Blockchain, ou tecnologia de cadeia de blocos, funciona como um livro de contabilidade digital, que, devido aos seus altos níveis de segurança e inviolabilidade, permite registrar e armazenar informações de maneira fácil, segura e transparente.
A empresa chinesa Shenzhen Ming Ming Technology Co. inventou uma escova de dentes baseada na tecnologia Blockchain. O item promete cuidar da saúde bucal, deixar os dentes realmente limpos e minerar criptomoedas ao mesmo tempo. Um instrumento para obsessivos de limpeza oral e entusiastas da tecnologia.
O projeto 32Teeth, atualmente financiado pela Ming Ming Technology, não usa apenas a tecnologia Blockchain, mas também o reconhecimento facial e sensores de big data. A escova de dentes é usada em conjunto com um aplicativo para o celular que oferece uma identificação precisa dos níveis de limpeza da superfície dos dentes, analisa os dados da atividade de escovação dos usuários e oferece um poderoso lembrete inteligente.
O aplicativo escova de dentes ainda tem uma função AR que dá ao usuário uma visão interna de como escovar. A ferramenta também tenta tornar o hábito de limpeza uma forma de minerar criptomoedas, recompensando os usuários com tokens do projeto que podem ser trocados posteriormente por produtos e serviços de higiene dental.
O aplicativo LegalFling é o primeiro aplicativo para smartphones baseado na Blockchain, que solicita e verifica o consentimento explícito antes de ter relações sexuais. Os criadores do aplicativo foram inspirados pelo #MeToo, que revelou numerosos casos de abuso de assédio sexual.
O projeto é baseado em contratos inteligentes para criar acordos juridicamente vinculativos, o que significa que qualquer delito é uma quebra de contrato. Aplicando o protocolo Live Contracts, o contrato privado é registrado e verificável através da Blockchain, e executável em apenas um clique.
O aplicativo, disponível para iOS e Android, permite gerar acordos entre os participantes, que são cadastrados na Blockchain, para garantir um relacionamento consensual. Os usuários podem especificar seus gostos, compartilhar fotos e vídeos, decidir sobre o uso de preservativos, admitir doenças sexualmente transmissíveis, até mesmo determinar o uso de linguagem explícita durante a relação.
A pioneira empresa de energia LO3 Energy, uma aliada da Siemens, está revolucionando as trocas de energia peer-to-peer, usando a tecnologia Blockchain, inovando nas maneiras pelas quais a energia pode ser gerada, armazenada, comprada, vendida e usada.
A comunidade do Brooklyn está atualmente dirigindo o projeto Microgrid do Brooklyn, patrocinado pela LO3 Energy. A startup tem um aplicativo para smartphones que permite a comunicação entre vizinhos e empresas locais, a fim de encontrar soluções sustentáveis para a geração e uso de energia entre os lojistas.
Consumidores com painéis solares podem vender créditos ambientais para outros moradores da região, que de outra forma não teriam acesso à energia solar, sem passar pelo intermediário da empresa de serviços públicos. A startup atualmente considera a possibilidade de construir um sistema de energia independente da rede, com a capacidade de armazenar energia excedente, para uso durante quedas de energia.
Para aqueles que se preocupam com a proveniência dos alimentos, a iniciativa da Cargill, Honeysuckle Branco, pode traçar a história de perus de diferentes fazendas, ideais para a compra de Dia de Ação de Graças. Os perus, distribuídos a partir de diferentes fazendas, mostram um código de rastreamento no pacote para que os compradores possam verificar on-line, rastrear o código e conhecer a história individual do animal que irão consumir.
O perfil on-line consiste em fotos e informações sobre a fazenda onde o peru foi criado, e até o agricultor envia uma mensagem aos consumidores. Independentemente de quão humanitária seja a iniciativa, ela também tem suas vantagens práticas, como, por exemplo, rastrear alimentos em caso de incidentes.
Atualmente, existem várias empresas de alimentos que começaram a ver a tecnologia Blockchain como uma maneira de rastrear produtos em todas as suas cadeias de fornecimento, como forma de manter o controle de qualidade. No ano passado, a IBM anunciou planos para um projeto de segurança alimentar via Blockchain, em parceria com empresas como Walmart, Dole, Driscoll de, Kroger, Nestlé, Tyson Foods e Unilever.
Desta destacamos apenas quatro dos usos mais curiosos da Blockchain, mas a tecnologia é aplicada para objetivos muito amplos, alguns deles embarques, registro de propriedade, registros de votação eleitorais identidade internacional do cidadão ou registro de histórico médico, jogos e muito mais.
Guia do Bitcoin
Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Telegram: https://telegram.me/guiadobitcoin Facebook: https://www.facebook.com/guiadobitcoin/ Twitter: https://twitter.com/guiadobitcoin Feed RSS: https://guiadobitcoin.com.br/feed/