HomeWarren Buffet: Como um dos maiores críticos do Bitcoin escolhe seus investimentos

Warren Buffet: Como um dos maiores críticos do Bitcoin escolhe seus investimentos

Ruchi Gupta

Os investidores há muito elogiam a capacidade de Warren Buffett de escolher onde investir. Elogiado por seguir consistentemente os princípios do “value investing (investir em valor)”, Buffett acumulou uma fortuna de mais de US $ 80 bilhões ao longo de décadas, segundo a Forbes. Ele resistiu as tentações associadas ao investimento na “next big thing (próxima grande coisa)” e também usou sua imensa riqueza para o bem, contribuindo para instituições de caridade.

Para entender Warren Buffett devemos começa por analisar a filosofia de investimento da empresa com a qual ele está mais próximo, a Berkshire Hathaway. A Berkshire tem uma estratégia pública e de longa data quando se trata de adquirir ações: a empresa deve ter um poder aquisitivo consistente, bom retorno sobre o patrimônio, boa gestão e ter preços razoáveis.

Buffett pertence a escola de “investimento em valor”, popularizada por Benjamin Graham. O investimento em valor analisa o valor intrínseco de uma ação, em vez de se concentrar em indicadores técnicos, como médias móveis, volume ou indicadores de momentum. Determinar o valor intrínseco é um exercício para entender as finanças de uma empresa, especialmente documentos oficiais, como declarações de lucros e rendimentos.

Há várias coisas dignas de nota sobre a estratégia de investimentos de Buffett. Para guiá-lo em suas decisões, Buffett usa uma série de considerações fundamentais para avaliar a atratividade de um possível investimento.

Como a empresa se comportou?

As empresas que têm fornecido retorno sobre o patrimônio (ROE) positivo e aceitável por muitos anos são mais desejáveis ​​do que as empresas que tiveram apenas um curto período de retornos sólidos. Quanto maior o número de anos de bom ROE, melhor.

Quanta dívida a empresa tem?

Ter uma grande proporção de dívida em relação ao capital deve levantar uma bandeira vermelha, porque parte do lucro de uma empresa vai para o pagamento da dívida, especialmente se o crescimento for proveniente da adição de mais dívida.

Como são as margens de lucro?

Buffett procura empresas que tenham uma boa margem de lucro, especialmente se as margens de lucro estão crescendo. Como é o caso do ROE, ele examina a margem de lucro ao longo de vários anos para descontar as tendências de curto prazo.

Quão únicos são os produtos vendidos pela empresa?

Buffett considera que as empresas que produzem produtos que podem ser facilmente substituídos são mais arriscadas do que as empresas que oferecem ofertas mais exclusivas. Por exemplo, o produto de uma empresa de petróleo – o petróleo – não é tão único porque os clientes podem comprar petróleo de qualquer outro concorrente. No entanto, se a empresa tiver acesso a um grau de óleo mais desejável, um que possa ser facilmente refinado, esse pode ser um investimento que vale a pena.

Quão desvalorizadas estão as ações?

Esse é o ponto crucial do investimento em valor: encontrar empresas que tenham bons fundamentos, mas estejam negociando abaixo de onde deveriam estar. Quanto maior a desvalorização, maior a margem de lucratividade.

O segredo

Além de seu estilo orientado para o valor, Buffett também é conhecido como investidor buy-and-hold. Ele não está interessado em vender ações no curto prazo; em vez disso, ele escolhe ações que ele acredita que oferecem boas perspectivas de crescimento a longo prazo. Isso o leva a afastar o foco do que os outros estão fazendo. Em vez disso, ele analisa se uma empresa está em uma posição sólida para fazer com que o dinheiro seja atraído por suas ações que estão com preços razoáveis, mas que tem grandes de valorização.

Por que ele não investe no Bitcoin

Warren Buffet é um famoso crítico do bitcoin, diversas vezes ele expressou sua opinião que é totalmente contrária ao bitcoin. Warren Buffett sempre disse que evita investir no setor de tecnologia porque não gosta de ter ações em empresas cujos negócios ele não entende. Mesmo durante o boom da Internet das pontocom, Buffett se esquivou de comprar ações de empresas de Internet. No entanto, sua abordagem mudou em 2011, quando a Berkshire Hathaway começou a acumular uma grande posição na IBM. Em 2014, Buffett elogiou a criptomoeda como uma forma eficaz de transferir dinheiro, e você pode fazê-lo anonimamente e tudo o mais ”, mas disse que é um investimento terrível.

Mas por que ele não investe em Bitcoin, abaixo veremos algumas das suas citações com os motivos pelo qual na investe em criptomoedas e bitcoin:

“Fique longe disso. É basicamente uma miragem ”.

“A ideia de que [bitcoin] tem algum valor intrínseco enorme é apenas uma brincadeira na minha opinião.”

“Você não pode valorizar o bitcoin porque não é um ativo que gera valor”.

“As pessoas ficam animadas com os grandes movimentos de preços, e Wall Street acomoda”, disse ele. Descrevendo o bitcoin como uma “bolha real”.

Um cheque também é uma forma de transmitir dinheiro. Os cheques valem muito dinheiro só porque podem transmitir dinheiro? ”

Ele disse que não era possível determinar o quão alto ele será negociado. Segundo ele, há “uma verdadeira bolha nesse tipo de coisa”.

Fonte: investopedia/ cnbc/ quora

Guia do Bitcoin

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin!
Telegram: https://telegram.me/guiadobitcoin
Facebook: https://www.facebook.com/guiadobitcoin/
Twitter: https://twitter.com/guiadobitcoin
Feed RSS: https://guiadobitcoin.com.br/feed/

 

Etiquetas:
Usamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios, fornecer recursos de mídia social e oferecer a você uma experiência melhor. Ao continuar navegando no site, ou clicando em "OK, obrigado", você aceita o uso de cookies.