HomeA compra do Github pela Microsoft pode causar a migração de projetos para outras plataformas

A compra do Github pela Microsoft pode causar a migração de projetos para outras plataformas

Ruchi Gupta

A Microsoft anunciou a compra do GitHub por US $ 7.500 milhões, um acordo que será finalizado entre as duas empresas ainda este ano. O GitHub, é o principal repositório da Internet, onde é proposto, debatido e são inseridos comandos para o Bitcoin e criptomoedas, além de milhares de projetos de TI.

anúncio publicado hoje afirma que as duas empresas se unirão para conseguir mais projetos no campo do desenvolvimento, acelerar os casos de uso de negócios do GitHub e integrar ferramentas e serviços da Microsoft a novos públicos de desenvolvedores.

Além disso, a Microsoft garante que o GitHub continuará operarando com os desenvolvedores que já fazem parte da plataforma, permitindo-lhes usar linguagens, ferramentas e sistemas operacionais que eles preferirem a programação.

Desta forma, o vice-presidente da Microsoft, Nat Friedman, vai assumir o cargo de CEO da Github, substituindo Chris Wanstrath que irá executar o trabalho técnico como um perito associado a Microsoft, respondendo ao Vice-Presidente Executivo Scott Guthrie em termos de software estratégico iniciativas.

Depois que o acordo for fechado, é possível que o status financeiro do GitHub seja supervisionado pelo departamento de nuvem da Microsoft. Enquanto isso, as projeções irão gerar lucro apenas no ano fiscal de 2020. No momento em que escrevo esta informação, a Microsoft apresenta um valor em suas ações de 0,71%, negociado a US $ 101,5 dólares.

A possível compra do GitHub ocupa o terceiro lugar das maiores aquisições da Microsoft, perdendo apenas para o LinkedIn no final de 2016 (US $ 26.200 milhões) e Skype por US $ 8.500 milhões de dólares em 2011. O anúncio coincidiu com o início da conferência de desenvolvimento WWDC 2018, evento de seu principal rival comercial a Apple.

Microsoft e o Desenvolvimento de Software

Em um tweet publicado pela Microsoft, a empresa expõe algumas das razões que a levaram a adquirir o GitHub, abordando o desenvolvimento na nuvem e criando espaços para desenvolvedores. Assim, eles também destacam que a Microsoft tem 2 milhões de atualizações inseridas em seus projetos e que o GitHub, tendo 28 milhões de desenvolvedores como membros, continuará a ser uma plataforma orientada para a comunidade.

O Github corre o risco de degenerar seu serviço?

Algumas opiniões foram discutidas nas redes sociais em relação a este episódio. Muitos argumentam que os desenvolvedores devem migrar  para outros repositórios de código, como o GitLab, prevendo que a Microsoft vai arruinar o GitHub como supostamente aconteceu com o Skype.

Nos últimos dias, quando houve rumores sobre a compra do GitHub, apareceu no trending topics do Twitter o #movingtogitlab em referência a esse acontecimento.

Pelo menos no caso do LinkedIn, o fato é que a Microsoft não modificou a maneira da plataforma operar, uma atitude que deve continuar com o GitHub.

Nesse sentido, Chris Wanstrath fundador e CEO do GitHub comentou no Business Insider referindo-se ao LinkedIn e a Mojang, a empresa responsável que está por trás do jogo Minecraft, que mesmo após a compra destas plataformas pela microsoft, continuaram trabalhando como antes, isso deve dissipar o ceticismo do público.

Mas no caso do Skype, as coisas parecem ser diferentes. De acordo com a opinião do especialista blockchain Emin Gün Sirer, “A Microsoft destruiu o design do Skype e pode fazer o mesmo com o GitHub.”

Com relação ao Bitcoin, esta compra chamou a atenção da comunidade pois o Bitcoin e inúmeros projetos blockchain mantem seu código de inserção no fórum do GitHub, o fato da plataforma agora ser controlado por um gigante como a Microsoft, alguns argumentam que o tornariam mais centralizado, expondo os projetos a censura.

O desenvolvedor do Bitcoin Core, Wladimir (@wlorion), afirmou que o repositório de código Bitcoin deveria migrar para outra plataforma. “Não há pressa, mas espero que este seja o começo de uma tortuosa e longa estrada em direção à obsolescência do GitHub. Possivelmente terminará da mesma maneira que o codeplex “, diz ele.

O bitcoiner conhecido como Beautyon criticou os proprietários do GitHub que venderam (trocaram) a plataforma por ações da Microsoft, as ações da Microsoft são pior que dinheiro FIAT.

 

 

Etiquetas:
Usamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios, fornecer recursos de mídia social e oferecer a você uma experiência melhor. Ao continuar navegando no site, ou clicando em "OK, obrigado", você aceita o uso de cookies.