O que é uma “Baleia” no mercado de Bitcoin?

O termo “baleia” é freqüentemente usado para descrever os donos de grandes quantidades de Bitcoin que mostram sua mão no mercado Bitcoin. O “oceano” é como uma metáfora para o mercado, uma vez que pode então estendê-lo para incluir o peixe grande e os peixes pequenos, tubarões, golfinhos como num frenesi de alimentação; Ondas como movimentos de mercado; e assim por diante.

Quem são as Baleias Bitcoin?

Os grandes investidores a que o termo se refere são instituições como Hedge Funds e Bitcoin Investment Funds. Alguns destes fundos anunciaram sua presença na água:

Outros podem ou não existir, dependendo de suas fontes e do alcance de seu sonar.

Esses fundos geralmente gerenciam centenas de milhares de bitcoins, que estrategicamente e dissimuladamente são injetados no mercado através das exchanges – fora da vista e obscurecido de peixes pequenos.

Com sua grande massa de capital, as instituições podem mover o mercado à vontade. É aqui que a metáfora de uma Baleia Bitcoin se encaixa, logo qualquer outro habitante do oceano deve simplesmente sair do caminho, ou será movido com força. Além disso, nenhuma corrente é forte o suficiente para desviar a baleia de seu curso, por isso sua intenção se torna o caminho.

Liquidez Bitcoin

Ao injetar, digamos, 50.000 BTC, ao longo de uma semana, uma enorme mudança de preço pode ser efetuada. No entanto, fazê-lo, por sua própria causa é inútil porque o objetivo da instituição, assim como os pequenos investidores, é comprar baixo e vender alto – em outras palavras, para tirar um lucro após cada investimento.

Aqui está uma interação com a API da Bitstamp através do canal IRC #bitcoin-otc:

[14:01] | ; Mercado comprar 50000
[14:01] | Bitstamp | Esta ordem excederia o tamanho do livro de encomendas. Você compraria 19.434.758 bitcoins, para um total de 19.191.083.3531 USD e levar o preço para 99.999.9900.

Comprar 1 BTC agora e vender uma fração de segundo mais tarde resulta em uma perda devido ao spread entre os preços de compra e venda. Vamos aumentar a quantidade de BTC neste exemplo: comprar, digamos, 10.000 BTC tudo de uma só vez, tendo a certeza que a exchange poderia absorver esse montante. Isso não só moveria o preço de mercado, como também desencadearia uma procura, fazendo muita gente obter lucro.

[14:07] | ; Mercado comprar 10000
[14:07] | Bitstamp | Uma ordem de mercado para comprar 10.000 bitcoins agora levaria 6.213.164.9471 USD e tomaria o último preço até 660.8200 USD, resultando em um 
preço médio de 621.3165 USD / BTC.

Por conseguinte, as transações de grandes mercados são adequadas para a saída das transações, mas não para as iniciar, uma vez que o efeito da dispersão e do desencadeamento de ordens limitadas de “obstáculos” reduz o efeito líquido das grandes encomendas no mercado. Em vez disso, os maiores investidores têm de escalonar e obscurecer as suas entradas no mercado, dividindo os grandes negócios em centenas ou milhares de pequenas encomendas e, em seguida, gotejá-los no mercado ao longo de horas, dias ou semanas.

Dado o desejo da instituição de maximizar a rentabilidade de iniciar uma grande negociação, aumentaria a distância que esta negociação percorre se a instituição puder ter varejistas (os peixinhos) se juntando a eles no movimento. Portanto, os maiores investidores não têm escolha, mas sim “preparar” o mercado: ler as condições mais amplas do mercado, avaliar o “humor” do mercado e a disposição dos participantes do mercado para irem em uma direção específica.

Uma vez que uma oportunidade é identificada, a tarefa é então envolver o mercado e dirigir os participantes na direção desejada. O player institucional, portanto, consegue um maior retorno sobre o investimento – o investimento tendo sido a despesa de criação e o “massaging” um movimento particular – e o resultado da mudança é que os pequenos varejistas e novos participantes mordem a isca e reúnem-se no frenesi , aumentando assim o seu impacto no mercado e efeito de estilingue.

Se qualquer leitor acha que isso é incrível, tenha certeza de que esta não é a minha proposta de como eu acho que funciona, é prática padrão de um hedge fund. Grandes bancos, os criadores de mercado para a maioria do mercado Forex, têm equipes de comerciantes dedicados a fazer apenas isso através de planos comerciais que duram de um dia para algumas semanas.

O mercado de Bitcoin tem várias características que o tornam ideal para investidores institucionais de alto risco como hedge funds:

  • Capitalização de mercado pequena
  • Participantes relativamente ingênuos
  • Nenhum concorrente bancário
  • Nenhum regulamento até então

As instituições listadas no topo do artigo aparentemente se tornaram ativas no mercado de Bitcoin durante os últimos anos. Embora não haja sentido em falar de conluio, parece racional que os grandes investidores devem (pelo menos, às vezes) coordenar suas ações. Dado que existem membros da comunidade que são conhecidos por manter quantidades consideráveis ​​de Bitcoin, pode-se imaginar que eles razoavelmente discutem e alinham os seus interesses com outros motores potenciais de mercado.

Então, não é sobre esse pedido de 1000 BTC que você vê no order book da exchange, ou os 50 BTC que atravessaram a loja de varejo que aceita bitcoin. O mercado de BTC, embora de alto risco e baseado em uma inovação que é difícil de imaginar, é o sonho mais alto de um especulador. Quando está se movendo para baixo, é porque os maiores players estão reunindo a isca.

Quanto aos pequenos peixes é mais benéfico apenas nadar com a baleia Bitcoin e nadar longe quando o humor começa a ficar frenético perto da superfície. Saber o momento exato do frenesi, é o grande desafio.

Junte-se à nossa discussão, deixe sua opinião nos comentários.

Fonte: cryptocoinsnews.com
Adaptação/Tradução: Guia do Bitcoin

Siga nosso canal no Telegram e receba notícias diárias sobre o Bitcoin: telegram.me/guiadobitcoin