Qualquer pessoa que esteja planejando entrar na mineração de criptomoedas deve se familiarizar com o aparato de mineração necessário e os benefícios das piscinas de mineração (mining pools), dependendo da moeda exata que decidir extrair. Para ter sucesso neste esforço, é muito importante entender primeiro os objetivos e limitações.
Nesta página, apresentaremos as melhores criptomoedas para minerar em 2021 e também falaremos sobre as diferentes plataformas que você pode usar para extraí-las. Você também seria informado sobre o aspecto da lucratividade da mineração de criptomoedas e os prós e contras de seguir esse caminho para a aquisição de criptomoedas.
Aqui está uma lista de 10 criptomoedas que definitivamente merecem uma olhada de qualquer pessoa interessada em mineração de criptomoedas.
Se você tem capital e está disposto a se esforçar, o Bitcoin (BTC), criado por Satoshi Nakamoto, continua a ser a escolha número um entre os mineradores de criptomoedas em todo o mundo. Seu preço estava oscilando em torno da marca de $35.000/BTC no momento em que este artigo foi escrito. Na verdade, não muito tempo atrás, em janeiro de 2021, o BTC atingiu o maior recorde de $42.000. No entanto, saiba também que a recompensa de mineração BTC atual é de 6,25 BTC por bloco, o que reduzirá para 3,125 BTC após quatro anos. Bitcoin também é consideravelmente mais difícil de minerar criptomoedas que consome recursos, do que as criptomoedas mais novas do mercado.
Tendo ganhado amplo reconhecimento por estar na vanguarda da inovação na indústria de criptomoedas, cortesia de seus ‘contratos inteligentes’ e ‘dApps’, Ethereum ou Ether é uma criptomoeda extremamente popular que pode ser minerada atualmente. A criptomoeda tem uma capitalização de mercado de cerca de $171 bilhões no momento em que este artigo foi escrito. A recompensa de mineração atual é de 2 ETH por bloco. Ele usa a função de hashing Ethash e pode ser extraído com dispositivos de CPU e GPU. Observe que, embora esta criptomoeda tenha sido convertida para Ethereum 2.0 (ETH 2.0), depois de alterar seu algoritmo de consenso de Proof of Work (PoW) para Proof of Stake (PoS), os mineradores ainda têm pelo menos mais alguns anos para continuar PoW no Ethereum. O presente ETH não será alterado para o blockchain PoS mais recente em nenhum momento antes da fase 1.5 de ETH 2.0.
O ano de 2016 viu o lançamento de várias grandes criptomoedas, incluindo Zcash (ZEC). Considerando que a empresa de desenvolvimento ZCash está excessivamente focada na privacidade, ela está emergindo como uma excelente criptomoeda para minerar. No entanto, você não pode minerar ZEC facilmente, apesar de seu design resistente a ASIC. No entanto, seu valor não ser frágil torna a oportunidade de mineração ideal para pessoas dispostas a fazer uma abordagem de longo prazo. A recompensa atual de mineração é 2,5 ZEC/bloco, e 21 milhões de moedas é o suprimento máximo possível, e todos devem ser minerados em 2032. A mineração ZCash requer uma RAM maior devido ao seu algoritmo Equihash.
O Grin (GRIN) surgiu no ano de 2019 e, em comparação com outras criptomoedas, não tem nenhum suprimento máximo associado a ele. Considerando que emprega mineração no estilo cuco por ser resistente a ASIC, permite mineração fácil com dispositivos de CPU e GPU para usuários regulares de criptomoeda, sem a necessidade de grandes investimentos. A função de hashing usada é MimbleWimble e a recompensa de mineração atual é de 60 GRIN por bloco.
Esta é outra criptomoeda resistente a ASIC popular que valoriza a importância do patrimônio líquido quando se trata de mineração de criptomoedas. Com uma capitalização de mercado próxima a $3 bilhões, o Monero (XMR) continua entre as criptomoedas mais lucrativas que você pode procurar. A recompensa de mineração atual é de 2,15 XMR por bloco e o número total de blocos a serem fornecidos é de 2.272.762. Ele emprega a função de hashing CryptoNightR e você pode extraí-lo com dispositivos de CPU e GPU.
Lançado há apenas alguns anos em 2018, o Ravencoin (RVN) surgiu de um hard fork do Bitcoin. Esta criptomoeda ganhou grande popularidade devido aos seus recursos especiais, por exemplo, sua carteira de criptomoedas móvel (junto com frases-semente, seed phrases), mensagens e votação RVN. Além disso, ele é negociado de forma bastante ativa em todas as principais bolsas de criptomoedas, tornando-o de natureza extremamente líquida. É uma criptomoeda atraente para os mineradores por causa de seu protocolo KawPow e função de hashing X16R. A recompensa de mineração em bloco para Ravencoin é de 5.000 RVN por bloco a partir de agora.
Litecoin (LTC), que é contado entre os melhores hard forks do Bitcoin, tem um amplo apelo, bem como funcionalidades sólidas. É considerada uma das 10 principais criptomoedas em várias listas, e por um bom motivo. LTC faz uso do protocolo Scrypt e está entre as principais moedas a serem mineradas com GPU. Como é evidente, a função de hashing usada é Scrypt e até agosto de 2023, todos os mineiros de Litecoin serão recompensados com 12,5 LTC para cada bloco minerado. Em janeiro de 2021, um total de 66,8 milhões de LTCs foram minerados de um máximo de 84 milhões.
