HomeOnde estão os investidores institucionais?

Onde estão os investidores institucionais?

Melissa Eggersman

Há um certo tempo ouvimos falar de que a qualquer momento haverá um grande aporte de investidores institucionais apostando fortemente em criptomoedas. Pois essa previsão ainda não se concretizou e podemos buscar algumas explicações para o fato.

Blake Estes, co-líder de blockchain e tecnologia de contabilidade distribuída da Alston & Bird LLP em Nova York, disse que no investimento de alto risco não há para onde ir além de para baixo. Ele explicou:

“Para os diretores de investimento, porém, há apenas um risco de queda nas criptomoedas. Seria preciso um salto de fé com um novo custodiante sem marca reconhecida. Isso representa um risco real para eles”.

A ideia básica não é que os ativos digitais descentralizados não possam valorizar (eles podem, e muito), mas que o risco de perda é bastante expressivo para que seja desconsiderado em absoluto. E essa pode ser uma das principais razões pelas quais o grande volume de investimento institucional ainda não chegou.

Infelizmente, porém, um sentimento de medo e incerteza são as principais razões para a hesitação. Diretores de investimento tem cargos altos na hierarquia financeira das grandes corporações e uma aposta errada num mercado novo pode custar aquilo que foi construído com bastante cuidado pelo ocupante da cadeira.

Um sentimento de apreensão pela natureza descentralizada dos ativos digitais mais promissores é, provavelmente, a maior fonte de dúvida nesse cenário. Um amplo financiamento institucional coloca a máquina das instituições a favor do sucesso da empreitada que, por sua vez, ameaça o próprio paradigma existente no sistema financeiro atual.

Ao mesmo tempo, o medo de ficar de fora também é poderoso, uma vez que se alguém se manter fora dessa e outros investirem e ficarem com todo o lucro potencial, isso pode significar uma reconfiguração da arquitetura do poder em certas esferas, e ninguém quer perder essa corrida.

Seja como for, há uma estratégia sendo moldada para identifiar a hora certa do aporte e da aposta nessa tecnologia como irreversível, a despeito do ceticismo e medo daqueles que representam o status quo.

Assim, o dinheiro dos grandes investidores institucionais ainda não chegou, mas vai chegar. É só uma questão de quando, a que velocidade, em que quantidade e qual impacto causará nas criptomoedas como um todo.

Ezequiel Gomes

Guia do Bitcoin

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin!
Telegram: https://telegram.me/guiadobitcoin
Facebook: https://www.facebook.com/guiadobitcoin/
Twitter: https://twitter.com/guiadobitcoin
Feed RSS: https://guiadobitcoin.com.br/feed/

Etiquetas:
Usamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios, fornecer recursos de mídia social e oferecer a você uma experiência melhor. Ao continuar navegando no site, ou clicando em "OK, obrigado", você aceita o uso de cookies.