HomeComo a paralisação do governo dos EUA afeta o criptomercado

Como a paralisação do governo dos EUA afeta o criptomercado

Melissa Eggersman

O governo dos Estados Unidos continua “fechado”. A paralisação está acontecendo por falta de um acordo entre o congresso e o presidente em relação ao orçamento previsto para 2019. Além de prejudicar milhares de funcionários públicos, a paralisação também está causando danos graves na indústria do criptomercado. 

Ainda não se sabe o quanto essa paralisação vai durar, mas quanto mais tempo o governo dos EUA continuar parado, mais vai atrasar importantes decisões sobre a ETF do Bitcoin e muitos outros pontos chave para o criptomercado, como o Bakkt.

O impacto da paralisação do governo dos EUA no criptomercado

Veja o que a paralisação pode acabar causando no mercado dos ativos digitais.

Problemas com a decisão sobre a ETF do Bitcoin

A Comissão de Títulos e Câmbio dos Estados Unidos (SEC) está com suas operações limitadas e vai reduzir o quadro de funcionários durante a paralisação. A agência federal estará atendendo apenas assuntos urgentes e de necessidade crítica. Infelizmente, a ETF do Bitcoin não deve ser considerado algo crítico nas atuais circunstâncias.

Muitos acreditam que a ETF do Bitcoin vai ser o ponto fundamental para um novo rally de todo o criptomercado. Com a tendência do mercado negativo em relação a todas as moedas digitais, o relógio está definitivamente contra o Bitcoin e uma decisão sobre a proposta é mais do que bem-vinda.

A paralisação do governo pode levar a SEC ao período de recessão mais longo nos últimos anos. Por isso a ETF provavelmente vai ficar sem uma decisão por um bom tempo, considerando que assim que o governo voltar, essas agências terão muito trabalho atrasado. Como dissemos, os assuntos relacionados ao criptomercado não são uma prioridade para a SEC ou para o governo federal do país.

Um detalhe curioso é que a ETF tem um prazo final para aprovação ou rejeição. Se o projeto não tiver nenhuma decisão até esse prazo, ele é automaticamente aprovado. Porém, não dá para ficar animado com essa ideia, já que muito provavelmente os funcionários da SEC que estão trabalhando vão apenas negar o pedido ou adiar a decisão enquanto for possível.

Bakkt (ainda mais) atrasado

A paralisação das atividades do governo dos EUA também vai afetar o lançamento do Bakkt. Com o CFTC (Comissão de Negociação de Contratos Futuros de Commodities) com quadro de funcionários reduzido, não existem pessoas suficientes para trabalhar na regulamentação do Bakkt. A equipe por trás do Bakkt chegou a comentar que o lançamento agora está adiado indefinidamente, o que é algo bem infeliz para muitos investidores e observadores do mercado.

Felizmente a Intercontinental Exchange (ICE) não está descuidando do seu projeto. A companhia está adquirindo empresas e organizações para aumentar a sua oferta de Bitcoins e fortalecer a sua proposta.

Complicações com o Reg A+

Muitos investidores falam bastante sobre a ETF do Bitcoin e o Bakkt, mas existe um outro projeto, o Reg A+, que também pode ajudar bastante na valorização do criptomercado.

O projeto é basicamente uma mini IPO (Oferta Pública Inicial) que permite que companhias ofereçam securities para o público geral, e não apenas para os investidores registrados. Até o momento, mais de 60 países já demonstraram interesse no Reg A +. Mas, infelizmente, assim como todos os outros projetos que precisam de qualquer envolvimento do governo, é necessário esperar o fim da paralisação.

Enquanto o governo dos EUA continuar paralisado, é importante ficar de olho no mercado das criptomoedas, mas fica difícil de imaginar uma grande movimentação positiva nas próximas semanas.

Com esse início de ano tão conturbado para tantos projetos, podemos esperar um mercado truncado pelos próximos meses, a menos que iniciativas de outros governos causem uma valorização ou mini revolução do mercado.

Veja também: Malware que minera Monero infecta computadores Linux

Etiquetas:
Usamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios, fornecer recursos de mídia social e oferecer a você uma experiência melhor. Ao continuar navegando no site, ou clicando em "OK, obrigado", você aceita o uso de cookies.