HomeCriador da “Cidade do Bitcoin” é condenado a 21 meses de prisão

Criador da “Cidade do Bitcoin” é condenado a 21 meses de prisão

Melissa Eggersman

Em 2018 nasceu um sonho de um homem de Nevada: Criar uma cidade onde o Bitcoin fosse a moeda oficial. O seu projeto se chamaria Bitcointopia, uma utopia libertária. Porém, o projeto esbarrou em um grande problema, no charlatanismo do próprio criador.

Para muitos, alguém tentando criar uma cidade inteira com foco nos usuários do Bitcoin já tem cara de golpe no melhor estilo seita. Porém, tudo não passou de uma forma de ganhar dinheiro fácil aproveitando da ingenuidade de alguns libertários.

Morgan Rocknoons, que prefere o nome Morgan Rockwell, foi condenado a 21 meses de prisão por fraude e por operar um serviço de transferência de dinheiro sem licença.

Além do tempo de prisão, o “empreendedor” vai ter que devolver os $80.600 dólares em lucro que ele gerou de forma ilícita através de fraudes com venda de terrenos.

De acordo com o memorando de sentença, Morgan defraudou mais de 10 pessoas ao vender terras que ele não tinha. De acordo com a Forbes, Morgan era dono de apenas 4.9 acres de terra no estado de Nevada, mas em julho de 2018 ele vendeu cerca de 18 acres em transações com o Bitcoin.

Os lotes da Bitcointopia estavam localizados em Elko County. Lá seria construída a “Mega Cidade onde o Bitcoin seria a moeda oficial”.

Na época, Morgan fez propaganda do empreendimento através das redes sociais e um site, que já está extinto. Ainda é possível encontrar alguns posts no Twitter anunciando a venda de lotes da época do golpe.

https://twitter.com/Bitcointopia/status/1053303957974470656

Segundo o processo, Morgan comprou 4.9 acres por $877 cada. Quando ele foi preso, em outubro de 2018, o Bitcoin estava sendo cotado a $6.400. Sendo assim, através de seus golpes, ele conseguiu um lucro de 260%.

Veja também: Alguém pagou $113 mil em um carro virtual em um jogo de blockchain

Etiquetas:
Usamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios, fornecer recursos de mídia social e oferecer a você uma experiência melhor. Ao continuar navegando no site, ou clicando em "OK, obrigado", você aceita o uso de cookies.