HomeO Tempo de Mercado das Criptomoedas

O Tempo de Mercado das Criptomoedas

Ruchi Gupta

Uma volatilidade louca! Todos nós já ouvimos essa expressão – e provavelmente muitas outras, neste post teremos explicações e respostas. Apenas saiba uma coisa: O tempo no mercado de criptomoedas funciona de forma diferente do que no mundo de moedas fiat.

Um mercado de 24 horas

Então você se pergunta: “E daí?” Que o tempo é diferente. É só ajustar os cálculos. Muita gente acha que o mercado de criptomoedas seja cerca de cinco vezes mais rápido que o mercado fiat, mas na verdade a estimativa é que seja 12 vezes mais rápido. Exemplo, um mês de criptomoedas é igual a um ano no mundo “real”).

Isso pode parecer exagero, abaixo tento explicar a lógica e como afeta a negociação, então veremos que não é apenas uma impressão totalmente subjetiva.

A NYSE é aberta 6,5 horas por dia, cinco dias por semana. A LSE está aberta 8,5 horas por dia, cinco dias por semana. O HKSE abre e fecha no mesmo horário que o NYSE, mas com uma hora de intervalo de almoço. A NSE (Bolsa de Valores da Índia) está aberta 6,5 horas por dia, cinco dias por semana, etc.

Em geral, em média, as maiores “bolsas” Fiat está aberta cerca de 6,5 horas por dia, cinco dias por semana, para um total de 32,5 horas por semana. Por outro lado as exchanges de criptomoedas estão abertos 24 horas por dia, 07 dias por semana, sendo 168 horas por semana.

Viagem no tempo

Isto significa que os mercados de criptomoedas estão abertos quase 5,2 vezes mais do que os mercados fiat. Essa é a parte completamente objetiva da análise.

Agora para a parte mais subjetiva.

Alguém talvez lembre dos primórdios da internet, desde antes da explosão das empresas pontocom) quase 20 anos atrás. A frase padrão era “um ano na internet é igual a cinco anos no mundo real.”

Embora pareça um pouco excessiva, não é totalmente errada. Quando um setor está experimentando um crescimento explosivo, um enorme entusiasmo, energia aparentemente ilimitada e investimento fenomenal (soa familiar? ICOs), as coisas acontecem muito mais rápido, que no mundo “normal”.

Obviamente, a relação exata é impossível de quantificar. Cada curva de adoção de tecnologia mostra uma curva ascendente dos “inovadores” que a maioria acredita até ser precoce.

Essa curva ascendente pode ser medida conforme a rapidez com que os eventos acontecem em relação ao “inovadores tardios” e também os picos da curva para em seguida, começa a cair (e como o tempo ” desacelerar” até que os eventos aconteçam em um ritmo mais relaxado).

Assim, por falta de um número melhor, e para sermos um pouco razoável, vamos usar 5.

O que nos leva ao multiplicador total apropriado para diferenciar o tempo entre as criptomoedas e o mundo “real” das moedas Fiat, 25.

Desmascarando o urso

Mas para que serve essa percepção? Onde podemos aplicar esse conceito? Dê uma olhada no recente mercado “urso” (segundo a Bloomberg ).

Tomando por base a recente queda do bitcoin, dependendo de qual data você queira usar como início da “queda”, seja uma semana ou até 10 dias, após a grande valorização que começou no início deste ano. Mas como já vimos, a recuperação já começou.

Desde quando é que um “bear market” dura menos de duas semanas? No mundo das fiat isso não acontece. No entanto, quando você multiplica esse período por 25, obtêm quase um ano, faz muito sentido – o “bear market” durou um período “normal” de tempo.

Se você aplicar a mesma lógica para análise técnica, terá um olhar virtualmente idêntico as métricas financeiras fiat. (Tá bom, talvez seja ainda mais volátil).

Por que isso importa? Porque, conforme essa teoria, negociar com as criptomoedas será muito mais confortável, mais fácil para analisar, investir, comércio e discutir.

Também nos dá um bom argumento para explicarmos, quando formos conversar com os defensores das moedas fiat!

Fonte: coindesk

Adaptação/Tradução: Guia do Bitcoin

Etiquetas:
Usamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios, fornecer recursos de mídia social e oferecer a você uma experiência melhor. Ao continuar navegando no site, ou clicando em "OK, obrigado", você aceita o uso de cookies.