HomeO banco central da Índia está fechando as portas para o Bitcoin e outras Criptomoedas

O banco central da Índia está fechando as portas para o Bitcoin e outras Criptomoedas

Chris Roper

Criptomoedas podem ser um dos assuntos mais intrigantes no mundo das finanças atualmente, mas elas não conseguiram impressionar o banco central da Índia.

Em uma expressão bastante definitiva de sua posição, o diretor do Reserve Bank of India (RBI) sinalizou que moedas virtuais como bitcoin não serão permitidas no país.

“Nossa posição atual sobre bitcoins é que não vamos usá-lo para pagamentos ou liquidações”, disse S Ganesh Kumar, diretor-executivo do RBI, em uma conferência em Mumbai no ultimo dia 6 de Novembro.

Os comentários de Kumar provavelmente acabarão com a especulação sobre a legitimidade das moedas virtuais na Índia. No entanto, a tecnologia blockchain, que está subjacente a essas moedas virtuais, tem potencial significativo, adicionou o Kumar. Os bancos da Índia já estão confiando na blockchain para permitir transações no exterior, remessas internacionais e outros processos.

Há alguns meses, falar sobre a possibilidade do governo indiano proibir o uso de criptomoedas ganhou notoriedade, embora ainda seja aguardada uma notificação oficial para banir seu uso. O RBI havia insinuado anteriormente a possibilidade de a Índia ter sua própria criptomoeda, apoiada pelo banco central, acrescentando que faltava confiança nas moedas virtuais existentes que são privadas.

Em agosto, um painel do Ministério das Finanças também recomendou que as moedas virtuais deveriam ser banidas do país devido ao seu mau uso potencial por lavagem de dinheiro e fraude. Entre outras razões, o aumento do preço do bitcoin tornou um incômodo ao governo. Em 06 de novembro, por exemplo, um único bitcoin valia Rs4,92 lakh (US $ 7,610.80), mais do que o dobro do valor de três meses atrás.

O ecossistema de criptomoedas na Índia é muito pequeno: o Bitcoin é aceito em apenas alguns restaurantes, e algumas exchanges virtuais permitem que os usuários façam pagamentos de livros ou ingressos de filmes. Além disso, ele também é principalmente usado como investimento.

Não surpreendentemente, os participantes do comércio de critpmoedas da Índia estão descontentes.

“Faremos o nosso melhor para continuar com nossos esforços para educar o governo sobre criptomoedas”, disse Sandeep Goenka, co-fundador da Zebpay, uma exchange de bitcoins. “Pode ser útil para a Índia, transformando o país em um hub fintech, para aumentar a inclusão financeira, e há vários outros benefícios disso”.

_______________________________________________________________________________
Publicação Traduzida e Editada pelo Guia do Bitcoin
Matéria Original: https://qz.com/1121363/no-bitcoins-for-pa…

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin!
Telegram: https://telegram.me/guiadobitcoin
Facebook: https://www.facebook.com/guiadobitcoin/
Twitter: https://twitter.com/guiadobitcoin
Feed RSS: https://guiadobitcoin.com.br/feed/

Etiquetas:
Usamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios, fornecer recursos de mídia social e oferecer a você uma experiência melhor. Ao continuar navegando no site, ou clicando em "OK, obrigado", você aceita o uso de cookies.