Ter controle sobre nosso orçamento pessoal é um grande desafio. Segundo uma pesquisa do SPC Brasil e CNDL, 65% dos adultos brasileiros não possuem reserva financeira. Além disso, muitas pessoas acreditam que é muito difícil se planejar financeiramente – não porque têm renda insuficiente ou menos pela falta de interesse no assunto – simplesmente porque eles não sabem como nem por onde começar.
No Guia do Bitcoin sabemos a importância de ter um bom planejamento financeiro o quanto antes possível, e procuramos pelas melhores ferramentas e opções mais simples e efetivas para começar planejar o futuro. Devido a isso, encontramos ótimas opções para sugerir para você, para que possa se concentrar apenas em cuidar de suas finanças pessoais.
Conhecer a situação financeira pessoal atual é o primeiro passo para ter um futuro sem preocupações financeiras, e isso traz muitos benefícios:
Hoje em dia, é mais fácil cuidar do seu planejamento financeiro usando plataformas como eToro, que oferece múltiplas opções de ativos de investimento, além de ferramentas avançadas para se tornar um especialista do assunto.
O planejamento financeiro é a organização simples das finanças pessoais (receitas e despesas), bem como o bom uso dos investimentos, para criar um cobertor de proteção das necessidades individuais, e uma ferramenta poderosa para alcançar objetivos e realizar sonhos em curto, médio e a longo prazo. O planejamento financeiro é muito importante também visando o tipo de aposentadoria que você deseja ter.
O planejamento financeiro é muito importante em qualquer idade, e independente da quantidade de renda atual, desde que se entenda o contexto financeiro em que nos encontramos, é possível melhorá-lo o quanto antes.
✓ O planejamento financeiro pessoal consiste no desenvolvimento de ferramentas que melhoram nosso futuro econômico ✓ Permite que você tenha uma visão mais clara dos objetivos financeiros que deseja alcançar, como a idade de aposentadoria, e a quantia de dinheiro com a qual deseja fazê-lo ✓ Permite criar um plano de ação para alcançar seus objetivos dos próximos 5, 10, e 20 anos.
Os primeiros anos da vida laboral são o melhor momento para começar a planejar as suas finanças pessoais, porque, independentemente das receitas e despesas de cada pessoa, a situação financeira futura de cada indivíduo pode sempre ser melhorada com base em controle detalhado e objetivos bem definidos.
Dedique algumas horas do seu dia hoje, ou ainda nesta semana, para anotar as suas primeiras ideias sobre o que você quiser para o seu futuro econômico. Depois disso, você precisa dar uma olhada nos seus objetivos pelo menos uma vez por semana, para conferir se ainda está na rota adequada para chegar a eles, e como melhorar.
Quanto mais cedo você começar com essa disciplina financeira, melhor.
Vamos desenvolver um guia com os passos a seguir para alcançar o futuro econômico que você deseja:
Para chegar a um futuro com tranquilidade financeira, o primeiro passo é lidar com o presente. Faça uma tabela identificando todas as receitas que você tem e todas as despesas que você fizer. Isso é muito mais fácil quando você o divide dia-a-dia.
É provável que você faça despesas diárias, incluindo café da manhã, ou a gasolina que você coloca em seu carro para ir trabalhar todos os dias, ou mesmo comer em um restaurante para economizar tempo. Todas essas micro-despesas que você faz a cada dia podem se transformar uma grande soma de dinheiro no final do mês.
Da tabela que você fez, onde você inclui suas receitas e despesas, identifique as despesas que você faz cada dia e cada mês que podem ser eliminadas devido ao fato de que elas não são necessárias. Muito provavelmente, o dinheiro economizado com isso, pode ser usado para pagar as dívidas dos cartões de crédito, antes que elas continuem a crescer.
Depois de reduzir gastos, você agora tem um dinheiro extra que pode economizar e ter como um backup em caso de qualquer despesa extraordinária, e aproveitar as oportunidades para fazê-lo crescer.
Uma parte importante do planejamento financeiro é aproveitar as oportunidades de investimento para aumentar seu dinheiro e colocá-lo a trabalhar por você. Investimentos que oferecem juros com valorizações prefixadas podem multiplicar seu dinheiro.
