O conceito de um masternode começou a ganhar popularidade graças a criptomoeda Dash. É bastante interessante ver os masternodes formarem uma espinha dorsal integral da rede. Operadores recebem recompensas monetárias para a execução de nós na rede, mas eles também precisam fornecer uma participação financeira própria. Entenda o que é um masternode e saiba porque este conceito se tornou tão popular.
É importante compreender como funciona o ecossistema Dash antes de enxergamos o valor de um masternode. A Dash, um popular altcoin focada em privacidade, usa um sistema de prova de trabalho semelhante ao encontrado no Bitcoin. No entanto, isso é apenas parte do ecossistema que permite aos usuários ganharem dinheiro. Nem todo mundo é capaz de contribuir para a rede como um minerador, utilizando o poder computacional de uma máquina, razão pela qual os masternodes foram criados.
Olhe para um masternode como um servidor especial que está no ar em todos os momentos. Os Masternodes são confiáveis e descentralizados, de forma semelhante à maneira como os nós bitcoin operam. Há uma grande diferença, porém, já que os masternodes do Dash cuidam da parte da anonimização do protocolo Darksend. Os usuários podem optar por enviar transações anonimamente usando esse recurso diretamente de sua carteira Dash.
Cada masternode na rede fornece este serviço de anonimização, garantindo que não haja nenhuma parte centralizada para atacar ou derrubar. Além disso, os masternodes garantem que todas as transações sejam validadas em tempo quase real, tornando-as bastante eficientes. Ao contrário dos nós bitcoin, no entanto, os proprietários de um masternode da Dash receberão uma compensação financeira por fornecer esses serviços inestimáveis.
Masternodes individuais na rede têm a chance de ser selecionados como um destinatário de parte do valor de cada bloco minerado. À medida que mais tempo progride, masternodes ganham a mesma parcela por recompensa de bloco – 45% – ainda vai demorar mais tempo para os investidores terem um retorno sobre o investimento. Por exemplo, com 1.000 masternodes em janeiro de 2016, o masternode selecionado ganharia 47.3% de ROI por ano. Aumentar o número de nós quatro vezes significa que cada nó terá um ROI adicional de 11,8%. Espera-se que este número caia para entre 4,5% e 18,1% anualmente até 2029, dependendo de quantos nós faziam parte do ecossistema naquela época.
Para alcançar esse ROI, os proprietários de masternodes devem transferir 1.000 DASH para a carteira associada a este nó. Mover os fundos da carteira removerá o masternode da rede. Além disso, o endereço da carteira não será mais elegível para recompensas. É possível que os usuários retirem seus fundos da carteira a qualquer momento, embora não seja do interesse de ninguém fazer isso sem mais nem menos. Com as recompensas fluindo em praticamente todas as semanas, há uma grande quantidade de renda passiva a ser gerada pela execução de um masternode.
Considerando tudo, usar um masternode é um sistema intrigante. Foi uma ótima maneira de atrair investidores no início, já que o preço do Dash era muito menor por moeda há alguns anos. Quem possuia acima de 1.000 DASH como garantia e os colocou para funcionar como masternode, hoje em dia teria ganhado um lucro substancial. Além disso, dada a valorização do valor do Dash, o interesse gerado passivamente quase quintuplicou em valor também. É duvidoso o Bitcoin nunca ter introduzido os masternodes em seu ecossistema, embora seja muito interessante avaliar se valeria a pena.
Devido a notoriedade da DASH, diversas Altcoins explodiram recentemente, tal como a PIVX, que se diz uma evolução da Dash. As altcoins possuem a tecnologia Masternode:
Receba notícias diárias sobre Economia Digital e não fique de fora dessa revolução: Telegram: https://telegram.me/guiadobitcoin Facebook: https://www.facebook.com/guiadobitcoin/ Twitter: https://twitter.com/guiadobitcoin Linkedin: https://www.linkedin.com/company-beta/16221556
Guia do Bitcoin