoedas em circulação, includindo BTC, LTC e ETH. A eToro tem mais de 6 milhões de clientes no mundo todo, possui uma plataforma muito simples de operar e oferece total suporte para tudo o que você precisar.
O XMR vem crescendo nos últimos meses e mostra que ainda tem muito potencial de desenvolvimento. O próprio criador do Litecoin, Charlie Lee, declarou que esse é um dos projetos de criptos que mais tem chamado a atenção: “Estou bastante interessado no Monero. Acredito que um pouco de privacidade e fungibilidade é algo que está faltando para Bitcoin e Litecoin, e é muito necessário.” Portanto, se um dos maiores especialistas do mercado de criptos, responsável pelo lançamento do Litecoin e diretor de Engenharia da Coinbase, disse estar de olho no XMR, é bom ficar de olho também. Essa moeda ainda pode crescer muito.
Monero é uma criptomoeda privada, de código aberto, cuja tecnologia blockchain foi configurada para tornar anônimos todos os detalhes da transação, ocultando os endereços dos usuários. Isso inclui a identidade de todos os remetentes e destinatários, juntamente com o valor da transação.
O Monero implementa sua privacidade por meio do uso de assinaturas de toque (ou assinaturas digitais anônimas) e endereços secretos (ou endereços aleatórios únicos para cada destinatário e transação).
O anonimato no Bitcoin é feito por meio do uso de pseudônimos e endereços para ocultar a identidade dos participantes, mas tanto os endereços quanto as transações BTC são registrados e abertos ao acesso público — por isso a privacidade não é garantida. O Monero usa o algoritmo CryptoNight para proteger sua rede e oferecer privacidade aos seus usuários, enquanto o Bitcoin utiliza o algoritmo SHA-256.
Porque quando você envia XMR para determinado endereço, ele será entregue em várias unidades de pagamento diferentes. Por exemplo: se você enviar 18 XMR, o destinatário poderá receber em pagamentos de 10 XMR, 3 XMR e 5 XMR. Todas essas unidades serão gravadas separadamente na blockchain como tendo sido transferidas cada uma para um endereço invisível.
John McAfee é um dos especialistas e influenciadores mais conhecidos no mercado de criptomoedas. Seus tweets e comentários sobre uma criptomoeda podem ter impacto direto em seu preço. Embora ele não tenha dado uma previsão exata de preço do Monero, McAfee disse que o XMR tem potencial para desafiar o Bitcoin como uma criptografia líder nos próximos anos.
Featured image source: Pixabay