Projetado pelo esquivo Satoshi Nakamoto, o Bitcoin foi criado a partir da necessidade de uma moeda que oferecesse uma maneira mais fácil, segura e rápida de enviar e receber dinheiro sem nenhuma autoridade central para abusar de sua posição.
Como instrumento monetário, existem vários aplicativos diferentes hoje que usam o valor e o poder do Bitcoin. Analisando o que a Internet oferece, compilamos uma lista dos melhores aplicativos Bitcoin em 2021. Cada aplicativo foi cuidadosamente examinado e testado para verificar seus recursos e o que ele traz para a mesa.
Passando por uma tonelada de diferentes aplicativos Bitcoin, selecionamos alguns que se destacam na infinidade de aplicativos disponíveis hoje. A seguir estão os aplicativos selecionados, juntamente com seus recursos e outras vantagens. Para outras moedas, leia nosso artigo sobre os melhores apps de criptomoedas.
Como um instrumento financeiro e um meio de transferir e reter valor, toda uma indústria de aplicativos cresceu em torno da existência do Bitcoin. Esses aplicativos fornecem informações atualizadas para seus usuários, permitindo-lhes manter um controle sobre o seu preço em constante mudança. Carteiras permitem a transferência para outros usuários, bolsas e corretores oferecem oportunidades de negociação, etc. Esses aplicativos são apenas interfaces que permitem que as pessoas tomem decisões financeiras, que podem ou não envolver Bitcoin.
Cada tipo de aplicativo Bitcoin é projetado para uma finalidade específica. Alguns aplicativos podem até combinar diferentes funções e serviços, agrupados em um único pacote.
A primeira coisa é obter a versão correta do aplicativo. Um aplicativo pode estar disponível na configuração do Android, iOS ou Windows. Muitos desenvolvedores hoje oferecem o mesmo aplicativo em várias plataformas, portanto, pode ser fácil de selecionar.
Após a instalação do aplicativo, a próxima etapa é o registro. Se o aplicativo envolver simples retransmissão de informações, como notícias ou rastreamento de preços, pode não exigir nenhum tipo de registro. Por outro lado, se o aplicativo envolver acesso a carteiras, trocas ou quaisquer outras ações relacionadas a finanças, haverá um processo de cadastro que o usuário deverá realizar.
Um processo de registro típico envolve a criação de um nome de usuário e uma senha. Solicitando informações básicas, como endereço de e-mail e/ou número de celular, esses dados também podem ser usados às vezes como nome de usuário.
Se o aplicativo Bitcoin for apenas uma carteira, esse registro é mais do que suficiente para os usuários começarem a manusear sua Bitcoin wallet. O wallet recém-criado estará, é claro, vazio. Para financiá-lo com bitcoins, o usuário precisará navegar até a opção de depósito no aplicativo e anotar o endereço público. Esse endereço é uma longa sequência de caracteres alfanuméricos que identificam a carteira, da mesma forma que um IBAN faz com uma conta bancária em qualquer lugar do mundo.
A chave pública deve ser inserida na carteira que enviará pelo Bitcoin. Assim que o Bitcoin for transferido, o uso da carteira o possuirá como qualquer outra moeda. Se o dono da carteira quiser enviar Bitcoin, ele precisará ir para a opção de saque ou envio em sua carteira. Desta vez, eles precisarão inserir o endereço público da carteira do destinatário, junto com o número de bitcoins que precisam ser enviados. Algumas carteiras também permitem que os usuários definam a taxa de transação. Uma taxa mais alta significaria maiores chances de ser notado no próximo bloco e uma transferência mais rápida.
Os aplicativos Bitcoin que oferecem operações financeiras sérias, como negociação, também pedem ao usuário registrado para passar por um processo KYC. Isso pode ser parte do processo de registro ou pós-registro. Muitas bolsas possuem níveis diferentes de KYC, cada etapa solicitando dados financeiros e de identificação mais detalhados do usuário, desbloqueando maiores recursos de negociação no processo. Um KYC típico pedirá informações como um documento de identidade emitido pelo governo, comprovante de endereço de residência e até mesmo fonte de renda. As bolsas respeitáveis são obrigadas a manter essas informações para os reguladores e se você encontrar uma bolsa que não pede por isso, jogue pelo lado seguro e evite. Ao se registrar, ou em algum momento quando faz uma transação, você será questionado se concorda com os termos e receberá o aviso de privacidade referente aos dados fornecidos.
Cada aplicativo Bitcoin é desenvolvido para trazer facilidade para seus usuários. Seja um aplicativo de notícias simples para negociações totalmente profissionais. A grande variedade pode ser um pouco confusa para as pessoas sobre como determinar qual aplicativo é o certo para elas. Isso pode ser facilmente dividido em alguns aspectos principais.
Geralmente, cada aplicativo deve ter algo que o diferencie de seu concorrente. Pode ser o nível de seus serviços. Além disso, os fatores que podem ajudar um usuário são:
Se o aplicativo envolver a detenção ou negociação de Bitcoins, o usuário também deve verificar o seguinte:
Os aplicativos Bitcoin fornecem ao público acesso às informações e à compra e negociação da maior criptomoeda do mundo. Cada aplicativo é projetado por seus desenvolvedores para atender a uma necessidade específica. Notícias e rastreadores de preços mantêm as pessoas informadas sobre os últimos desenvolvimentos e valores. Os aplicativos de carteira permitem que as pessoas mantenham seus bitcoins em um lugar seguro, enviem e recebam de outras pessoas em todo o mundo como qualquer outra moeda fiduciária (em um ambiente mais seguro e protegido). Os aplicativos de bolsas e corretores permitem que as pessoas negociem Bitcoin. Os usuários podem consultar a lista dos melhores aplicativos Bitcoin em 2021 e este guia para determinar qual aplicativo funcionará melhor de acordo com suas necessidades.