Cardano é uma rede blockchain inovadora de Prova de Participação com uma criptomoeda nativa, a ADA.
Desenvolvido pelo co-fundador do Ethereum, Charles Hoskins, o Cardano está sendo desenvolvido em uma plataforma de desenvolvimento de aplicativos descentralizados (dApp) com um ledger de vários ativos e contratos inteligentes verificáveis.
Considerado um das primeiras blockchains de terceira geração, o Cardano utiliza uma pilha de software de blockchain em camadas projetada para ser flexível e escalável, algo que poucas blockchains conseguiram até agora.
O protocolo evoluiu de uma abordagem orientada pela pesquisa científica, com planos para fornecer recursos mais avançados do que qualquer protocolo já desenvolvido.
ADA é o dinheiro inteligente e seguro da rede Cardano com um suprimento fixo e um papel importante na proteção da rede blockchain geral de maneira descentralizada.
Cardano está em um estágio importante de seu desenvolvimento. Recentemente, o protocolo iniciou a fase de transição para a rede de testes Shelley, que transformará Cardano de um white paper promissor em uma blockchain vigorosa e completamente descentralizada.
Você pode estar se perguntando, como faço para comprar o Cardano? A verdade é que não há uma “melhor maneira de comprar Cardano”. Diferentes métodos atendem a diferentes tipos de investidores. Neste guia, explicaremos como comprar o Cardano e explicaremos os diferentes métodos de pagamento com mais detalhes.
Preencher toda a informaçõe solicitada utilizando os seus dados pessoais com precisão. Verifique u e-mail de confirmação e faça login com seu e-mail selecionado e senha.
Escolha seu método de pagamento favorito e siga os passos para fazer o seu primeiro depósito. O valor mínimo de depósito pode mudar dependendo da sua localização.
Pesquise Cardano na lista de criptomoedas disponíveis. Use um "Buy Order", escolha a quantidade de ADA para comprar, configure outros detalhes comerciais e confirme o pedido.
Ao considerar os melhores locais para comprar Cardano on-line, primeiro você precisa determinar se planeja negociar a moeda ou investir a longo prazo. Os investidores normalmente compram ADA em uma bolsa antes de transferir suas moedas para uma carteira de criptomoeda mais segura. Esse processo pode ser um pouco complicado, pois você precisará identificar uma troca que seja segura, fácil de usar e que tenha pares de moedas fiduciárias da ADA. Você também precisará examinar carteiras digitais até encontrar uma respeitável que armazene seu ADA com segurança.
Ao comprar Cardano pela primeira vez, é preciso considerar muitas coisas que afetarão a simplicidade e as despesas de sua compra.
Neste guia passo a passo, descreveremos tudo o que você precisa para estar totalmente preparado para fazer sua compra com rapidez e facilidade, sem surpresas desagradáveis.
Ao escolher uma bolsa ou corretora para comprar Cardano, você primeiro deve garantir que elas aceitem seu método de pagamento preferido.
Todos os métodos de pagamento variam consideravelmente em termos de tempos e taxas de processamento, o que pode realmente afetar sua experiência geral em investimentos.Muitas trocas de criptomoedas têm opções limitadas de pagamento – apenas algumas aceitam cartões de crédito ou débito e praticamente nenhuma aceita o PayPal.
Depositar em um corretor geralmente é muito mais fácil com um número maior de moedas e métodos de depósito aceitos.
As taxas, em geral, geralmente são mais atraentes quando você negocia com um corretor, dependendo do método de pagamento.
Se você comprar a ADA em uma bolsa, é sempre uma boa ideia mover suas moedas o mais rápido possível. Por serem centralizadas, sabe-se que as trocas são invadidas, saem de golpes ou saem do negócio.
Existem muitos tipos diferentes de carteiras de vários níveis de risco. Você precisará pesquisar um em que confie para armazenar a ADA com segurança.
Se você preferir comprar o Cardano para negociação apenas e não precisar se preocupar em proteger suas moedas, um corretor é uma opção.
Com um corretor, você não está realmente negociando ADA, e sim um Contrato de Diferença ADA (CFD).
