Web3

Após a Plataforma Waves declarar que será a primeira empresa web3, o CEO do projeto, Sasha Ivanov, compartilhou o que isso significa e alguns dos benefícios que teremos em breve. Confira!

Há muitos chavões por aí: Indústria 4.0, Web 3.0, IA, VR, Computação Quântica… Alguns deles não fazem tanto sentido quanto outros, alguns deles fazem um sentido surpreendente e de alguma forma incluem alguns outros chavões.

Então, o que é Web 3.0 (na verdade o que significa, neste contexto? Basicamente nada, vamos usar Web3, como os caras do Ethereum). Isso é algo que vem depois da Web 2.0 (as pessoas amavam essas coisas de 1.0, 2.0 e assim por diante, quando o termo foi inventado). Esta é a melhor definição para a Web3, algo que substitui a Web2.0 e, portanto, é algo diferente.

Então, vamos entender primeiro o que é Web2.0. Essa é a Internet que temos agora, com todos esses recursos que parecem tão legais, mas destinados a coletar e controlar o máximo possível de seus dados. São sinos e assobios que se revelam o martelo e a bigorna.

Você já pensou de onde vem a imensa riqueza dos gigantes da Internet, como o Google ou o Facebook? Nos tempos pré-Internet, essa riqueza costumava ser acumulada através do acesso a algum recurso e sua exploração. Poderia ser recursos naturais, como petróleo e gás ou ouro, mão de obra e automação na fabricação e assim por diante.

Então, qual recurso os gigantes da web exploram? Esses são os dados que eles coletam. Este é o ouro do século 21. O ouro que pessoas inteligentes começaram a extrair sem pedir permissão a ninguém. O ouro que é basicamente tirado de você.

A Web 2.0 veio depois da Web 1 original, uma coleção de documentos estáticos, dificilmente monetizáveis. A Web 2.0 é a Internet das corporações e do monopólio, que vem diretamente dos estágios iniciais da revolução industrial, onde grandes corporações podiam controlar tudo. Esta é a Internet de ganhar tanto dinheiro quanto possível e usar o máximo de dados possível. Devido a ser excessivamente centralizada, é vulnerável, manipuladora e propensa à manipulação.

Precisamos de um mundo onde os dados que você possui e produz possam ser voltados contra você por causa da ganância ou pura malícia? Não é nem mesmo sobre a sua privacidade, é sobre o controle. Nós entregamos o controle sobre as vastas quantidades de dados preciosos para empresas e indivíduos que por acaso estavam no lugar certo na hora certa. Isso parece assustador e irresponsável.

Então, qual é a alternativa? Precisamos de alguma solução técnica, além do nosso desejo de consertar as coisas. E podemos ver a forma que essa solução pode tomar agora.

O conceito Web3 foi proposto no final do século passado, com o foco principal na chamada Web Semântica (a web onde os computadores e os humanos basicamente têm alguma linguagem comum em algum lugar entre linguagem humana natural e código de computador). Então a ideia de prestação de contas e distribuição de controle foi proposta. Basicamente, Web3 é a arquitetura que não pode existir sem a descentralização do controle.

Apenas com o surgimento do blockchain todo o quebra-cabeça da Web3 se encaixou. Blockchain é uma mudança de paradigma que nos permite criar sistemas que funcionam “por conta própria”, pelo protocolo definido antes de seu lançamento. Podemos construir sistemas descentralizados que podem se tornar aquela camada na qual você não precisa desistir do controle sobre seus dados, onde todos os seus dados pertencem a você.

Os produtos Web3 estão apenas engatinhando, mas está claro o que será possível. Você poderá permitir explicitamente o acesso aos seus dados. Você não precisará confiar em terceiros para armazenar suas senhas. Você não deixará ninguém apagar seus dados também. Os governos finalmente entenderão que você não pode resolver todos os problemas simplesmente proibindo as coisas, você precisa se aprofundar e lutar contra a raiz do problema.

Web3:

  • Permitirá que você controle seus dados.
  • Será essencialmente descentralizado.
  • Ainda será monetizável; mas a monetização será mais transparente.
  • Deve (e esperemos que seja) ser essencialmente inquebrável.
  • Será um consórcio de diferentes tecnologias fundidas através de blockchain (ou outra tecnologia descentralizada, caso surja)

O Web3 vai além da Internet. Este é um novo paradigma de tecnologias conectadas (IoT, Big Data, Inteligência Artificial) que funcionam em uma camada descentralizada, que os reúne e lhes dá um novo significado sinérgico. Vai da tecnologia para a estrutura da sociedade, moldando-a e melhorando-a.

Web3 é o futuro que começa hoje. Deixe-nos tornar realidade.

Sasha Ivanov


Faça parte da comunidade Waves Brasil!

Twitter Waves

Facebook Waves

Telegram Waves

Junte-se à Waves Community

Usamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios, fornecer recursos de mídia social e oferecer a você uma experiência melhor. Ao continuar navegando no site, ou clicando em "OK, obrigado", você aceita o uso de cookies.