A negociação de criptomoedas tem ganho popularidade nos últimos anos, à medida que pessoas de todo o mundo compram e vendem ativos digitais para obter lucros impressionantes. O súbito aumento do valor do Bitcoin e de outros tokens contribuiu para a sua popularidade entre os investidores. A negociação envolve a especulação sobre o preço, através da análise do mercado.
Este tutorial vai guiá-lo na negociação de criptomoedas. O tutorial explicará como os negociantes fazem previsões de preços e quais plataformas são usadas para colocar ordens de negociação. A especulação de preços é um processo demorado que exigirá que você se mantenha atualizado sobre as notícias e desenvolvimentos do mercado de criptomoedas.
A negociação de criptomoedas envolve a especulação sobre os movimentos de preços de moedas digitais usando plataformas de corretagem online. É completamente diferente de comprar e manter criptomoedas através de uma bolsa. Manter criptomoedas em uma bolsa de valores tem suas vantagens, como a capacidade de contrair empréstimos usando seus ativos como garantia, mas não é o mesmo que negociar derivados.
A negociação não exige que você seja proprietário de nenhum ativo digital. Geralmente envolve a compra e venda de derivados de criptomoedas, oferecidos pelos corretores para capitalizar no mercado flutuante. Para os amadores, os derivados são títulos que derivam seu valor a partir de um ativo subjacente. Eles são usados para cobrir riscos e especular sobre o preço do ativo vinculado. Os negociadores podem usar plataformas de corretagem para comprar e vender imediatamente derivados de criptomoedas, tornando-a uma forma muito mais rápida de obter lucros do que manter criptomoedas em uma bolsa de valores.
Há três maneiras pelas quais os comerciantes podem utilizar empresas de corretagem para fazer dinheiro com as flutuações de preços das criptomoedas:
O primeiro passo para se tornar um negociante de criptomoedas eficaz é encontrar uma plataforma de corretagem confiável que esteja registrada em sua jurisdição e sujeita a supervisão legal. O uso de um corretor de confiança protegerá você e seus bens contra fraudes, roubos e golpes.
As plataformas de negociação oferecem características diferentes aos negociadores, dependendo de variáveis como localização e perfil de risco. O tipo de derivados que uma plataforma oferece e a alavancagem que ela proporciona determinarão sua exposição ao risco. Com tudo isso em mente, é importante elaborar antecipadamente uma estratégia de negociação para garantir que você obtenha o melhor da negociação em criptomoedas.
Em geral, os negociantes principiantes copiam as estratégias comerciais utilizadas pelos negociantes experientes. O investimento rentável requer perspicácia, disciplina, sorte e, o mais importante, experiência. Por isso, espelhar as estratégias de investidores experientes é uma abordagem inteligente. Contudo, também é importante lembrar que os negociadores veteranos têm bolsos mais profundos e uma margem de erro mais ampla. Normalmente, têm redes de segurança para evitar que sofram perdas catastróficas. A cópia cega de investidores experientes pode ser prejudicial para você, portanto, avance com cuidado.
Existem muitas plataformas para a negociação de criptomoedas, e surgem novas plataformas todos os dias. Compilamos uma lista de algumas das melhores abaixo.
Escolher uma corretora online para negociar é o primeiro passo para começar com a negociação de criptomoedas. Com algumas exceções, as plataformas de corretagem normalmente não vendem criptomoedas. Elas oferecem contratos de derivados, cujo valor é baseado no preço de mercado de uma criptomoeda subjacente.
As corretoras são plataformas projetadas puramente para a negociação de criptomoedas. Você não precisa comprar criptomoedas para começar. As negociações são feitas com contratos e podem ser financiadas com moedas “fiduciárias” ou criptomoedas.
Há muitos benefícios no uso de corretoras, tais como a opção de usar a negociação por alavancagem para aumentar sua exposição ao mercado. Algumas corretoras oferecem até 100x de alavancagem, que pode ser usada para colocar operações de alto volume sem ter acesso a enormes quantidades de capital.
As corretoras, ou pelo menos as respeitáveis, são registradas e estão em conformidade com os reguladores financeiros. Isso significa maior segurança para os corretores e proteção legal se a plataforma fizer algo obscuro. As corretoras além disso cobram taxas mais baixas e oferecem uma variedade de ferramentas avançadas para ajudar os comerciantes a tomar decisões comerciais informadas.
Quando a maioria das pessoas ouve “bolsa de criptomoedas”, elas pensam em plataformas onde você pode comprar ou vender criptomoedas. Isso é exatamente o que essas plataformas ofereciam durante os primeiros dias da negociação de criptomoedas. Elas acrescentaram muito mais características e serviços ao longo dos anos, incluindo a capacidade de negociar derivados.
Plataformas como Binance, OKEx, Bitmex e Huobi são todos grandes exemplos de bolsas de derivados que oferecem CFDs, futuros e opções. E também permitem a negociação alavancada.
Embora uma bolsa de valores nunca possa corresponder totalmente a uma corretora em termos de características comerciais, elas continuam a ter muitas vantagens.
Por exemplo, as bolsas permitem aos usuários comprar e segurar criptomoedas, o que é algo que as corretoras normalmente não fazem. Elas também tendem a carregar uma variedade maior de criptomoedas, o que se traduz em métodos mais robustos de depósito e saque para os investidores. Uma melhor variedade também dá aos negociantes uma maior seleção de pares de criptomoedas para negociação.
As bolsas tendem a ser mais fáceis de usar, o que as torna ideais para os investidores novatos. A maioria das bolsas oferece os mesmos contratos de derivados que você pode encontrar nas plataformas de corretagem. Elas também apoiam a alavancagem da negociação para investidores com apetite por grandes riscos.
Para ajudá-lo a entender como funciona a negociação de criptomoedas, criamos um guia prático passo a passo.
Quer você esteja negociando em ações tradicionais, Forex ou criptomoedas, duas estratégias são tipicamente usadas para obter informações: análise fundamental e análise técnica.
A análise fundamental e a análise técnica dependem de metodologias muito diferentes, mas ambas fornecem dados relevantes para o comércio. Faz sentido usar uma mistura de ambas para olhar para o panorama geral e identificar os melhores pontos para entrar e sair de posições comerciais.
As estratégias comerciais são parte integrante de uma negociação bem sucedida. Todo negociador usa estratégias comerciais para obter lucro, e há muito por onde escolher. Eis alguns exemplos de algumas estratégias comerciais populares:
Existem muitas outras estratégias de negociação, tais como negociação de tendências, negociação de cópias e muito mais. Todas as estratégias têm seus benefícios e inconvenientes. Experimente algumas e encontre as que melhor se adaptam ao seu estilo de negociação.
Ter boas estratégias de negociação não valerá nada se você não tiver uma plataforma para utilizá-las. Decida se você quer usar uma bolsa de derivados ou uma plataforma de corretagem. Embora ambas forneçam serviços similares, as plataformas de corretagem são voltadas para comerciantes experientes. Elas têm maior liquidez e permitem maiores volumes de negociação por menores taxas. As bolsas de derivados tendem a ser mais fáceis de usar e têm uma barreira menor à entrada. Elas além disso permitem negociações mais arriscadas por meio de alavancagem.
Seja qual for o tipo de plataforma que você escolher, certifique-se de que ela esteja devidamente registrada e em conformidade com os reguladores financeiros. Muitas plataformas de criptomoedas foram fechadas por não conformidade, custando aos negociantes toda a sua carteira de investimentos.
A criação de uma conta em uma corretora ou plataforma de câmbio é bastante simples. Tudo o que você precisa é um nome de usuário, senha e endereço de e-mail para a verificação da conta. A única etapa adicional que você precisa passar é a verificação “Know Your Customer (KYC)” (Conheça seu cliente).
O processo KYC é exigido pelos reguladores financeiros para verificar a identidade e a localização de todos os comerciantes. É uma medida preventiva contra fraude, lavagem de dinheiro, terrorismo e outros esquemas ilegais. Normalmente envolve o fornecimento de uma cópia de sua identificação emitida pelo governo e prova de residência. Algumas plataformas também podem solicitar que você forneça prova de sua fonte de rendimento.
As plataformas de negociação ou integram o processo KYC no processo de inscrição ou pedem aos usuários que o façam mais tarde. Uma vez verificada sua identidade, você pode finalmente depositar fundos em sua conta para começar a negociar. Vá até a carteira de sua conta e procure o botão de depósito. Use-o para enviar dinheiro para sua conta.
Confira as opções de negociação da plataforma depois de financiar sua conta. Deve haver uma interface de negociação que contenha todas as informações de negociação relevantes que você precisará. Embora cada plataforma tenha uma interface diferente, todas elas compartilham elementos comuns, tais como opções de compra e venda, livros de ordens, gráficos de negociação e suas posições abertas.
Todo esse jargão sobre negociação de criptomoedas pode ser avassalador para novos negociantes. Abaixo estão alguns dos termos comuns que todo negociante deve conhecer.
