HomeMaiores exchanges de Bitcoin estão se tornando os principais alvos de ataques cibernéticos

Maiores exchanges de Bitcoin estão se tornando os principais alvos de ataques cibernéticos

Benson Toti

As criptomoedas são relativamente jovens e frágeis, mas já estão sob constantes ameaças de cibercriminosos. Durante as semanas passadas houve múltiplos ataques em exchanges de bitcoins, tornando seus serviços inoperantes e os clientes incapazes de comprar, vender ou comercializar criptomoedas.

Seja por acidente ou não, esses ataques aconteceram ao mesmo tempo que o interesse dos investidores em moedas digitais disparou como um foguete. As criptomoedas estão sendo adotadas rapidamente por vários países, instituições, serviços e agências. A arrecadação de fundos através de ICO’s também está atingindo níveis recordes, e as pessoas estão começando a se perguntar se o setor de criptomoedas pode lidar com tanta atenção de uma só vez.

Quanto mais crescer, mais oportunistas vão aparecer

Especialistas em criptomoedas como Benjamin Roberts, que é CEO e co-fundador de uma empresa de uma exchange de moeda digital, a Citizen Hex, dizem que os investidores devem ter muito cuidado quanto a onde colocaram seu dinheiro. Quanto mais essas organizações crescem e chamam atenção, mais cresce o número de golpes e oportunistas tentando tirar vantagem de desavisados.

Imagem

O aumento do número de ataques às exchanges de bitcoins parece confirmar neste ponto de vista, e recentemente a Bitfinex – que é a maior exchange de Bitcoin baseada em dólares nos EUA – relatou um ataque DDoS nesta quarta-feira. O ataque estava tentando aumentar o fluxo de dados para a plataforma, de modo que o sistema acabaria paralisado.

Um ataque semelhante também aconteceu na terça-feira, mas aquele foi resolvido dentro de uma hora. Ainda assim, apesar do ataque, a bolsa afirmou que a maioria de seus usuários não seria afetada e os serviços retomariam o normal.

No entanto, esses dois ataques não foram um incidente isolado. De fato, na tarde de segunda-feira, um ataque semelhante atingiu a exchange BTC-e. O fato é que esses ataques não são realmente surpreendentes para o trader experiente, especialmente com o recente aumento no interesse nos mercados de criptomoedas.

Isso não significa que estamos livres de perigo, uma vez que o ataque cibernético pode ter um impacto bastante significativo em todo o mercado de bitcoins. Por exemplo, o preço do bitcoin é definido por um índice global com múltiplas exchanges que estão localizadas em todo o mundo. Se um deles fosse desligado, as diferenças de preços poderiam acabar mudando. Há também oportunistas que esperam que algo assim aconteça, e eles estariam prontos para explorar a situação.

Ataques propositais para controlar o mercado?

É verdade que a moeda ainda está instável, e na segunda-feira, ele também caiu aproximadamente US$ 400. Apenas um dia antes disso, atingiu US$ 3.000 pela primeira vez, e na quarta-feira, foi para US $ 2.571. Como você pode ver, cada dia é uma história diferente. Alguns usuários alegam que os hackers estão aproveitando a instabilidade do mercado para causar estragos com a potencial manipulação de preços em mente.

As exchanges de Bitcoin agora estão recebendo mais acessos do que nunca agora e estão tendo que remodelar suas estruturas para que comportem a crescente demanda global. Ao mesmo tempo, o negócio para essas startups continua crescendo. A Coinbase também abriu recentemente 25 novas vagas como resposta a esse afluxo de negócios.

É imperativo que esses serviços permaneçam funcionais durante os horários de pico porque é necessário para o crescimento do Bitcoin. Se os serviços de criptomoedas permanecerem ininterruptos durante momentos agitados, novos investidores verão que a indústria é confiável e está pronta para um maior crescimento. Esperemos que essas grandes bolsas de Bitcoin promulguem medidas preventivas para futuras vulnerabilidades e permaneçam resistentes aos ataques cibernéticos.

Via: Themerkle.com
Tradução: Guia do Bitcoin

Etiquetas:
Usamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios, fornecer recursos de mídia social e oferecer a você uma experiência melhor. Ao continuar navegando no site, ou clicando em "OK, obrigado", você aceita o uso de cookies.