Dash (DASH) é um hard fork do Litecoin e surgiu em janeiro de 2014. Ele tem uma capitalização de mercado de cerca de $1,07 bilhão e é conhecido por permitir transações seguras e rápidas em todo o mundo por meio de PrivateSend e InstantSend. O algoritmo de hash usado é o X11, uma criação de Evan Duffield, o fundador do Dash. Há um total de 9,96 milhões de DASH em circulação no momento e a recompensa atual pela mineração de cada bloco é de 2,88 DASH.
O que começou como uma piada para um pouco de diversão alegre, Dogecoin (DOGE) cresceu rapidamente em popularidade para se tornar uma das criptomoedas mais bem-sucedidas e amplamente adotadas a todo momento! Foi inicialmente lançado em dezembro de 2013 como mais um dos forks do Litecoin. DOGE é usado principalmente para dar dicas aos criadores de conteúdo do Reddit e do Twitter e pode ser explorado usando dispositivos de CPU ou GPU. Ele usa o protocolo Scrypt e não tem limite no fornecimento total. A recompensa do bloco atualmente é de 10.000 Dogecoins por bloco.
Outro dos hard fork do Bitcoin, o Bitcoin Gold (BTG), foi lançado em 2017. A diferença do Bitcoin era que ele usava Equihash em vez do algoritmo PoW. A ideia era democratizar a mineração de Bitcoins e proibir o uso de equipamentos especializados de mineração. Esta criptomoeda foi projetada especificamente para ser extraída com dispositivos de GPU e pode ser considerada uma excelente opção para quem busca uma criptomoeda lucrativa para minerar este ano. A recompensa por bloco é de 6,25 moedas e existem cerca de 18,6 milhões de BTG hoje.
Simplificando, o mining de criptomoedas é a mineração de criptomoedas, ou seja o processo que envolve a resolução de equações matemáticas complexas, de modo a validar as várias transações de criptomoedas. Para cada nova criptomoeda extraída, as pessoas envolvidas em torná-la possível são recompensadas com uma fração dessa moeda. Ao contrário da crença popular, a mineração de uma criptomoeda não implica na criação de uma nova moeda, no entanto, significa a liberação de uma do estoque geral.
A maioria dos produtos crypto no mercado hoje possui um número limitado de moedas que serão lançadas ao longo dos anos, aumentando seu valor à medida que se tornam mais raras. A maior razão pela qual existe a mineração de criptomoedas é para resolver o maior problema associado a essas moedas, que é o gasto em dobro.
A mineração de criptomoedas pode ser feita usando três tipos distintos de componentes de computador – CPU (Unidade Central de Processamento), GPU (Unidade de Processamento Gráfico ou Placas Gráficas) ou ASIC (Circuito Integrado Específico do Aplicativo) – dependendo da extensão do investimento que você deseja. Além disso, você pode adotar três abordagens amplas – mineração ‘Solo’, que é mineração em um nível individual; Mineração ‘Pool’, em que vários mineradores se juntam a um pool para aumentar o poder computacional de um servidor; e mineração ‘Cloud’, que elimina a necessidade de investir em equipamentos de mineração e prefere o poder de computação alugado. Hoje em dia, também é possível extrair criptomoedas usando o telefone celular, emprestando seu poder de computação a um aplicativo pertinente.
O hardware, os requisitos de energia e os custos envolvidos na mineração de criptomoedas de prova de trabalho populares, como Bitcoin e outras criptomoedas, não a tornam mais lucrativa, a menos, é claro, que você seja uma entidade corporativa disposta a investir milhões de dólares. No entanto, os menos conhecidos cryptos de Prova de Trabalho ainda têm muito potencial de mineração e podem ganhar-lhe dinheiro se você entrar na hora certa! Lembre-se de que há várias outras considerações, como preço de mercado atual, recompensas em bloco, taxas de hash, possível halving, etc., que também devem ser levadas em consideração antes de prosseguir com tal empreendimento.
Também nos cabe reconhecer a concorrência entre as criptomoedas Prova de Participação (Proof of Stake – PoS) e Prova de Trabalho (Proof of Work – PoW). Agora, quando é possível gerar receitas com a validação de transações simplesmente com o staking de moedas, nem todo mundo gostaria de minerá-las mais. Dito isso, não se pode negar que a mineração, embora seja mais complicada, oferece recompensas maiores. Tudo se resume aos recursos que você deseja investir.
Conforme mencionado anteriormente, você pode extrair moedas PoW tornando-se parte de algum pool de mineração, executando uma configuração independente (com CPUs, GPUs e/ou dispositivos ASIC) ou alugando o poder de computação de terceiros. Observe que, se você escolher ter sua própria configuração, será necessário levar em consideração os custos de eletricidade e o custo de atualização de hardware e software de tempos em tempos. O custo da eletricidade pode variar de país para país e é mais barato na China, onde a grande maioria da mineração de criptomoedas acontece hoje. Mineradores novos e inexperientes podem considerar criptomoedas menores que oferecem mais custo-benefício, mas os custos de instalação do aparelho de mineração podem chegar a cerca de $1000 antecipadamente em hardware de nível de consumidor. Os custos de eletricidade variam dependendo de onde o usuário reside. No entanto, a maior vantagem de toda a atividade é ganhar uma moeda cujo valor pode ser valorizado com o tempo.
A mineração de criptomoedas pode ajudar um usuário a obter acesso às moedas, desde que você faça cálculos completos de ganhos e investimentos com antecedência e faça uma abordagem planejada. As vantagens oferecidas pela mineração de criptomoedas superam em muito seus contras e, desde que o orçamento de uma pessoa corresponda ao que ela planeja minerar, há valor potencial a ser obtido em qualquer empreendimento.