A experiência de negociação pode ser menos impressionante do que as trocas de criptomoedas, com uma interface mais simples, melhor segurança e opções de negociação flexíveis.
Até agora, a maioria das pessoas entende por que a criptomoeda é perturbadora quando comparada com o sistema financeiro legado. As transações de blockchain geralmente custam uma fração dos métodos de pagamento existentes.
Sempre que alguém deseja transferir uma criptomoeda, as taxas são calculadas para essa transação para manter a rede segura e livre de spam.
As taxas de blockchain da ADA são insignificantes e não são um fator de custo importante nas decisões de investimento da maioria das pessoas. Se, no entanto, você tiver que comprar outra moeda, como o Bitcoin, primeiro para acessar a ADA em sua bolsa (BTC/ADA), as taxas poderão aumentar rapidamente.
O mecanismo de consenso de prova de participação (PoS) de Cardano está sendo lançado com a atualização da Shelley. Nenhum projeto na indústria de criptomoedas gastou tanto tempo e recursos em pesquisa do PoS quanto as mentes acadêmicas por trás de Cardano.
O design inovador de Cardano oferece segurança, escalabilidade e eficiência energética inerentes sem comprometer o nível de descentralização.
Embora a blockchain seja segura, nem todas as trocas e corretores são, infelizmente. Se você deseja negociar Cardano, procure uma bolsa regulamentada ou um corretor que emprega plataformas de negociação avançadas como MetaTrader 4 (MT4) e MetaTrader 5 (MT5).
Essas plataformas estabelecidas ganharam confiança dos comerciantes com sistemas flexíveis de negociação e mecanismos de segurança de melhores práticas, como autenticação de dois fatores (2FA).
A criptomoeda está evoluindo e se tornando mais fácil de usar para as pessoas comuns. Infelizmente, as trocas ainda permanecem bastante complexas para as pessoas comuns e o processo de negociação com elas pode ser assustador no início.
Se você não possui a proficiência técnica para navegar em uma plataforma de criptomoeda, considere um corretor recomendado, regulado por uma autoridade global.
A interface do usuário dos corretores geralmente é muito mais simples e mais intuitiva; os corretores geralmente têm menos taxas e aceitam mais métodos de pagamento. Também é menos provável que você cometa um erro dispendioso, como extraviar um zero em uma ordem de venda.
Os corretores costumam ser chamados de mercado de balcão (OTC). Um corretor geralmente organiza transações entre um comprador e um vendedor para uma comissão quando o contrato é concluído.
Com um corretor Cardano, seus fundos são negociados por meio de uma rede de revendedores, em oposição a uma bolsa centralizada. Quando você negocia com um corretor, está negociando um contrato chamado Contrato por Diferença (CFD).
A negociação de CFD é uma abordagem que permite que os usuários negociem ADA por meio de um contrato com uma corretora, concordando em estabelecer a diferença futura no valor de Cardano desde o momento em que o contrato é aberto até o fechamento.
Essa abordagem geralmente é mais flexível, pois você não está trocando as moedas.
A negociação de CFDs do Cardano oferece várias vantagens sobre a negociação tradicional de criptomoedas, incluindo mais opções de margem e geralmente menos taxas, o que as torna adequadas para negociações ativas.
Quando você negocia CFDs por meio de um corretor, também não precisa se preocupar em perder suas moedas ou que elas sejam roubadas em um hack.
Regulamentos crescentes são, em última análise, uma coisa boa para o setor de criptomoedas. Os mercados adoram clareza regulatória. Os regulamentos ajudam a remover os maus atores do espaço e tornam um ambiente geralmente mais seguro para o comércio e o investimento.
Quanto mais regulamentações a indústria de criptomoedas tiver, mais maduro o mercado e menos volátil será o seu investimento.
Os regulamentos no setor de corretagem são importantes, pois garantem que a plataforma que você está usando não é uma farsa.
O melhor método de pagamento para comprar Cardano realmente depende se você prioriza a conveniência ou o custo.
Felizmente, geralmente existe um método de pagamento para todos os tipos de investidores. Como regra geral, os corretores oferecerão mais métodos de pagamento e acesso à moeda fiduciária do que as trocas.
Ok, vamos detalhar alguns dos métodos mais populares.
O PayPal é um provedor de pagamentos usado em todo o mundo para transferências de dinheiro online.
O PayPal oferece maior conveniência do que alguns outros métodos e as taxas tendem a ser aceitáveis para compras em massa.
Infelizmente, poucas trocas oferecem o PayPal como forma de pagamento para a compra do Cardano. É muito mais provável que os corretores ofereçam o PayPal, pois costumam ser empresas regulamentadas, como o próprio PayPal.
Se sua central ou corretor aceitar o PayPal, é definitivamente um dos métodos mais seguros e fáceis de usar nesta lista.
Cartões de crédito e cartões de débito estão entre os métodos mais convenientes para comprar qualquer coisa no mundo, mas a comodidade tem um custo.
Cartões de crédito e cartões de débito não são baratos de usar, mas as trocas de criptomoedas bem estabelecidas estão cada vez mais oferecendo esse método de pagamento.
Para outras coisas que não sejam compras em massa, os cartões de crédito ou débito não são realmente econômicos, mas você tem a oportunidade de receber recompensas de qualquer compra que fizer.
A transferência bancária é uma das maneiras mais populares de comprar “cestas” de criptomoedas e por boas razões – é uma das mais baratas. Quando você vincula sua conta bancária a um corretor ou bolsa, as transferências bancárias podem ser muito convenientes.
Porém, nem sempre é tão direto quanto parece. Você precisará encontrar um corretor ou bolsa que aceite pagamentos do seu banco. A configuração inicial também pode demorar, dependendo do processamento do seu banco. Depois da configuração, não existe um método melhor.
Para comprar o Cardano em uma bolsa ou corretora, você provavelmente precisará provar sua identidade.
O processo geralmente é simples e foi projetado para proteger você e sua conta contra roubos.
Etapa 1 – Confirme seu número de telefone
O primeiro passo é confirmar o seu número de telefone. Você provavelmente receberá uma mensagem de texto com um código que precisará inserir na plataforma de segurança deles.
Etapa 2 – Prove sua identidade
A próxima coisa que você precisará fornecer é uma identificação com foto. Ocasionalmente, você será solicitado a enviar uma foto com o documento de identificação para garantir que não seja roubada.
Dependendo de onde você mora, também pode ser necessário mostrar uma fatura recente para provar seu endereço.
Depois de ter decidido investir em Cardano, você precisará pensar na duração do investimento.
Definitivamente, há um argumento a ser feito para um investimento de curto e longo prazo em Cardano, quando analisamos os desenvolvimentos recentes.
Embora seja uma das plataformas de contratos inteligentes mais esperadas desde o Ethereum, o sucesso de Cardano depende de alcançar alguns objetivos extremamente ambiciosos.
A rede Cardano tem como objetivo se tornar a “Internet das Blockchains”, possibilitando que todas as criptomoedas coexistam e sejam convertidas, sem a necessidade de intermediários.
Cardano também planeja anexar metadados às suas transações para torná-lo mais atraente para bancos e governos.
A curto prazo, Cardano iniciou a migração para sua rede de testes Shelley, que já viu mais de 12 bilhões de ADA apostados e removidos do suprimento.
Com a chegada da mainnet, Cardano parece destinado a coisas maiores e mais brilhantes.
A principal razão para comprar Cardano, em vez de negociá-lo, é para um investimento a longo prazo. Você está apostando que Cardano realizará sua visão e a moeda nativa, a ADA valerá muito mais do que os preços atuais.
Lembre-se que comprar o Cardano, e possuir os ativos digitais subjacentes, é um processo mais envolvido do que simplesmente comprá-lo para fins comerciais através de um corretor.
Você precisará aprender as idiossincrasias de uma troca de criptomoedas e também transferir seus ativos digitais e chaves privadas para uma carteira dedicada de criptomoedas, de acordo com a segurança das melhores práticas.
A negociação por meio de um corretor continua sendo uma opção mais direta para traders e investidores de curto prazo.
Ao contrário de muitas outras criptomoedas, a blockchain Cardano tem taxas muito pequenas ao mover a ADA de um endereço para outro.
Taxas de Transação
Como as taxas da blockchain de Cardano são insignificantes, a maioria dos investidores e comerciantes estão mais preocupados com as taxas cobradas nas plataformas de trocas e corretagens que usam para comprar e vender Cardano.
Se você comprar o Cardano, tente encontrar um par de moedas fiduciárias. Todo o processo será mais caro se você precisar passar por um dos principais cursos primeiro.
As taxas de câmbio podem definitivamente afetar seu investimento geral se você for um operador ativo. As trocas e corretores precisam cobrar taxas para permanecer no negócio e fornecer uma plataforma segura para você negociar.
Taxas de Depósito
As trocas de criptomoedas geralmente cobram taxas de depósito, não importa se você está depositando em moeda fiduciária ou criptográfica.
Os corretores, por outro lado, geralmente não cobram taxas de depósito, pois tentam incentivar as pessoas a se inscreverem e usarem a plataforma.
Eles não têm as despesas gerais das trocas de criptografia tradicionais e, portanto, geralmente têm uma estrutura de taxas mais atraente.
Taxas de Retirada
As taxas de retirada também são mais comuns nas trocas do que nas mesas ou corretores de balcão (OTC). Você será cobrado pela remoção de fundos de uma troca, independentemente de sua autorização ou criptografia.
Mais flexíveis que as bolsas, as plataformas de corretagem são projetadas para os comerciantes que tendem a depositar e sacar moeda fiduciária com maior regularidade.
Se você optou por comprar o seu Cardano em uma troca, precisará tirá-lo da plataforma e colocá-lo na carteira o mais rápido possível.
A razão para isso é que, no passado, as trocas provaram ser a opção menos segura.
A última coisa que você deseja como investidor é retornar em um ano ou dois, para descobrir que a troca em que você armazenou suas moedas não existem mais. Vamos dar uma olhada nas melhores opções para armazenar seu Cardano.
As carteiras da Web são as carteiras de custódia de uma troca de criptomoedas. Como mencionado, é considerado uma má prática de segurança mover moedas dessa carteira para uma onde você controle as chaves privadas.
As carteiras móveis são um tipo de carteira quente, um aplicativo criptografado no telefone que pode armazenar moedas e chaves.
Eles são chamados de carteiras quentes porque estão conectados à Internet e expostos a tentativas de invasão. Embora sejam melhores que as carteiras da Web, as carteiras móveis são recomendadas apenas como uma solução de curto a médio prazo.
Se você optar por um longo prazo, verifique se o telefone possui medidas de segurança adicionais, como códigos PIN e verificação de impressão digital.
Duas das carteiras móveis mais populares onde você pode armazenar seu ADA são a Guarda Wallet e a Yoroi – uma carteira leve projetada pela Input Output Hong Kong (IOHK), a empresa de pesquisa e desenvolvimento por trás da Cardano.
Embora menos conveniente do que as carteiras móveis, as carteiras de desktop podem oferecer um nível de segurança maior, mas apenas se você tiver reforçado a segurança no seu computador. As carteiras de desktop também são um tipo de ‘carteira quente’, potencialmente vulnerável a hacks.
Sua área de trabalho deve ter um software antivírus líder de mercado e a adição de mecanismos de segurança, como autenticação de dois fatores, ao interagir com uma carteira.
Por esse motivo, é prudente escolher uma carteira com um longo histórico de segurança. Daedalus é a carteira oficial da ADA e altamente recomendada. A Atomic Wallet é outra carteira que suporta ADA e outras moedas.
Carteiras de hardware ou ‘carteiras frias’ são o método mais seguro atualmente disponível para armazenar sua ADA.
Diferentemente das carteiras quentes, as carteiras de hardware geralmente não estão conectadas à Internet e, como resultado, menos suscetíveis a hacks. Apenas não os perca.
Quando se trata de carteiras de hardware, existem dois líderes de mercado claros onde você pode armazenar sua ADA, Trezor e Ledger Nano.
Às vezes, espalhar seu investimento por várias carteiras diferentes é uma boa abordagem para minimizar a chance de perder todo o seu investimento em uma violação de segurança ou erro pessoal.
É uma boa ideia separar suas moedas com base no período de investimento pretendido. Moedas de longo prazo mantidas em uma carteira de hardware, enquanto moedas de curto prazo em uma carteira quente para maior acessibilidade.
As moedas mais líquidas geralmente têm mais pares de moedas fiduciárias. Algumas das maiores bolsas oferecem mercados como ADA/USD, mas se não o fizerem, você terá que comprar outra moeda primeiro.
Se você comprar ADA com Ethereum (ETH), por exemplo, serão cobradas taxas pelo uso da blockchain Ethereum e taxas de negociação na bolsa, o que pode prejudicar seu investimento.
Você pode estar se perguntando qual é a compra mínima para Cardano. Como Bitcoin e Ethereum, também a ADA é uma criptomoeda divisível e realmente não há um limite de compra para Cardano com o qual se preocupar. Você não precisa comprar um Cardano inteiro.
ADA – a moeda nativa da blockchain Cardano – é divisível em seis casas decimais, com a menor quantidade (0,000001 ADA) conhecida como ‘Lovelace’.
Ser divisível garante que Cardano nunca estará fora do alcance de investidores, independentemente do orçamento. Cardano tem um limite de fornecimento de 45 bilhões de ADA e o máximo de Cardano que você pode possuir é realmente limitado apenas pelo seu orçamento, pela troca e pelo suprimento circulante.
Não é realmente possível comprar Cardano anonimamente sem ID, pois é um dos projetos blockchain mais recentes e não é comumente apresentado em mercados ponto a ponto e serviços de custódia, onde é possível comprar moedas anonimamente.
É seguro comprar o Cardano em uma bolsa não regulamentada? Na verdade não. Comprar criptomoedas em trocas não regulamentadas que não exigem ID é geralmente uma má ideia e essas trocas estão se tornando menos comuns com o aumento das regulamentações.
Outro método usado pelas pessoas para comprar criptomoedas são os caixas eletrônicos. Infelizmente, estes ainda não possuem ADA. Para uma compra segura do Cardano, considere comprar ADA para fins de negociação em uma bolsa ou corretora regulamentada.
Comprar Cardano faz dinheiro? Gostaríamos muito que fosse tão simples quanto ‘compre Cardano e fique rico’.
Ao considerar qualquer decisão de investimento em criptomoeda, você deve analisar os fundamentos do projeto, a economia e o histórico de preços da moeda.
Somente depois de estudar extensivamente esses dados, você poderá determinar se Cardano representa um bom investimento a curto prazo.
Cardano é considerado uma das primeiras ‘blockchains de terceira geração’. Com o lançamento da rede de testes Shelley, muitos olhos no setor de criptomoedas estão assistindo Cardano, para ver se ele pode cumprir sua grande promessa.
Algumas pessoas sugerem que Cardano poderia realmente superar o Ethereum em capacidade e valor de mercado, esse é o hype por trás desse projeto.
Para tomar qualquer decisão de investimento, consulte a Página de Preços de Cardano, também para saber sobre eventos importantes e métricas de moedas.
A Camada de Liquidação Cardano (CSL) é usada para liquidar transações que requerem ADA, a criptomoeda nativa de Cardano.
Qualquer infraestrutura financeira construída na rede Cardano, incluindo o DApps, utilizará a ADA do token nativo.
Os detentores de Cardano agora também podem apostar em sua ADA, ganhando recompensas por isso, mantendo a rede mais segura no processo.
Com o lançamento da mainnet, espere mais negócios e aplicativos comerciais na blockchain Cardano, onde você pode gastar sua ADA.
A venda do seu Cardano vem com diferentes níveis de complexidade e custo, dependendo da plataforma que você escolher.
Para vender a moeda ADA, você precisará enviar suas moedas para uma troca que você se sinta confortável em usar e que possua pares de moedas fiduciárias Cardano.
Se sua troca permitir apenas vender Cardano por Bitcoin, você precisará levar em consideração as taxas adicionais que isso acumulará.
Se você optou por comprar o Cardano em uma plataforma de corretagem, o processo de venda do seu Cardano CFD é muito mais direto e geralmente gera menos taxas.