Como funcionam os robôs de arbitragem de criptomoedas?

robô de arbitragem apontando para criptomoedas

Não podemos negar que as criptomoedas são a maior inovação na internet até hoje. Devido a grande popularização das criptomoedas, a maioria dos traders e investidores tem se interessado em saber como funciona os bots de arbitragem de criptomoedas, os famosos robozinhos de negociação.

O que é bot de arbitragem?

Os bots de negociação de arbitragem são um conjunto de “regras” que executam as negociações automaticamente sem nenhuma intervenção humana. Se um trader criar uma estratégia que possa gerar lucros repetidamente, não precisará ficar horas na frente do computador negociando, pois o robô pode tomar milhares de decisões, já o cérebro humano tem uma capacidade muito mais limitada. Não há emoções nas transações feitas por Bots, que podem executar consistentemente a mesma estratégia ao longo do tempo.durante longos períodos.

A estratégia

O trader deve inicialmente definir uma estratégia de negociação e ter um bom gerenciamento de risco. Em seguida o trader deve-se escolher quais criptomoedas o Bot irá negociar,  para diminuir ao máximo o risco, vale destacar que quando a uma grande volatilidade no volume de negociações de uma certa criptomoeda, o valor investido deve ser menor afim de garantir que a incerteza do mercado não possa prejudicar os investimentos.

Para usar as estratégias de arbitragem, o profissional precisa seguir algumas etapas básicas para garantir que a automação seja rentável.

Construir o BOT

  • Colete dados sobre preços por meio de APIs das exchanges e agregadores de preços, como o site coinmarketcap
  • Analise e identifique os dados que podem oferecer as melhores oportunidades de arbitragem
  • Automatize a estratégia de negociação para minimizar o tempo de entrada e saída da negociação.
  • A estratégia deve incluir o maior número possível de exchanges e pares para aumentar as variações.

Diminuir riscos

  • As taxas de negociação e transferência devem ser minimizados para confirmar que o spread do preço irá gerar lucro
  • Verifique se a liquidez será alta o suficiente para o tamanho da sua negociação com a criptomoeda escolhida
  • Numa exchange, verifique as taxas de rede e o tempo de transação da criptomoeda que você está negociando
  • Algumas exchanges terão taxas de retirada mais altas do que as taxas reais da rede e geralmente exigem mais confirmações do que a maioria das carteiras.
  • Muitas erros podem ocorrer na coleta de dados e isso pode causar grandes prejuízos, especialmente quando todo o processo é automático.

Como funciona o bot de arbitragem de criptomoedas?

Um artigo da Universidade de Calgary destacou as possíveis oportunidades de arbitragem nas negociações de Bitcoin no mercado coreano que forneceu um lucro médio de 4% de 2016 a 2018. O estudo classifica duas causas principais para esse resultado, controle de capital e atrito causado pela rede Bitcoin (velocidade e taxas de transação).

Esse tipo de arbitragem provavelmente é muito mais difícil de explorar. Tudo se resume a conhecer os detalhes mais complexos do sistema financeiro do país. Portanto, é algo além do escopo deste artigo, mas vale a pena pesquisar se você está interessado em aprender mais sobre arbitragem.

Neste artigo queremos relatar como funciona o BOT de arbitragem de criptomoedas.

Identifique as ineficiências do mercado

Não há uma estratégia de negociação perfeita que sempre gere lucro para o investidor, mas o trader pode configurar o robô com as melhores informações do mercado, isso sim trará os melhores resultados na execução das negociações.

Não perca muito tempo pesquisando várias exchanges e pares de moedas manualmente. Pode levar tanto tempo, e não conseguirá encontrá-los com rapidez suficiente para fazê-los funcionar, é preciso um conjunto adicional de critérios e heurísticas(método de investigação).

É assim que será possível confirmar se uma negociação de arbitragem será possível. As taxas de negociação de negociação da exchange devem ser baixas para que haja um aumento na margem de lucro.

Coleta de dados

Para conhecer os dados das taxas de compra e venda, o usuário deve pesquisar em sites que fornecem essas informações, o coinmarketcap.com por exemplo. É um dos sites mais confiáveis ​​e agrega informações de mais de 2000 criptomoedas.

Depois de acessar o coinmarketcap.com, o usuário deve clicar na moeda na qual quer fazer arbitragem. Depois de pressionar o botão exchange, clique em “preço” para ver se há grandes diferenças. Vale destacar que o site coinmarketcap fornece dados globais, onde é possível realizar negociações de arbitragem, em excahnges de diversas partes do mundo.

Aqui no Brasil temos o site cointrademonitor.com, que fornece dados das diversas exchanges brasileiras, facilitando as operações de arbitragem por aqui.

Estratégia de arbitragem

A propagação de uma negociação de arbitragem é definida pelo cálculo mencionado abaixo:

Preço na Exchange A – Venda na Exchange B = Spread

O Spread refere-se à diferença entre o preço de compra (procura) e venda (oferta) da criptomoeda. O robô deve está configurado para que o spread ao ultrapassar um valor chave predefinido a negociação seja acionada.

Então, ocorre a compra na Exchange A, a transferência da criptomoeda comprada para a Exchange B, afim de ser vendida. Deve-se atentar para o prazo de saque determinado pelas exchanges, já a transferência da criptomoeda escolhida geralmente são confirmadas quase instantaneamente.

No entanto, vale destacar que as criptomoedas estão sujeitas a uma grande influência da volatilidade dos preços. Portanto fique atento a esse detalhe.

É assim que uma estratégia de negociação de arbitragem funciona, comprando uma determinada criptomoeda numa exchange, enviando para a outra onde poderá ser vendida por um preço maior pelo qual foi comprada,

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: