Registre-se com eToro de imediato

Devo comprar Bitcoin? BTC é um bom investimento?

By Alice Leetham - Atualizado 04 setembro 2024

Bitcoin é a criptomoeda mais antiga e popular e teve alguns aumentos dramáticos de preço durante sua história. Portanto, você deveria comprar Bitcoin? Essa é a pergunta que este guia pretende responder.

Para ajudá-lo a tomar uma decisão, discutiremos os fundamentos do Bitcoin e os prós e contras de investir nele. Também veremos quando comprar, quanto comprar e tudo mais que você precisa saber, antes de fazer um investimento.

Você deve comprar Bitcoin?

Em última análise, essa é uma decisão que você terá que tomar e seria sensato conduzir sua própria pesquisa antes de tomá-la. Entraremos em mais detalhes posteriormente, sobre se o Bitcoin é um bom investimento.

Sua pesquisa deve ajudá-lo a estabelecer o valor fundamental dessa moeda e o que lhe dá potencial. Sendo ele a criptomoeda original, o Bitcoin tem a vantagem do pioneirismo. É a criptomoeda mais conhecida, tem a maior capitalização de mercado e costuma ser a primeira compra dos novos investidores em moedas digitais.

O potencial do Bitcoin foi claramente notado por instituições, bem como por investidores de varejo. Várias grandes empresas, fundos e governos começaram a comprar criptomoedas, e o Bitcoin foi o ponto de partida.

A longevidade e a popularidade contínua do Bitcoin provavelmente se devem em grande parte ao seu design, que foi revolucionário quando foi criado. O registro público distribuído torna a criptomoeda acessível e transparente, enquanto o algoritmo de consenso a torna segura. A oferta predeterminada e finita também protege o Bitcoin da desvalorização por meio da inflação.

Também vale a pena considerar suas circunstâncias pessoais ao decidir comprar Bitcoin. Você deve pensar se tem capital sobrando para se tornar um investidor, se tem tolerância ao risco para investir em algo tão volátil e se tem as habilidades e conhecimentos necessários para investir da maneira que deseja.

Onde comprar bitcoin

Você precisará encontrar uma plataforma online de criptomoedas que suporte Bitcoin e esteja disponível em seu país. Esta é a maneira mais rápida e fácil de comprar BTC. A melhor opção é uma plataforma regulamentada com forte reputação que atenda às suas necessidades em termos de recursos, experiência do usuário, taxas e segurança. Você pode comprar Bitcoin em questão de minutos clicando em uma de nossas principais recomendações na tabela abaixo.

Bitcoin é um bom investimento?

Cabe a você decidir se o Bitcoin é ou não um bom investimento, mas as informações fornecidas nesta seção devem ajudá-lo a chegar à sua própria conclusão.

É uma boa ideia pensar no que afeta a oferta e a demanda de Bitcoin, pois é isso que determina seu preço. Considerar se e como esses fatores provavelmente mudarão no futuro deve ajudá-lo a decidir se o Bitcoin é um bom investimento.

Quando se trata de oferta, a oferta máxima de Bitcoin é definida em 21 milhões, e a quantidade de novos BTC minerados em cada bloco cairá pela metade aproximadamente a cada quatro anos, até que essa oferta seja atingida. Com a grande maioria da oferta de Bitcoin já em circulação, mesmo um aumento modesto na demanda pode ser bom para seu potencial de preço futuro.

A demanda por Bitcoin vem principalmente de traders e investidores, tanto de varejo quanto institucionais. Nos últimos anos, várias empresas começaram a adicionar Bitcoin aos seus balanços. Como as instituições têm muito capital para investir, se essa tendência continuar, isso significaria tanto um aumento na demanda por BTC quanto uma redução na oferta disponível no mercado, o que poderia ser positivo para o preço futuro do Bitcoin.

Razões para investir em Bitcoin

Potencial para retornos significativos

O preço do Bitcoin subiu de menos de um dólar para dezenas de milhares de dólares, proporcionando aos primeiros investidores retornos astronômicos. Durante o mercado de alta mais recente, o preço do BTC aumentou cerca de 1.500% no espaço de um ano.

Esses retornos são muito maiores em comparação com aqueles que os investidores podem esperar nos mercados financeiros tradicionais. A volatilidade do Bitcoin significa que um investimento oportuno pode fornecer um lucro significativo em um curto período de tempo.

O histórico de preços do Bitcoin mostra que os investidores de longo prazo foram recompensados com retornos ainda maiores. À medida que mais investidores de varejo descobrem o Bitcoin e mais instituições começam a comprá-lo, essa tendência pode continuar no futuro.

Acessibilidade

Investir em mercados financeiros tradicionais pode parecer proibitivo para novos investidores de varejo. Abrir uma conta de corretagem, pode exigir uma grande quantidade de capital e, para utilizá-la de forma eficaz, pode exigir o domínio de uma interface de usuário complexa, bem como um profundo conhecimento de finanças ou um consultor financeiro.

Enquanto isso, as plataformas de criptomoedas têm requisitos muito mais baixos: o depósito mínimo geralmente é muito baixo e geralmente são projetadas para serem fáceis de usar, mesmo para pessoas que nunca investiram antes. Plataformas como eToro e Coinbase fazem com que seja mais rápido e simples para qualquer um comprar BTC em alguns cliques. Esta é uma das principais razões pelas quais o DeFi está crescendo em popularidade.

Além disso, o mercado de ações só está aberto para negociação em determinados horários, e o preço unitário de algumas ações as coloca fora do alcance de investidores com pouco capital, pois é necessário comprar um número inteiro de ações. O Bitcoin, por outro lado, pode ser negociado 24 horas por dia e é fracionário, então você pode comprar o mínimo que quiser.

Reserva de valor

Muitas pessoas optam por investir em Bitcoin como forma de armazenar valor, semelhante ao ouro. As moedas fiduciárias estão sujeitas à inflação, o que significa que seu valor em termos reais diminui gradualmente com o tempo.

O Bitcoin, no entanto, tem uma oferta máxima limitada de 21 milhões de BTC. Esta oferta nunca pode ser excedida pelo projeto, e a grande maioria das moedas já está em circulação. A quantidade de novas moedas, que entram em circulação a cada bloco, se reduz pela metade aproximadamente a cada quatro anos, até que a oferta máxima seja atingida.

À medida que novos investidores ingressam no mercado de Bitcoin, a criptomoeda mantém seu valor muito melhor do que as moedas fiduciárias, tornando-se um ativo popular para planos de investimento de longo prazo, como fundos de aposentadoria.

Descentralização

A descentralização do Bitcoin é um dos aspectos que o tornou tão popular entre os usuários. Por rodar em rede peer-to-peer, qualquer pessoa pode enviar valor para qualquer lugar do mundo, sem que o processo seja retardado ou encarecido por intermediários.

Além disso, qualquer pessoa pode se envolver com a operação da rede tornando-se um minerador de Bitcoin. Não há autoridade central como um banco ou governo administrando a rede. Isso significa que as autoridades não têm poder para parar o Bitcoin ou tomar qualquer decisão sobre a economia da moeda.

As regras econômicas do Bitcoin já estão codificadas no sistema. Qualquer pessoa pode consultar o fornecimento dele, e o seu registro público distribuído fornece um registro transparente e inalterável de todas as transações. A descentralização do Bitcoin significa que não há um único ponto de falha, então a criptomoeda é segura por design.

Ganhe juros

Quando você deposita seu dinheiro em uma conta poupança em um banco, a taxa de juros oferecida é menor que a inflação, o que significa que, em termos reais, sua poupança perde valor com o tempo.

Além de o Bitcoin ser um bom ativo para preservar valor a longo prazo, um número crescente de plataformas oferece contas de poupança Bitcoin, permitindo que você aumente a quantidade de Bitcoin que possui.

Isso é simples de fazer, pois geralmente leva apenas alguns cliques para transferir seu BTC para uma conta poupança. Além disso, as taxas de juros oferecidas nessas contas de poupança são muito mais altas do que as oferecidas pelas contas de poupança tradicionais. Binance , por exemplo, oferece uma TPA (Taxa Percentual Anual) estimada de 5%.

Razões para não investir em Bitcoin

Volatilidade

O Bitcoin e as criptomoedas em geral são muito mais voláteis do que os ativos financeiros tradicionais. Seu preço pode subir ou cair repentinamente em uma quantidade significativa em um período muito curto de tempo, o que significa que os investidores em moedas digitais precisam de uma tolerância ao risco maior do que outros investidores.

Isso pode, compreensivelmente, afastar novos investidores, pois qualquer investimento que eles fizerem pode valer significativamente menos no dia seguinte. As grandes quedas que sinalizam o início dos mercados de baixa de longo prazo podem facilmente fazer com que o preço do Bitcoin caia mais de 70% em questão de meses.

Observar essas flutuações acontecerem em tempo real pode causar ansiedade em alguns investidores. Qualquer pessoa que esteja pensando em investir em Bitcoin deve se familiarizar com seu histórico de preços, para saber que tipo de volatilidade esperar. Eles também devem investir apenas o dinheiro que podem perder e estar preparados para manter seu Bitcoin por um longo tempo, ao fim de enfrentar os mercados de baixa.

Falta de regulamentação

Como as criptomoedas são uma tecnologia relativamente nova, a maioria dos reguladores em todo o mundo ainda está se atualizando. Isso significa que não há o mesmo nível de diligência e proteção que existe em outros setores.

Como o próprio Bitcoin é descentralizado e não regulamentado, na maioria dos países, se você perder seu BTC – devido a um hack, golpe ou qualquer outra coisa – não terá como reclamar uma compensação. Esta é uma diferença marcante em relação ao mercado de ações, onde os investidores de varejo geralmente têm algum tipo de proteção ao consumidor.

Muitos países estão começando a regulamentar provedores de serviços de criptomoedas, como corretores e bolsas de criptomoedas. No entanto, existem muitas plataformas cripto não regulamentadas e usá-las pode comprometer seus fundos e prejudicar você.

Risco de perdê-lo

Como o Bitcoin tem muito potencial de lucro, os usuários e plataformas específicas podem ser alvo de uma variedade de criminosos. Os hackers podem tentar explorar carteiras ou bolsas não seguras para roubar Bitcoin. A melhor maneira de evitar isso é manter suas moedas em algum lugar seguro, como uma carteira de hardware Trezor ou Ledger.

Você pode receber e-mails de phishing que parecem ser de sua plataforma ou carteira de criptomoedas, mas, na verdade, são de criminosos tentando obter acesso à sua conta. Você nunca deve fornecer sua chave privada ou senha a ninguém, e e-mails legítimos nunca solicitarão isso.

Se você mantiver seu BTC em uma carteira privada, você deve manter a senha e a frase de semente em algum lugar seguro, pois se você os perder, não poderá acessar sua carteira e recuperar suas moedas. Além disso, tome cuidado extra ao transferir seu BTC entre carteiras. Se você digitar o endereço errado ou enviar suas moedas usando uma rede que não é suportada pela carteira receptora, seu Bitcoin pode ser perdido para sempre.

O que saber antes de comprar Bitcoin

Onde comprá-lo

Antes de poder comprar Bitcoin, você precisará decidir onde comprá-lo. A opção mais segura e conveniente é comprá-lo de uma plataforma cripto online regulamentada. Geralmente é rápido se inscrever e você pode fazer compras instantâneas e acessar uma variedade de recursos.

As plataformas podem diferir nas ferramentas, altcoins, taxas e segurança que oferecem, por isso é útil fazer alguma pesquisa antes de escolher uma. Fornecemos análises de algumas das melhores e mais seguras plataformas de criptomoeda para ajudá-lo a encontrar a certa para você.

Taxas 

Antes de comprar Bitcoin, é útil saber quais tipos de taxas você pode encontrar e quanto provavelmente serão, pois isso pode afetar qual plataforma você decide usar e como e quando investir.

As plataformas geralmente cobram uma taxa por depósitos e/ou saques. Provavelmente também haverá uma taxa para cada compra ou venda que você fizer. Algumas plataformas podem ter outras taxas, como gerenciamento de conta ou inatividade. Você pode agregar todos esses custos para descobrir qual plataforma é a mais barata de usar.

Se você deseja transferir seu BTC de ou para uma carteira privada, precisará pagar uma taxa de transação para usar a rede Bitcoin. O tamanho dessa taxa varia e pode ser muito alto quando muitas pessoas estão usando a rede. Isso pode tornar proibitivamente caro transferir pequenas quantidades de BTC.

Média do custo em dólar

Uma consideração importante antes de comprar Bitcoin é que tipo de estratégia você vai usar. Se você não tiver uma, quando começar a comprá-lo, é mais provável que você acabe improvisando e potencialmente tome decisões ruins.

A média do custo em dólar é uma das estratégias de investimento Bitcoin mais simples e populares. Você simplesmente faz pequenas compras de BTC em intervalos regulares, independentemente do preço. Isso é ideal para investidores de longo prazo que acreditam que o preço do Bitcoin acabará subindo. Você pode configurar facilmente uma estratégia automatizada da média do custo em dólar, com o recurso de compras recorrentes em Coinbase .

Agora é um bom momento para comprar Bitcoin?

Os comerciantes e investidores de curto prazo que não desejam usar uma estratégia da média do custo em dólar podem querer comprar Bitcoin quando seu preço estiver baixo e/ou prestes a subir. Isso é impossível de prever com total precisão, mas os fatores abaixo podem ajudá-lo a encontrar boas oportunidades de compra.

Ciclos de mercado

Um fator importante quando se trata do preço do Bitcoin são os ciclos de mercado de longo prazo. Se você observar o histórico de preços dele, notará um padrão de mercados em alta culminando em aumentos dramáticos para novos máximos históricos, seguidos por mercados em baixa, que começam com uma queda repentina e significativa.

Esse padrão se repete aproximadamente a cada quatro anos (pode ser influenciado pelos eventos halving do Bitcoin, que também acontecem aproximadamente a cada quatro anos). O passado não é garantia do que acontecerá no futuro, mas muitos acreditam que esse padrão estabelecido de quatro anos continuará.

Notícias sobre Bitcoin

Quando o Bitcoin é discutido nas notícias e nas mídias sociais, isso pode aumentar a conscientização sobre a criptomoeda, aumentar o hype e levar a uma enxurrada de novos investidores, aumentando potencialmente o preço da moeda.

O Bitcoin pode ser notícia devido à recente ação dramática de preço ou porque foi discutido por uma celebridade. Também há notícias de projetos que podem afetar o sentimento do mercado de Bitcoin, como atualizações para a rede.

Investimento institucional

Nos últimos anos, várias instituições começaram a comprar Bitcoin. Se mais instituições com grandes quantidades de capital começarem a adicionar Bitcoin aos seus balanços, isso pode aumentar a demanda pela moeda, diminuir a oferta disponível no mercado e aumentar a confiança nele entre os investidores de varejo – todos positivos para o preço do BTC.

Como as instituições possuem capital e recursos significativos para análise de mercado, os investidores de varejo podem se beneficiar seguindo seu exemplo. Você pode encontrar uma lista atualizada de empresas com participações em Bitcoin aqui.

É tarde demais para comprar Bitcoin?

Se você não conseguiu investir em Bitcoin antes que seu preço atingisse seu último recorde histórico, você pode sentir que perdeu o barco. Mas muitos aspirantes a investidores sentiram o mesmo após os picos de preços em 2013 e 2017 e, claramente, ainda seria possível obter lucros consideráveis desde então.

O histórico de preços do Bitcoin não é garantia de seu preço futuro, mas muitos especialistas preveem que esse padrão de novas altas e novos máximos históricos continuará em futuros ciclos de mercado.

Além do mais, o mercado de criptomoedas ainda é relativamente novo. A grande maioria das pessoas não possui nenhum Bitcoin, o que significa que aqueles que compram agora ainda podem ser considerados investidores iniciais. À medida que a indústria cripto, como um todo, cresce e a tecnologia blockchain encontra mais aplicações, mais e mais pessoas estão descobrindo o Bitcoin.

Essa crescente adoção entre investidores de varejo, juntamente com a tendência mais recente de investimento institucional em Bitcoin, sugere que essa moeda ainda tem muito potencial de preço.

Quanto Bitcoin você deve comprar?

Esta é uma questão pessoal que depende muito de circunstâncias individuais, como sua situação financeira, experiência e estratégia.

A coisa mais importante quando se trata de criptomoeda é que você não deve investir mais do que pode perder. Se você não tem muito capital sobrando, não deveria fazer grandes investimentos.

Ao decidir quanto reservar para investir em Bitcoin, certifique-se de deixar dinheiro mais do que suficiente para viver confortavelmente. Você também deve pensar em seus planos de gastos de longo prazo, pois qualquer dinheiro que você investir em Bitcoin pode ficar preso por anos se você quiser esperar pela oportunidade ideal de venda.

Se você é totalmente novo no mundo das moedas digitais, pode ser sensato começar investindo apenas uma pequena quantia em Bitcoin enquanto desenvolve seu conhecimento em criptomoeda em geral e as habilidades de investimento.

Seguir uma estratégia específica pode afetar quanto Bitcoin você decide comprar. Algumas estratégias podem exigir que você invista uma certa porcentagem de seu orçamento de investimento, quando um determinado indicador técnico lhe dá um sinal de compra.

As pessoas que seguem uma estratégia do custo médio em dólar tendem a investir a mesma quantia em intervalos regulares, como uma vez por mês. Se optar por esta estratégia, pode decidir investir uma certa percentagem do seu salário mensal, mas você tem que ter certeza de que o valor que escolher deixará você com rendimentos mais do que suficientes para cobrir as despesas de subsistência.

Pensamentos finais

Há muitos aspectos a serem considerados quando se trata de decidir se deve ou não comprar Bitcoin. Fazer sua própria pesquisa é importante e ajudará você a entender melhor o que torna essa moeda um bom investimento.

Cobrimos uma série de outras considerações, como tempo, tamanho do investimento e estratégia. Se, depois de ler esta informação, você decidir que comprar Bitcoin é a escolha certa para você, então poderá fazer uma compra em questão de minutos clicando em uma de nossas principais recomendações de plataforma na seção ‘onde comprar Bitcoin’.

Perguntas frequentes

O Bitcoin vai subir de novo?
Ninguém sabe, com certeza, o que acontecerá com o preço do Bitcoin no futuro, mas muitos especialistas acreditam que a moeda passará por outro mercado altista que verá seu preço subir.
Devo comprar Bitcoin ou Ethereum?
Esta é uma decisão pessoal e existem diferentes fatores que afetam o potencial de cada moeda. Muitos investidores de moedas digitais compram Bitcoin e Ethereum. Diversificar comprando mais de uma criptomoeda pode reduzir o risco do seu portfólio.
Devo comprar Bitcoin agora?
Se você fez sua pesquisa e pensou nas considerações detalhadas neste guia, está pronto para comprar Bitcoin. Consulte a seção 'Agora é um bom momento para comprar Bitcoin?' para decidir se e quando fazer uma compra.
Você pode comprar menos de 1 BTC?
Sim. O Bitcoin é fracionário, então você pode comprar qualquer fração dele que desejar. O único limite de quão pouco você pode comprar é o tamanho mínimo de compra imposto pela sua plataforma.
Vale a pena comprar $ 10 de Bitcoin?
Se você tivesse comprado $ 10 em Bitcoin há vários anos, poderia tê-lo vendido com um lucro significativo mais recentemente. É possível que $ 10 de Bitcoin comprados agora possam valer muito mais no futuro.
Posso investir $ 1 em Bitcoin?
A maioria das plataformas cripto tem um tamanho mínimo de compra de mais de US$ 1. No entanto, é possível comprar tão pouco quanto $ 2 em Coinbase ou $ 1,50 em [114b198d-b36e-43f4-951c1-efitcB36a] [/inv-visit]
Qual é o melhor lugar para comprar Bitcoin?
Acreditamos que eToro é o melhor lugar para comprar Bitcoin, pois é uma plataforma segura e regulamentada com recursos inovadores de investimento social e possui uma ótima experiência de usuário.