HomeCongresso dos EUA quer moratória da Libra

Congresso dos EUA quer moratória da Libra

Melissa Eggersman

A criptomoeda do Facebook, Libra, está enfrentando cada vez mais problemas em relação à sua aceitação. Apesar de muitos especuladores estarem querendo comprar a moeda, vários membros do criptomercado acreditam que ela é um mal sinal ou que é simplesmente uma ideia fadada ao fracasso.

Além dos investidores, a moeda também está tendo dificuldades em ser aceita pelos legisladores, que já demonstraram descontento com a ideia de Zuckerberg. Congressistas dos EUA também não estão gostando da ideia e querem desacelerar a implementação da criptomoeda Libra.

De acordo com o site CoinTelegraph, um pedido de moratória foi feito aos CEOs do Facebook.

Em uma carta enviada no dia 2 de julho para os CEOs do Facebook, Mark Zuckerberg e David Marcus, e à COO Sheryl Sandberg, legisladores dos EUA pediram para que o Facebook e seus parceiros concordarem imediatamente com uma moratória para o desenvolvimento da Libra e a carteira Calibra.

O comitê alega que o projeto pode levar a um sistema financeiro global inteiramente novo, baseado na Suíça e destinado a rivalizar com a política monetária dos EUA e o dólar.

O comitê observa que acredita que tal empreendimento poderia ter sérias implicações:

“Isso levanta sérios problemas de privacidade, comércio, segurança nacional e política monetária, não apenas para os mais de 2 bilhões de usuários do Facebook, mas também para investidores, consumidores e a economia global de forma ampla.”

A carta afirma que prevê vulnerabilidades de segurança cibernética, o que poderia levar à perda de trilhões de dólares de depósitos não segurados e que os consumidores poderiam estar expostos a graves preocupações com privacidade e segurança nacional.

Como todo mundo já sabe, o Facebook não é nem um pouco confiável quando o assunto é a segurança de dados pessoais de seus clientes.

O próprio comitê por trás da carta fez questão de ressaltar esse importante ponto em relação a proteção de dados, dizendo que os problemas que o Facebook teve no passado agravam os problemas trazidos pela nova moeda. Além disso, a carta também diz:

“Se produtos e serviços como esses forem deixados indevidamente regulamentados e sem supervisão suficiente, eles podem representar riscos sistêmicos que ponham em risco a estabilidade financeira dos EUA e global.”

O comitê afirma que:

“é imperativo que o Facebook e seus parceiros imediatamente cessem os planos de implementação” até que os reguladores explorem as questões acima.

Durante a moratória proposta, os reguladores pretendem realizar audiências públicas sobre os riscos e benefícios do sistema e explorar soluções legislativas.

Veja também: Exchange anuncia data e valor da venda inicial da criptomoeda do Telegram

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais:

Etiquetas:
Usamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios, fornecer recursos de mídia social e oferecer a você uma experiência melhor. Ao continuar navegando no site, ou clicando em "OK, obrigado", você aceita o uso de cookies.