Algumas das formas mais tradicionais de investimento incluem a compra de ações de empresas de sucesso, bem como a compra e venda de Forex, para criar renda rapidamente. Atualmente, existem opções mais inovadoras que incluem investimentos em CFDs, ETFs e a compra de criptomoedas, como compra do Bitcoin no Brasil, que estão ganhando terreno no mundo dos investimentos, devido aos altos lucros que geram.
Muitas vezes procurar pelas melhores opções para investir nosso dinheiro é uma tarefa longa, complicada e confusa, que desestimula nossas motivações. Devido a isso, no Guia do Bitcoin, assumimos a tarefa de analisar detalhadamente as plataformas que oferecem esses serviços, para que você tenha apenas que escolher entre uma das nossas opções recomendadas, e permitir que os especialistas façam o trabalho por você.
Procuramos sempre oferecer as melhores e mais confiáveis opções para nossos leitores, de modo a manter a confiança que você deposita em nós. Por isso, analisamos cada uma das opções que recomendamos, levando em consideração os seguintes aspectos:
✓ Segurança: A segurança dos nossos investimentos é fundamental, pois é o dinheiro pelo qual trabalhamos duro ✓ Regulamentação: É muito importante que essas plataformas sejam reguladas por leis internacionais, para garantir que os negócios sejam seguros para todos ✓ Ferramentas: As ferramentas oferecidas ajudam a melhorar o planejamento e a medir a execução dos objetivos ✓ Facilidade de uso: Atingir objetivos econômicos não é uma tarefa fácil, e as plataformas que utilizamos devem ser fáceis de utilizar para nos ajudar chegar nossos objetivos ✓ Lucros: Uma das partes mais importantes, já que o objetivo principal de investir nosso dinheiro é gerar os maiores retornos possíveis
Existem diferentes estratégias de investimento, e cada uma delas vai de acordo com o plano financeiro que você deseja desenvolver:
Tenha mais de uma opção para criar ganhos, incluindo títulos de Tesouros, Certificados de Depósito Bancário e Fundos de ações.
Verifique quais são os melhores investimentos para você, com base no custo das taxas de cada um deles. O exemplo mais claro, é o Imposto de Renda, que é no mínimo 15%.
Verifique suas metas financeiras pelo menos uma vez por mês, para ficar no caminho certo e ajustar em conformidade.
Cada um de nós tem uma situação financeira diferente, e com a ajuda dos profissionais, sempre pode fazer uma boa diferença.
Criar uma carteira de investimentos de sucesso é muito fácil quando se usa a corretora certa. Plataformas como a eToro lhe oferecem mais opções para diversificar seu portfólio e são muito fáceis de usar:
Agora que você tem uma ideia melhor de como funciona o planejamento financeiro pessoal, é hora de selecionar a melhor e mais confiável plataforma para iniciar seus investimentos. Nós já fizemos a análise ao detalhe das melhores plataformas para investidores brasileiros, para que você possa começar a desenvolver um futuro financeiro muito melhor.
A plataforma eToro tornou-se nossa recomendação número um como especialistas, devido às múltiplas vantagens que ela tem sobre todos os seus concorrentes:
O planejamento financeiro pessoal é muito importante, e quanto mais cedo você começar a ter consciência de sua importância e de como fazer um planejamento financeiro, mais cedo você terá um futuro sem preocupações.
Agora que você tem as informações necessárias para começar a planejar suas finanças pessoais, pode se informar mais com nossas reviews.
Compare preços e faça suas despesas necessárias com os provedores mais econômicos
Defina o valor que lhe permite pagar todas as despesas necessárias a cada mês na atualidade, e use-o como base para a sua meta mensal no futuro.
A vida é cheia de imprevistos, e é sempre aconselhável ter pelo menos um mês de despesas necessárias como backup em caso de emergências.
Porque elas permitem que você aprenda a usar as plataformas da melhor maneira possível, além de entender seus próprios limites de tolerância a riscos.
O planejamento financeiro e os investimentos são uma tarefa de constante estudo, pois estão em contínua evolução. Por isso, é muito importante ficar sempre informado.