HomeMineradores querem Ethereum ao resistente ASIC com o ProgPow

Mineradores querem Ethereum ao resistente ASIC com o ProgPow

Melissa Eggersman

O aumento do uso de ASICs na rede Ethereum preocupa mineradores que exigem uma mudança na rede. Conheça a proposta ProgPoW, que quer minimizar a mineração ASIC no Ethereum, tornando a mineração com GPU mais eficiente.

Mineradores e desenvolvedores do Ethereum estão mobilizando seus poderes computacionais e esforços para impedir que hardwares de mineração de circuitos integrados específicos (ASIC), operem efetivamente na rede Ethereum.

A mineração com ASIC é mais rápida e eficiente no processamento de mineração de criptomoedas do que os hardwares de uso geral, como CPUs, GPUs e FPGAs. A Bitmain foi a primeira empresa de hardware de mineração que desenvolveu um ASIC para algoritmos como o SHA-256, Blake2B, Ethash entre outros. Como os hardwares são produzidos por apenas uma empresa e são muito caros, poucas pessoas podem arcar com os custos de adquiri-los ou competir com eles.  Tudo isso somado, cria pressões centralizadoras na mineração.

Prevendo esse cenário, alguns defensores da descentralização da mineração do Ethereum, pediram uma “greve” total por parte dos mineiros da GPU. Entre as críticas, está a preocupação com a possibilidade de manipulação política que a empresa passaria a ter em uma rede com muitas ASICs. Rotulando-o como “uma ameaça muito forte contra o ethereum”, um usuário gfunksound afirma:

   “Temos muitos casos de ASIC dominando completamente uma moeda e forçando-os a tomar decisões políticas sob a mira de uma arma, e eu não acho que os principais desenvolvedores devam se colocar nessa situação.”

A manipulação política em uma rede dominada por ASIC poderia, por exemplo, atrasar significativamente a mudança do Ethereum para a Prova de Participação (PoS), já que ela eliminaria o uso intensivo da energia e a mineração. E seria contra o interesse dos grandes mineradores ASICs.

Tornando-se resistente: O algoritmo ProgPow

Alguns desenvolvedores do Ethereum, afirmaram que uma mudança de código destinada a bloquear o crescente número de ASICs poderia ser implementada como parte de uma atualização de rede. O algoritmo em questão, faz parte de uma proposta de melhoria Ethereum (EIP) apelidada de “ProgPoW”. O ProgPoW tem como objetivo minimizar a mineração ASIC na plataforma, maximizando a eficácia de características específicas da GPU, como a memória.

Apesar do entusiasmo da comunidade de mineradores e de apoio dos desenvolvedores ao projeto de tornar o Ethereum resistente ao ASIC, a implementação do ProgPoW é controversa. Para o desenvolvedor do cliente Ethereum, Afri Schoeden, é preciso ter cautela para realizar uma implementação. Muitos desenvolvedores também afirmam que a implementação deve ocorrer após o hard fork Constantinople.

Etiquetas:
Usamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios, fornecer recursos de mídia social e oferecer a você uma experiência melhor. Ao continuar navegando no site, ou clicando em "OK, obrigado", você aceita o uso de cookies.