Muitas vezes, economizar e investir são usados como sinônimos. No entanto, apesar de estarem fortemente relacionados, na realidade são muito diferentes. A diferença entre os dois conceitos, fundamentalmente, é o destino do dinheiro. O ponto comum entre os dois é que o dinheiro não pode estar disponível a qualquer momento.
Agora, de uma maneira breve, nós lhes diremos o que você deve levar em conta para cada atividade, de acordo com a maneira como você se relaciona com o dinheiro.
Os especialistas que analisam essas questões alertam que um dos temas mais citados na educação financeira é a necessidade de aprender a poupar e investir e a importância da cultura de poupar em todas as etapas da vida.
A ação de poupar permite acumular dinheiro de forma segura, ou seja, economizar para atingir uma meta no futuro ou ter um fundo de emergência disponível antes de qualquer eventualidade; e, por outro lado, investir consiste em colocar uma quantidade de dinheiro “para trabalhar” para obter maiores rendimentos. No entanto, é importante notar que, dependendo de onde você investe, você terá mais ou menos risco.
Portanto, você pode investir seu dinheiro em diversas coisas, de algo imaterial, como educação para ativos financeiros, como ações, títulos ou fundos mútuos. Agora, a principal diferença entre poupar e investir é que, com o investimento, em vez de poupar o dinheiro, você o renuncia para dar um retorno, isto é, para aproveitar esse dinheiro e aumentar seu valor.
Quando você deve economizar?
Se seu objetivo é de curto prazo e você precisará do dinheiro a qualquer momento, é melhor guarda-lo numa poupança, é muito segura, oferece um retorno muito baixo, mas seguro, permitindo que você tenha o dinheiro a qualquer momento e a possibilidade de perder dinheiro é muito remota, especialmente se estiver em uma entidade supervisionada.
Quando você deve investir?
Se, em vez disso, você já tiver uma bom dinheiro e quer aumentar consideravelmente seu valor e não precisar desse dinheiro em um curto período de tempo, é melhor procurar um produto de investimento, como as criptomoedas por exemplo.
Tenha em mente que dentro dessa opção de investimento, existem algumas que são mais seguras do que outras. Todos sabemos da expectativa de crescimento do Bitcoin e isso torna essa criptomoeda uma boa opção de investimento, mas não podemos dizer o mesmo de outras criptomoedas, a Bitcoin SV, por exemplo. Existem muitas opções no mercado de criptomoedas, algumas com expectativas de obter alta lucratividade, mas isso implica assumir altos níveis de risco, pois o retorno esperado é proporcional ao risco assumido, e embora você possa realmente ganhar o suficiente, você também pode perder dinheiro investido.
É importante parar e pensar: por que você precisa do dinheiro, de quanto você precisa, em que prazo e se você já tem um capital inicial? Feito isso, você pode estudar as diferentes opções oferecidas pelo mercado e decidir abrir uma poupança ou fazer um investimento em criptomoedas.
Tenha em mente que poupar sozinho não gera retorno, dado que, em termos econômicos, o dinheiro perde valor todos os dias, portanto, se você está economizando, pense em como deve “ativar” o dinheiro que poupou para não perder valor.
Leia mais: As 10 melhores criptomoedas para investir em 2019!