Se você acompanha as noticias sobre criptomoedas, provavelmente leu sobre a multibilionária EOS ter recentemente migrado da rede Ethereum para sua própria blockchain.
Abaixo veremos o que significa isso Swap de tokens, como eles funcionam e por que eles são importantes para o investidor.
Um Swap de tokens, também conhecida como migração de token, é a transferência de tokens digitais de uma blockchain para outra blockchain. Isso acontece principalmente quando os projetos se utilizam de uma blockchain para arrecadar investimentos, a rede Ethereum por exemplo, e depois precisa transferir seus tokens para sua própria rede blockchain assim que a mainnet do projeto é lançada. Foi exatamente isto que aconteceu recentemente com a EOS e a Tron, por exemplo.
Há alguns projetos blockchain que precisam migrar de uma rede por outros motivos também. Por exemplo, a rede Storj migrou da blockchain Bitcoin para a rede Ethereum em 2017, quando os desenvolvedores do Storj descobriram que a blockchain Ethereum proporcionava melhor escalabilidade para seu projeto.
Se você – como investidor – está guardando seus tokens numa exchange, provavelmente não precisará fazer nada quando ocorrer o swap dos tokens. A maioria das grandes exchanges fazem todo esse processo em suas plataformas, enquanto o usuário simplesmente recebe o saldo do “novo token”.
Mas, se você estiver mantendo suas criptomoedas em sua própria carteira, o processo será um pouco mais complexo. De modo geral, os donos dos tokens terão que registrar seus tokens antes do prazo final para garantir que eles serão migrados para a nova blockchain. Esse processo também é conhecido como “mapping” mapeamento.
Um exemplo interessante foi a migração do token EOS, os donos do token EOS (ERC20) baseados na Ethereum eram obrigados a registrar seu endereço de carteira Ethereum onde eles mantinham seu token EOS em uma chave EOS pública para garantir que seus tokens sejam trocados.
Para aqueles que estão guardando tokens digitais que migrarão para uma nova blockchain, é muito importante seguir todas as instruções dos desenvolvedores do projeto, pois os tokens antigos podem ficar congelados e inacessivies se não for realizado o registro no prazo, outro problema é se os tokens forem armazenados em uma exchange que não realize o Swap. É importante que um investidor fique por dentro das novidades e atualizações do mercado, principalmente as informações a respeito das criptomoedas que está investindo, afim de garantir que não perca tudo que investiu.
Fonte: bitcoinmarketjournal