Home70% dos bancos centrais pretendem “criar” moeda digital

70% dos bancos centrais pretendem “criar” moeda digital

Ruchi Gupta

Um relatório divulgado ontem pelo FMI indicou que uma pesquisa realizada pelo Banco Mundial coletou 189 opiniões dos Estados membros sobre vários temas no campo da tecnologia financeira e recebeu 96 respostas.

O FMI acredita que os bancos centrais poderão emitir moedas digitais próprias no futuro. Segundo relatos, alguns bancos centrais (como o Uruguai) já fizeram testes de CBDC ” Central Banks Digital Currency” em escala limitada, e outros países também estão tentando e explorando (como as Bahamas, China, Suécia e Ucrânia). Alguns bancos centrais apóiam as moedas digitais legais do setor privado (DFCs) sob o regime de sandbox regulatório, como Barbados e as Filipinas.

O relatório mostra que os motivos para a introdução das moedas digitais dos bancos centrais variam de país para país. Os países desenvolvidos estão principalmente vendo nas CBDC uma busca de alternativas para fornecer dinheiro no caso de uma queda na frequência de uso de dinheiro. Para as economias emergentes, como os países em desenvolvimento, o principal objetivo da CBDC é reduzir os custos bancários. Vale destacar que os bancos centrais não estão interessados ​​em emitir CBDCs completamente anônimas.

O pesquisador Zoltan Jakab disse no comentário da pesquisa do FMI que a moeda digital do banco central será em breve uma realidade. O estudo do FMI mostra que sua popularidade e influência dependem em grande parte de suas características de projeto e, embora existam riscos, políticas podem ser introduzidas para reduzir custos e aumentar a receita.

70% dos bancos centrais

Com a aceleração da sociedade digital sem dinheiro, a moeda digital do banco central parece ser um problema que todos os países do mundo devem considerar.

O gerente geral do Bank for International Settlements (BIS) disse recentemente que o banco central global pode ter que emitir sua própria moeda digital antes do esperado, e o BIS também apóia bancos centrais em todo o mundo que pretendem criar uma versão digital da moeda nacional.

Em janeiro, o Bank for International Settlements lançou o relatório “Proceeding with caution – a survey on central bank digital currency” o documento mostra que dentre os bancos centrais que participaram da pesquisa, 70% estão envolvidos (ou estarão envolvidos) na emissão ou estudo de uma CBDC. Vale destacar que esses são números de 2018 em comparação com 2017. Já estamos em meados de 2019 e certamente esse número vai aumentar quando comparar atual com o anterior.

Além disso, muitos países estão passando da fase teórica da CBDC para o estágio de verificação e teste. O Bank of International Settlements disse que metade dos bancos centrais começaram a testar ou provar o conceito de CBDC, os dados de 2018 aumentaram 15% em comparação com 2017.

Clique aqui para ver: Análise Técnica Bitcoin – Preço do BTC hoje – 02/07

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais:

Etiquetas:
Usamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios, fornecer recursos de mídia social e oferecer a você uma experiência melhor. Ao continuar navegando no site, ou clicando em "OK, obrigado", você aceita o uso de cookies.