As melhores carteiras Tezos em 2025

By Alice Leetham - Atualizado 04 setembro 2024

Tezos é um ecossistema de blockchain, não diferente do Ethereum, que permite aos desenvolvedores construir contratos inteligentes. A rede é descentralizada e alimentada por seu próprio token XTZ nativo. A rede Tezos usa um sistema único de Liquid Proof of Stake (LPoS), permitindo que os detentores de tokens participem e façam parte da comunidade governante. O XTZ é um crypto token popular e atraiu o interesse de grandes corporações e investidores de varejo.

Se pretende fazer hodling de Tezos XTZ, trazemos-lhe uma lista das melhores carteiras Tezos em 2021.

Nossa lista das melhores carteiras Tezos

Cada carteira Tezos listada abaixo foi verificada em relação aos recursos anunciados para ver o que é verdade, juntamente com suas deficiências.

O que é uma carteira Tezos?

Como acontece com todas as outras criptomoedas, a rede Tezos exige que os usuários tenham carteiras para manter seus tokens XTZ. Existem vários tipos de carteira, cada uma com seus prós e contras, mas, basicamente, todas as carteiras funcionam da mesma maneira – enviar e receber os tokens.

Uma carteira Tezos também oferece aos proprietários de carteiras uma fonte passiva de renda. Ao contrário da maioria dos outros sistemas descentralizados, a governança em cadeia da Tezos permite que qualquer pessoa que tenha tokens suficientes se torne um minerador por meio do sistema de prova de stake da rede, chamado de baking, “cozimento”. Isso dá aos operadores de nó não apenas a chance de ganhar XTZ por meio da criação do bloco, mas também dá a eles o direito de voto em todas as alterações propostas na rede.

Muitas carteiras Tezos também vêm com uma opção de cozimento delegada para pessoas que não possuem XTZ suficiente para assar diretamente ou não querem ter o trabalho de configurar um nó inteiro. Os tokens são postos em stake com o nó do desenvolvedor da carteira, e todos os tokens bem-sucedidos, obtidos pelo nó, são distribuídos de acordo com a rácio da carteira no stake pool.

Outra diferença de assar, quanto às carteiras Tezos, é que os tokens não estão bloqueados. Os usuários da carteira podem enviar e receber os tokens delegados sem impedimento, seus ganhos calculados em sua parcela de tokens assados no momento de cada criação de bloco bem-sucedida.

Tipos de carteiras de criptomoeda

Uma vez que todos os tipos de carteiras são projetadas para conter moedas e tokens digitais, eles podem vir em muitas configurações e variedades. Geralmente, carteiras de criptomoedas podem ser classificadas como:

  • Carteiras quentes: Essas carteiras vêm com chaves alfanuméricas complexas para acesso e muitos provedores de carteiras as armazenam online em seus servidores, permitindo que os proprietários de carteiras usem senhas simplificadas e códigos QR para acessar seus tokens. Para o conseguir, as carteiras têm de estar sempre ligadas à rede, daí o termo carteira quente. As carteiras vêm com a interface do desenvolvedor, que pode ser muito amigável, permitindo que qualquer pessoa com um conhecimento médio envie e receba criptomoedas. A desvantagem é que, como hot wallet, as chaves e senhas da carteira são salvas online, aumentando os riscos de segurança, pois são vulneráveis a hacks de dados.
  • Mobile e Desktop: Com diferentes softwares operacionais para dispositivos, carteiras de criptomoedas devem ser projetadas especificamente de acordo com a plataforma host. Uma carteira projetada para um PC não funciona em um celular e vice-versa. As carteiras baseadas em desktop são convenientes para as pessoas, pois elas podem operar a carteira e navegar na Internet ao mesmo tempo. No entanto, para pessoas com necessidades extremas de mobilidade, uma carteira móvel significa que eles podem acessar suas criptomoedas em trânsito.
  • Carteiras frias: carteiras que não armazenam as chaves em servidores são chamadas de carteiras frias. O nome vem do fato de que elas podem ser desconectadas das redes blockchain e colocadas em armazenamento frio metafórico.
  • Armazenamento quente versus frio: o armazenamento quente e frio oferecem diferentes vantagens e, portanto, atendem a diferentes necessidades. As carteiras quentes oferecem acesso instantâneo aos fundos e são digitais, enquanto as carteiras frias também podem ser baseadas em hardware e exigem que o usuário insira toda a chave privada para acessar os fundos. Carteiras frias oferecem melhor segurança, mas a um custo de facilidade de acesso.
  • Carteiras de hardware: como o nome sugere, essas carteiras são dispositivos físicos que armazenam a criptomoeda. Eles normalmente vêm em uma interface USB, requerem a conexão a um computador e a habilitação do titular do token para enviar e receber criptomoedas. As carteiras de hardware também vêm em outras formas, como bluetooth (com capacidade de se conectar a dispositivos móveis). A capacidade de serem desconectados fisicamente os torna a opção de carteira mais segura. Uma carteira de hardware pode ser armazenada longe e com as chaves privadas armazenadas no próprio dispositivo, qualquer parte que tentar acessar o dispositivo precisaria de acesso físico ao próprio dispositivo.
  • Bolsas de papel: outra forma de carteira de hardware, as bolsas de papel são a forma mais pura de uma carteira de crypto. Normalmente, são impressas três informações diferentes: o endereço da carteira, sua chave privada e um código QR para facilitar o acesso de terceiros para a transferência de moedas. Um porta-bolsa de papel precisa ir para uma interface da web do respectivo blockchain e inserir as chaves completas para acessar a carteira. Uma grande desvantagem das bolsas de papel é a natureza perecível do próprio papel. O papel pode ser perdido, roubado ou danificado, levando com ele o acesso à carteira.

Como funcionam as carteiras Tezos?

De forma análoga às contas bancárias, as carteiras Tezos funcionam como dispositivos de armazenamento para o token XTZ. Cada carteira Tezos possui dois conjuntos de cadeias alfanuméricas de caracteres.

Uma string é conhecida como chave pública, um identificador exclusivo da carteira, assim como o número da sua conta bancária. Cada chave pública de carteira é gerada aleatoriamente usando algoritmos matemáticos complexos. O comprimento da chave significa que, estatisticamente, duas carteiras com o mesmo endereço são impossíveis, garantindo que sua carteira seja única. A segunda é a chave privada, atuando como a senha da carteira. Uma pessoa com esses conjuntos de chaves tem acesso total a uma carteira Tezos.

Para enviar XTZ a outra pessoa, é necessária a chave pública do destinatário. Usando sua chave pública e privada, eles devem primeiro navegar dentro de sua carteira, selecionando a opção para enviar suas moedas. A carteira pedirá que dois campos de dados sejam preenchidos, a chave pública do destinatário (também conhecida como endereço da carteira) e o número de moedas a serem enviadas.

Embora o Tezos seja uma rede descentralizada que removeu o intermediário, ainda há uma pequena cobrança associada a uma transação. Os operadores de nó gastam energia para manter o hardware funcionando e são compensados por seus custos por meio de uma pequena taxa. Tezos, entretanto, tem uma taxa de transação tão pequena que às vezes os operadores de nó podem registrar a transação no blockchain mesmo se a taxa for definida como zero, sua principal fonte de renda sendo extraída XTZ das confirmações de bloco.

Se você estiver na extremidade receptora do XTZ, pode simplesmente dar sua chave pública ao remetente e aguardar um operador de nó para confirmar a transação.

Muitas bolsas centralizadas, corretores e outras plataformas fornecerão apenas uma chave pública. Como os usuários acessam as plataformas usando métodos tradicionais de inserção de nomes de usuário e senhas, os sites usam apenas as chaves públicas para identificar quais tokens são recebidos por cada conta de usuário. As plataformas armazenam todas as criptomoedas centralmente em diferentes carteiras em sua extremidade – o armazenamento de criptomoeda combinado dando liquidez às suas operações.

Como o Tezos permite que os usuários de carteiras deleguem seus tokens para o baking, muitas bolsas e outras plataformas de negociação também seguem a mesma regra. Essas plataformas colocam os tokens XTZ em sua posse e oferecem aos usuários uma parte dos lucros do pool.

Principais coisas a considerar ao escolher a melhor carteira Tezos

A rede Tezos pode não ser tão grande quanto outros blockchains de contratos inteligentes ou smart contracts, como o Ethereum, mas seu inovador ecossistema modular e de três camadas foi muito apreciado e atraiu grandes organizações em todo o mundo para alavancar suas ofertas. A popularidade também levou uma grande variedade de desenvolvedores de suporte a XTZ no desenvolvimento de carteiras existentes e também na criação de novas.

