HomeO Google está influenciando o preço do Bitcoin?

O Google está influenciando o preço do Bitcoin?

Chris Roper

O Google está influenciando o preço do Bitcoin? Poderia ser possível que um aumento na tendência de termos de pesquisa relacionados ao Bitcoin pudesse estar ajudando a mudar o preço da criptomoeda? 

Bom, isso pode não sugerir que as pesquisas do Google tenham um impacto manipulador direto no valor dos mercados, mas novas pesquisas mostram que as tendências das Pesquisas do Google podem ser usadas para ajudar os investidores a prever o que pode acontecer no mercado.

Em um estudo chamado ‘Riscos e Devoluções de Criptomoeda’ da universidade norte americana Yale, os economistas Yukun Lin e Aleh Tsyvinski descobriram uma correlação entre as tendências do Google e o valor de várias criptomoedas.

Eles acreditam que as descobertas indicam que as mudanças do mercado dentro dos mercados podem estar relacionadas ao aumento ou diminuição da atenção através de investidores online. Em essência, quanto mais pessoas pesquisarem pelo Bitcoin, maior será o preço e vice-versa.

De acordo com Cryptoglobe, o artigo afirma:

“A alta atenção dos investidores prevê altos retornos futuros ao longo de um horizonte de 1 a 2 semanas para o Bitcoin, um horizonte de uma semana para o Ripple (XRP) e um horizonte de 1 a 6 semanas para o Ethereum. Usando o modelo, os pesquisadores descobriram que um aumento de um desvio padrão no volume de buscas do Google para “Bitcoin” levou a um aumento de 2,3% no preço da criptomoeda em duas semanas.”

Além disso:

“Da mesma forma, um aumento de um desvio padrão nos posts do Twitter sobre o BTC viu seu aumento de preço de 2,5% em uma semana. Por outro lado, o estudo descobriu ainda que a atenção negativa do investidor vê queda nos mercados de ativos digitais. Quando as pesquisas do Google por “Bitcoin hack” aumentaram, o preço da criptomoeda caiu em 2,75% em uma semana. “

Veja mais por si só clicando aqui.

É correto afirmar que o Google está influenciando o preço do Bitcoin?

Tecnicamente não. Afirmar que o Google está influenciando o preço do Bitcoin não seria a coisa mais sensata no momento, mas parece que isso pode significar que o aumento da atenção online está empurrando o preço do Bitcoin para cima. 

Agora, isso pode não ser realmente o caso e há uma grande chance de que o aumento das buscas esteja acontecendo como resultado da especulação localizada, que se torna viral, o que, por sua vez, eleva o preço dos mercados. 

A descoberta interessante é aquela que sugere que quando as buscas caem, o mesmo acontece com o preço do Bitcoin. Notícias e especulações que poderiam levar o Bitcoin para baixo estimularão mais buscas no Google, então, como isso pode funcionar?

Uma explicação poderia ser que quando o preço começa a cair, as pessoas reconhecem e simplesmente param de procurar notícias e preços, elas o ignoram. Ou talvez isso aconteça porque, quando os valores caem, é mais fácil encontrar notícias sobre criptomoedas nos principais veículos de notícias, sem ter que buscar no Google.

De qualquer forma, esta pesquisa fornece alguns pontos interessantes e nos dá algo em que pensar, no mínimo.

Etiquetas:
Usamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios, fornecer recursos de mídia social e oferecer a você uma experiência melhor. Ao continuar navegando no site, ou clicando em "OK, obrigado", você aceita o uso de cookies.