A Mt.Gox é uma história astronômica do Bitcoin, porém, com um final bem trágico. E hoje, continuando a nossa história do Bitcoin, vamos falar sobre a criação da Mt.Gox, uma importante corretora do criptomercado.
Esse é um artigo originalmente publicado pela Bitcoin.com.
“Olá pessoal, acabei de criar uma nova exchange de Bitcoin. Por favor, me digam o que vocês acham.”
Com essas palavras inocentes, uma das sagas mais notórias do início da história do Bitcoin começou. O nome da exchange era Mt.Gox e ela desempenhou um papel fundamental na ascensão do Bitcoin – por um tempo, pelo menos.
Mt. Gox não foi a primeira exchange de Bitcoin a ser lançada. Mas curiosamente, a sua criação é mais antiga do que a primeira criptomoeda criada. Jed McCaleb registrou o domínio mtgox.com em 2007 e na época chamava “Magic: The Gathering Online eXchange”.
O site continuou com esse propósito até Jed ler sobre o Bitcoin em 2010. Ano da criação da Mt.Gox.
O programador foi perspicaz o suficiente para reconhecer que uma corretora de Bitcoins seria um uso melhor para seu domínio, que até então havia permanecido inativo por anos, depois que seu negócio original provou ser um fracasso.
Quando McCaleb anunciou sua nova plataforma reaproveitada no fórum Bitcointalk em 18 de julho de 2010, a reação inicial foi menos do que morna.
Muitos usuários do fórum que experimentaram o site não ficaram impressionados e se perguntaram por que deveriam usar a Mt.Gox quando eles já tinham o Bitcoinmarket.com, a primeira exchange desse tipo.
McCaleb tinha uma resposta simples para isso:
“Gox estava sempre online, automatizado, o site é mais rápido e com hospedagem dedicada, e acho que a interface é mais agradável”.
Em pouco tempo McCaleb provaria estar certo e logo sua exchange teria mudanças drásticas no número de usuários.
Nos seus primeiros dias, a Mt.Gox encontrou o mesmo problema que afetou o Bitcoinmarket.com – Paypal.
Como um dos poucos onramps fiduciários que poderiam ser facilmente integrados, o Paypal era um mal necessário para as primeiras plataformas baseadas em Bitcoin, mas logo começou a causar mais problemas do que soluções.
“Eu realmente espero que o Bitcoin quebre boa parte do [Paypal]”, McCaleb disse irritado.
“Me incomoda tanto que eles recebam 5,9% por executar uma instrução UPDATE em seu banco de dados”.
À medida que McCaleb refinava o site, sua liquidez aumentou e os comerciantes começaram a adotar cada vez mais a Mt.Gox.
“Eu amo sua exchange. A melhor que eu já vi ”, disse um usuário entusiasmado. Em agosto de 2010, no entanto, um usuário do fórum propôs um problema quase profético em potencial para McCaleb:
“O que acontece se alguém invadir o site e encontrar uma maneira de enviar a si próprio os saldos do BTC de todos?”
McCaleb riu da pergunta na época, respondendo: “Não tenho certeza. Se for um bug no Bitcoin, você provavelmente terá que falar com o Satoshi :). “
Depois de administrar a corretora por oito meses, McCaleb publicou um anúncio em 6 de março de 2011, intitulado “Mt.gox está mudando de proprietário”.
O anúncio dizia:
“Criei a Mt.Gox depois de ler sobre Bitcoins no verão passado. Foi interessante e divertido de fazer. Ainda estou muito confiante de que os Bitcoins têm um futuro brilhante. Mas para realmente tornar a Mt.Gox no que ela tem potência para ser, seria necessário mais tempo do que eu tenho agora. Então, decidi passar a tocha para alguém mais capaz de levar o site para o próximo nível.”
Ele continuou:
“MagicalTux já contribuiu muito para a comunidade de Bitcoin e, de muitas maneiras, ele será melhor na administração do site do que eu…. Obrigado a todos que apoiaram o Mt.Gox até agora. Mal posso esperar para ver o BTC atingir US$10!”
Com isso, McCaleb se foi. Ele focou em um novo projeto, chamado Ripple. Em seu lugar, veio o novo nome para o Mt. Gox, o usuário conhecido como Magical Tux. Ou como ele é mais conhecido hoje, Mark Karpeles.
Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: