HomeGolpistas criam site falso do Bakkt

Golpistas criam site falso do Bakkt

Melissa Eggersman

O Bakkt é uma das novidades mais aguardadas do criptomercado atualmente. Toda essa antecipação pode ter aberto uma brecha para um golpe que tentou ser aplicado usando o nome da instituição.  

Na quarta-feira, alguns veículos de imprensa, como a CoinDesk, receberam um e-mail com o assunto “Notícias sobre o Bakkt!”. No corpo da mensagem, havia a notícia de que a plataforma seria lançada no dia 12 de março. Não apenas isso, mas o e-mail também informava que haveria um novo round de financiamento.

Além da notícia, o e-mail tinha um link para o site bakktplatform.io. O link já não funciona mais e é preciso entrar através de cache armazenado, como o desse link. O CoinDesk ainda ressalta que o e-mail estava com uma gramática sofrível.

Ao entrar no site, os possíveis investidores eram convidados a se registrar com nome e e-mail. Depois eles eram apresentados a um endereço de carteira Bitcoin, para enviarem o seu “investimento” e uma área para colocarem os seus próprios endereços para receber os “lucros do investimento”.

O site, sem surpresa nenhuma, é falso e foi registrado apenas há uma semana através do WhoisGuard, um serviço de domínios que esconde as informações sobre os proprietários. Um porta-voz da Intercontinental Exchange (ICE), companhia por trás do Bakkt, confirmou que aquele não é o site do Bakkt e que eles não anunciaram o lançamento da forma que foi feito.

Informações falsas

O e-mail estava carregado com informações falsas e duvidosas, o que felizmente alertou os que o receberam.

Para início de conversa, a afirmação de um lançamento em março é uma das informações mais suspeitas. O Bakkt foi adiado diversas vezes e até o momento não tem nenhuma data oficial para lançamento ou alguma previsão. A plataforma ainda está esperando aprovações regulamentais dos órgãos federais dos EUA, e ainda vai levar um certo tempo para isso acontecer.

Com isso em mente, 12 de março é uma data de lançamento impossível.

Depois temos o anúncio de um “Segundo Round de Financiamento”, que é no mínimo implausível. No final de 2018 o Bakkt conseguiu levantar 182.5 milhões de dólares em investimentos. Seria estranho ela estar pedindo mais dinheiro tão pouco tempo depois e ainda mais esquisito o pedido de investimento estar direcionado para o público geral e necessitar apenas um nome e endereço de e-mail para poder enviar os valores. Lembrando que o Bakkt é uma plataforma institucional e não de varejo.

O site falso ainda promete um retorno de investimento nos primeiros três dias de lançamento da plataforma. A promessa de retorno rápido é uma tática muito comum em golpes para fomentar o interesse e investidores.

Caso vocês tenham recebido o e-mail, mesmo com o site não funcionando mais, é recomendado evitar ter interações com o golpe.

Veja também: Usuários do transporte público podem pagar a passagem com BTC!

Etiquetas:
Usamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios, fornecer recursos de mídia social e oferecer a você uma experiência melhor. Ao continuar navegando no site, ou clicando em "OK, obrigado", você aceita o uso de cookies.