Para começar precisamos saber o que é um ataque DoS (denial of service), para podermos entender o que é, como funciona e como é feito (teoricamente) ataques do tipo DDoS (Distributed Denial of Service).
Popularmente conhecidos como negação de serviço, esse tipo de ofensiva é uma sobrecarga de um servidor ou computador comum, impedindo que o alvo atenda aos seus clientes, para efetuar esse ataque emprega-se técnicas onde o atacante, que pode ser um hacker ou cracker, encaminhe diversos pedidos de envie de pacotes para o alvo de maneira tal que a vítima fique sobrecarregada e não consiga responder a mais nenhum pedido de pacote, dessa forma os usuários não terão mais como acessar os dados do servidor.
Esse tipo de ataque constituem-se em varios computadores lançando um ataque DoS ao mesmo tempo contra a mesmo vítima, exemplo: além do computador do atacante, diversos outros computadores irão atacar o mesmo servidor alvo.
Para obter êxito em fazer com que diversos computadores ataquem a mesma vítima, os hackers e/ou crackers contaminam vários computadores com trojans que contém o software que será utilizado para o ataque DoS, assim que o atacante dá a ordem, todos os computadores infectados vão atacar a mesma vítima, na mesma hora. Os computadores que foram infectados por hackers e utilizados para os ataques DDoS são chamados de zumbis.
Fonte: mundodoshackers.com.br
Adaptação: Guia do Bitcoin