HomeComo as Altcoins complementam o Bitcoin e qual o futuro delas?

Como as Altcoins complementam o Bitcoin e qual o futuro delas?

Benson Toti

O Bitcoin é a única criptomoeda comprovada com uma enorme infra-estrutura, capitalização de mercado e efeitos de rede estabelecidos. No entanto, as mais de 700 altcoins que existem hoje também têm um propósito – e podem até complementar o bitcoin.

O Bitcoin evoluiu de uma “piada” para mudar a trajetória dos sistemas no mundo das finanças. Os debates da Bitcoin também mudaram de “O bitcoin pode se tornar uma nova moeda?” Para “Como o bitcoin pode fazer mais diferença no sistema financeiro de hoje?“.

Dito isso, a grande maioria das altcoins foram inspirados pelo sucesso do Bitcoin e o restante devido à insatisfação.

Bitcoin: revolucionando o dinheiro e os sistemas financeiros

Os sistemas financeiros do mundo estão quebrados e, como sempre, as baixas acabam afetando as populações que utilizam suas moedas nacionais. Como resultado, milhões de pessoas utilizam o bitcoin como um refúgio seguro para escapar do caos financeiro.

As altcoins não são possuem o mesmo recurso de saída durante o caos financeiro que está sendo experimentado atualmente em países como a Venezuela, India, e China, entretanto, algumas altcoins têm um papel que pode ser desenvolvido em outras áreas do ecossistema de criptomoedas.

Qual a necessidade das Altcoins?

Com as guerras das principais moedas correntes do mundo, a última coisa que a comunidade da criptomoedas precisa é de um ‘crypto-guerra‘ entre plataformas de altcoins. Mas, como acontece com qualquer mercado aberto e livre, a concorrência saudável é bem-vinda e fornece um grande mecanismo para selecionar os melhores e mais eficazes recursos que podem ser adequados para inclusão em outras criptomoedas como o Bitcoin.

Criptomoedas têm razões diferentes para sua existência. No entanto, altcoins, no seu conjunto, estão trabalhando com objetivos bastante semelhantes – para trazer a liberdade de escolha das pessoas de volta e contribuir para o remake do legado que os sistemas financeiros deixaram.

Altcoins complementarão o Bitcoin no trading de criptomoedas

A primeira maneira que os altcoins têm complementado bitcoin é com a liquidez. Altcoins com grandes volumes de transação tornam a arbitragem viável nos mercados de criptomoedas. Os investidores podem negociar entre bitcoin e outros altcoins negociando com lucros altos entre as diferenças de preços.

O segundo é adicionando o anonimato e a privacidade. As transações de Bitcoin são pseudônimas e não completamente anônimas. Quando uma identidade está vinculada a um endereço bitcoin (carteira), então todas as transações associadas podem ser vinculadas a ele. No mercado de criptomoedas, alguns altcoins (como a Monero) tentam oferecer mais transações anônimas (mas ainda não sabe se moedas como Monero são “mais privadas” do que outras). No entanto, alguns fãs hardcore de bitcoin não irão utilizar outras altcoins por longos períodos, apesar destes recursos adicionais, os usuários vêem o Bitcoin como o “padrão-chave das criptomoedas” ou como uma moeda de reserva.

Então, como os altcoins podem ajudar o bitcoin a anonimizar as transações? Os usuários do Bitcoin podem ir para exchanges como o Shapeshift.io para trocar seu bitcoin por altcoins – mas para um endereço bitcoin diferente. Ao fazer isso, camadas de endereços de moedas diferentes torna o rastreamento de transações muito mais difícil. A existência de altcoins também faz qualquer tentativa do governo de “banir” o bitcoin muito menos significativas (já que há muitas alternativas que poderiam “substituir” o bitcoin).

Testando os recursos das Altcoins

Alguns desenvolvedores criam altcoins para experimentar novos recursos. E não há maneira melhor do que a de testar a viabilidade de qualquer recurso do que a liberação da experimentação das altcoins em um mercado aberto. Enquanto o valor da rede bitcoin é tão alto, não seria sábio para os desenvolvedores experimentarem novos recursos diretamente no bitcoin. Portanto, algumas altcoins são, de fato, um lugar para teste de recursos que podem algum dia acabar sendo incorporados no bitcoin.

Infraestrutura Financeira para Altcoins

Imagem: reprodução

O Bitcoin é um destaque na população cripto por causa de sua vasta rede e infra-estrutura, incluindo carteiras móveis (wallets), exchanges e processadores de pagamento. A verdade inconveniente é que a maioria das altcoins são trocados de volta por bitcoin, já que esta é a única criptomoeda conveniente que pode ser usada para comprar diretamente bens ou serviços.

Assim, as altcoins inevitavelmente complementam o Bitcoin e torna o bitcoin equiparado a como o dólar é para o mercado financeiro mundial. O número de altcoins provavelmente continuará crescendo. Mas é bastante improvável que todas essas altcoins sobreviverão em um mercado de criptomoedas competitivo.

Atenção: Há muitos golpes no mercado, com o objetivo de se roubar o Bitcoin das pessoas, como esquemas de “dobrar o seu investimento“,, de “doações“, ou ainda dos mais conhecidos, esquemas de “mineração de bitcoin na nuvem“. Pesquisar bastante antes de investir em Bitcoin ou qualquer altcoin é muito importante.

Via: News Bitcoin
Adaptação/Tradução: Guia do Bitcoin

Etiquetas:
Usamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios, fornecer recursos de mídia social e oferecer a você uma experiência melhor. Ao continuar navegando no site, ou clicando em "OK, obrigado", você aceita o uso de cookies.