HomePresidente da SEC fala sobre as manipulações do mercado de criptomoedas

Presidente da SEC fala sobre as manipulações do mercado de criptomoedas

Melissa Eggersman

Jay Clayton, presidente da Securities and Exchange Commission (SEC) dos EUA, disse que não vê um caminho para a aprovação dos fundos de índices comercializados como ações (ETF, na sigla em inglês) em criptomoedas até que as preocupações com manipulação de mercado sejam abordadas.

“Como esse problema de manipulação é abordado, não tenho um caminho específico. Mas isso precisa ser resolvido antes que um ETF seja aprovado”, observou Clayton durante a conferência Consensus: Invest da CoinDesk.

“Os preços que os investidores de varejo estão vendo são os preços nos quais devem confiar, e livres de manipulação – não livres de volatilidade.” Ele também observou que as preocupações com a custódia também continuam sendo um problema à frente de qualquer tipo de aprovação do ETF.

O presidente da SEC – esclareceu desde o início que estava falando a título pessoal, e não por parte de sua agência – também se concentrou na questão de saber se a venda de tokens durante as ofertas iniciais de moeda (ICOs) constituem ofertas de valores mobiliários.

“Se você financia um empreendimento com uma oferta simbólica, deve começar com a suposição de que é uma garantia”, comentou ele.

Ainda assim, Clayton admitiu que, em alguns casos, o status de um determinado token não é tão claro. Quando o tópico da Ripple de inicialização distribuída e do ativo digital XRP foi levantado, Clayton disse que “algumas dessas questões exigem muita informação” sem ir mais longe nesse tópico específico.

Por outro lado, muitos são óbvios, segundo ele. Clayton também ofereceu alguns conselhos para aqueles que buscam lançar tokens para potenciais investidores: “Se há uma lacuna entre o que você está dizendo [a SEC] e o que está sendo dito às pessoas que investem em seu empreendimento, esse não é um bom lugar para começar.”

As observações de Clayton se encaixam no quadro mais amplo das ações da SEC no espaço criptografado até o momento, começando com a versão de julho de 2017 do chamado relatório DAO, que descreveu como algumas vendas simbólicas, na opinião da agência, poderiam ser consideradas ofertas de valores mobiliários.

Embora algumas startups tenham procurado contornar totalmente as leis de valores mobiliários ao interpretar seus tokens de utilidade das ofertas, Clayton observou que o comportamento da venda simbólica é como ela pode ser classificada. Ele usou o conceito de uma ficha de lavanderia, observando que um símbolo usado para lavar roupas não seria uma garantia.

 

 

Etiquetas:
Usamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios, fornecer recursos de mídia social e oferecer a você uma experiência melhor. Ao continuar navegando no site, ou clicando em "OK, obrigado", você aceita o uso de cookies.