Tomar uma posição longa significa que você está antecipando que o valor de um bem digital irá aumentar. Você compra derivados sabendo que seu valor aumentará nos próximos dias ou semanas, e você pode vendê-los com lucro. Assumir uma posição curta é o oposto. Isso significa que você espera que o valor caia, então você adquire derivados que vende agora e que volta a compra quando o preço tiver caído para o nível desejado.
O “shorting” é uma ótima maneira de aproveitar um mercado em queda, mas também é mais arriscado do que tomar uma posição longa. Uma queda repentina do mercado pode se corrigir mais rapidamente do que você esperava, e isso pode acabar custando muito dinheiro.
Na negociação de criptomoedas, uma ordem ao mercado é uma transação que é executada imediatamente ao melhor preço atual disponível. Uma ordem limitada é um tipo de ordem que não é executada até que um preço especificado ou melhor seja alcançado.
As ordens limitadas são mais preferíveis porque permitem que você defina seu preço de compra ou venda desejado e lhe dão mais controle sobre a operação. Dependendo das condições que você estabelecer, uma ordem limitada às vezes pode levar algum tempo para ser executada. Entretanto, se sua análise de custo-benefício estiver correta, então a espera deve valer a pena.
A posição de negociação refere-se à quantia que você coloca na sua ordem. Muitas plataformas de negociação oferecem alavancagem, o que lhe permite ampliar sua exposição ao mercado. A plataforma estende o crédito ao investidor, permitindo que ele negocie por quantias mais altas do que as que possui.
A alavancagem é exibida em rácios. Por exemplo, 10:1 significa que você pode obter uma alavancagem de até 10%. Se você tem 1000 $, então você pode abrir uma negociação por até 10 000 $. A plataforma dá-lhe crédito pelo valor excedente. Se sua posição comercial render, então você poderá obter lucros significativos. Mas isso vai para os dois lados – as perdas também são amplificadas, e você pode acabar perdendo todo o seu dinheiro.
Uma boa estratégia de gestão de risco é importante para o sucesso de um negociante. No mínimo, você deve estabelecer valores “stop-loss” ou “take-profit” para sua posição de negociação. Estes são parâmetros específicos de preço que acionam quando o mercado atravessa o nível de suporte ou resistência. O nível de suporte é o limite inferior ou “piso” do preço de mercado de um ativo. Seu oposto é o nível de resistência, que é o limite superior ou “teto” do preço de mercado.
Os níveis de suporte e de resistência são determinados através de análise técnica. Defina seu valor de “stop-loss” logo abaixo dos níveis de suporte chave. Se o valor de uma criptomoeda ultrapassar o nível de suporte, sua ordem é acionada, e suas posições são fechadas.
Outra opção é usar os valores de “stop-loss trailing”, que se ajustam automaticamente cada vez que o nível de suporte muda. Um “stop-loss” móvel moverá continuamente sua posição de fechamento para corresponder às flutuações do mercado. Isto permite que você obtenha o máximo de lucro possível enquanto mitiga quaisquer perdas potenciais.
O último mas decisivo passo antes de clicar no botão Comprar ou Vender é rever todos os detalhes da sua ordem. Certifique-se de ter escolhido o tipo de ordem correta. Insira a quantidade certa, limites, alavancagens e quaisquer outros fatores. Quando você estiver confiante de que tudo parece bem, faça sua ordem e abra sua posição de negociação.
As ordens de negociação podem ser fechadas manual ou automaticamente, dependendo do tipo de ordem. Comerciantes experientes geralmente estabelecem um limite de “take-profit” para fechar automaticamente uma posição depois que ela gera seus lucros-alvo. Eles usam o limite de “take-profit” em conjunto com um limite de “stop-Loss” para mitigar as perdas em um mercado pessimista.
Por exemplo, quando você coloca uma ordem limite para vender, defina um valor ligeiramente maior do que o nível de resistência. A ordem será executada quando as condições forem cumpridas, compensando um pequeno lucro. Por outro lado, você poderia estabelecer um limite de “stop-loss” em níveis chave de suporte para fechar sua ordem se o mercado ficar em baixa.
Muitos fatores adicionais podem afetar sua decisão de escolher a plataforma de negociação correta. Estes incluem serviço ao cliente, características de segurança, taxas de negociação, opções de depósito/retirada, qualidade dos dados fornecidos e ferramentas de negociação disponíveis.
Há também fatores externos que você deve levar em consideração, como regulamentações ou leis governamentais, adoção de criptomoedas e outras notícias relacionadas ao mercado. Todos esses fatores podem ter um impacto coletivo sobre o mercado e seu potencial de lucro.