HomeAlerta! Dados sensíveis de 264 mil clientes da Atlas Quantum são vazados

Alerta! Dados sensíveis de 264 mil clientes da Atlas Quantum são vazados

Benson Toti

Uma lista contendo dados dos clientes da empresa de origem brasileira, a Atlas Quantum vazou ontem (25/08) em uma lista publicada anonimamente no site paste.bin.

No entanto, na data de hoje (26/08), o link para a lista já não se encontra mais no ar e nem no site em que indicava o download do arquivo completo (sendspace.com). Contudo, o arquivo com dados sensíveis ficou disponível por várias horas e alguns usuários da comunidade brasileira já relataram estar recebendo tentativas de login em suas contas.

Não se sabe ainda a origem do problema, se foi um ataque hacker ou uma grande vulnerabilidade nos sistemas da Atlas Quantum.

Atlas Quantum é uma pirâmide financeira ou scam?

Tratando-se de um mercado tão volátil como o das criptomoedas, como é possível fazer arbitragem financeira? Utilizar operadores que monitoram manualmente os valores de compra e venda é uma das maneiras. Mas a chance de se fazer boas operações dessa forma, é muito arriscada, mesmo que os operadores sejam muito experientes nisso. Uma outra maneira com melhores chances de se fazer boas taxas com arbitragem de bitcoin é utilizando software para isso. Por meio de algoritmos bem projetados, eles podem analisar em segundos todo o mercado de compra e venda e fazer as melhores operações com maior diferença entre as casas de câmbio.

A Atlas Quantum supostamente utiliza um algoritmo que faz isso. Analisa as variações de preços entre compra e venda no mundo todo e realiza as operações obtendo lucros mensais. No entanto, muitos usuários da comunidade perguntam sobre esse a origem deste “algoritmo” e prova de idoneidade da empresa. A empresa até hoje nunca apresentou uma auditoria, prova de operação ou código-fonte, pelo contrário, a empresa parece investir pesado em marketing e muito pouco em transparência.

Falhas gravíssimas de segurança nos sistemas da Atlas

Um dos consultores do Guia do Bitcoin informou que provavelmente o site e sistema da empresa apresentavam falhas gravíssimas de segurança, o que acabou levando ao acesso do banco de dados quase completo da empresa.

Por meio do Facebook a empresa informou que tomou conhecimento do incidente e que medidas de segurança para proteger as informações da empresa foram tomadas.

De acordo com a empresa, ainda não é possível saber se a lista foi obtida por uma pessoa da equipe ou por uma invasão de um hacker. A empresa diz que está investigando para entender os detalhes do ocorrido e que em breve haverá um posicionamento oficial.

Nossas recomendações

“Não confie em nada que você não possa auditar”

Como sempre recomendamos no Guia do Bitcoin, nunca deixe seus fundos em mãos de terceiros, tenha sempre as suas as suas chaves privadas e assuma o papel de responsabilidade de custódia das suas próprias criptomoedas. Essa é a mudança de paradigma mais importante que o Bitcoin gera e devemos aproveitar do melhor benefício que a tecnologia do Bitcoin nos oferece.

Aprenda a utilizar carteiras de Bitcoin.

Etiquetas:
Usamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios, fornecer recursos de mídia social e oferecer a você uma experiência melhor. Ao continuar navegando no site, ou clicando em "OK, obrigado", você aceita o uso de cookies.