Isso pode ser opressor para pessoas novas no Tezos, com diferentes opções de carteira à sua frente. No entanto, escolher a melhor carteira Tezos não é tão difícil. Qualquer pessoa que queira colocar XTZ em sua carteira precisa primeiro anotar seus requisitos.

Uma pessoa que está sempre em movimento, exigindo acesso a seus tokens Tezos rapidamente, pode se beneficiar muito com o uso de uma carteira móvel. Tudo o que o portador do token precisa fazer é sacar o dispositivo móvel e abrir o aplicativo para enviar ou receber os tokens. Por outro lado, uma pessoa que freqüentemente usa um desktop ou laptop para acessar suas finanças de crypto (exchanges, usando contratos inteligentes da Tezos etc.) pode preferir usar uma carteira de desktop.

Se o acesso frequente e fácil é o que você procura, você deve ir para uma carteira quente. Essas carteiras armazenam as chaves online e oferecem uma camada de acesso secundária na qual os usuários precisam apenas inserir seus nomes de usuário ou senhas tradicionais.

Bolsas de papel, carteiras frias e de hardware são a escolha preferida se você estiver procurando por um armazenamento de longo prazo das moedas Tezos. A capacidade de se desconectar da Internet os torna extremamente seguros. Uma preocupação secundária entra em jogo aqui. As bolsas de papel são gratuitas, custando meros centavos para imprimir uma folha de papel. Os custos das carteiras de hardware podem chegar a várias centenas de dólares. Dependendo da quantidade total de XTZ que você deseja manter, o preço de uma carteira de hardware pode ser insignificante ou muito alto. O custo quase gratuito de uma bolsa de papel é atraente, mas, em última análise, você tem que decidir se vale a pena perder o acesso à sua bolsa de papel.

Prós e contras de usar as carteiras Tezos

Prós

  • Grande variedade de opções para escolher de acordo com suas necessidades.
  • Staking delegado para renda passiva.
  • Propriedade sobre seus tokens XTZ.
  • Transfira facilmente e com custos mais baixos de uma carteira Tezos para outra (e para troca).

Contras

  • Opções limitadas de carteiras de hardware.
  • Muitas carteiras quentes são multimoedas, o que significa que todos os seus ativos estão em risco.

Observações Finais

Detentora de um dos ICOs de maior sucesso de 2017, Tezos é uma rede blockchain de várias camadas que tem sido capaz de ter um nível de eficiência energética como nenhum outro. Com uma variação de Proof of Stake (PoS) que permite que quase qualquer pessoa participe da confirmação do bloco e ganhe tokens XTZ como recompensa, as moedas Tezos estão em alta demanda.

Uma boa carteira pode ajudar a manter suas moedas seguras e protegidas. O artigo fornece uma lista das melhores carteiras Tezos em 2021 se você quiser armazenar moedas Tezos com segurança.

Perguntas frequentes

Quero fazer staking com minhas moedas Tezos, mas não tenho o suficiente, o que devo fazer?
Verifique a lista das melhores carteiras Tezos para selecionar uma que suporte o staking delegado.
Quanto posso ganhar delegando minhas moedas Tezos?
Depende da proporção de suas moedas delegadas no pool multiplicadas pela recompensa do pool total.
O que é um código QR na minha Carteira Tezos?
Algumas carteiras permitem que sua chave pública seja armazenada na forma de um código QR. Mostre o código QR a um remetente e ele poderá simplesmente digitalizá-lo para reconhecer o endereço da sua carteira.
Posso recuperar minha chave privada Tezos?
Se você estiver usando apenas chaves privadas para sua carteira, infelizmente, não. Se sua carteira estiver usando segurança em camadas, como uma senha, ela pode ter a opção de recuperar a senha. Verifique com o fornecedor da carteira.
Onde está a chave privada em meu corretor ou conta de câmbio?
Plataformas centralizadas guardam suas moedas Tezos em suas próprias carteiras e você só pode acessá-las fazendo login em sua conta de plataforma.
Posso imprimir várias cópias da minha carteira de papel?
Sim. A bolsa contém apenas as chaves públicas e privadas.
Estou usando uma carteira com várias moedas e enviei moedas Tezos para outro endereço de blockchain. Posso recuperá-los?
Infelizmente não. Moedas perdidas não podem ser recuperadas.
Por que não recebi moedas Tezos enviadas para minha carteira?
Confirme com o remetente se o endereço de carteira correto foi usado. Você pode usar um explorador de blockchain da Tezos para descobrir o status da transação usando seu endereço público ou o código hash (o remetente pode fornecer o código).